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 Virtua Striker 2

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MensagemAssunto: Virtua Striker 2   Qua 6 Out 2010 - 21:37

Ora bem vou apresentar-vos um projecto antigo que acabou ser cancelado devido a ter oferecido o cabinet.

Isto já tem algum tempo (dois a três anos penso eu) e como acabei por dar o cabinet, irei apenas retratar a análise feita na altura à máquina em si, bem como a remoção do sistema Sega Model 3 que guardei para colecção.
N.B.: Ter em atenção que este trabalho / texto levou apenas uma revisão geral para que estivesse completamente funcional com este fórum. Se tiver algum erro... paciência hehe lol!.

Virtua Striker 2



Esta máquina / cabinet tem no seu interior um hardware de jogo denominado de Sega Model 3, que básicamente é o conjunto de três placas que está resguardado no interior da caixa metálica que podem ver na seguinte foto.




Podem ver no site CoinOpExpress o valor pedido por este tipo de hardware.
Sendo que conforme a versão deste jogo, o valor pedido poderá rondar entre +/- 300 USD e +/- 500 USD.
Um valor a meu ver um pouco elevado, mas que reflecte de certa forma a elevada performance deste sistema de jogo e a sua "procura" por parte de "coleccionadores".

O seu monitor é de 28" dupla frequência e tem um tubo PHILIPS A66EAK71X11, contudo não tive muita sorte na procura de mais informações sobre o mesmo na internet.




Fonte de alimentação do monitor.



Passemos agora a descrever o estado geral da máquina / cabinet conforme as suas zonas.


Cabinet

A parte da frente está quase perfeita. Apenas julgo precisar de uma boa limpeza e uma pintura nova.


A marquise também não é nada do outro mundo e como provavelmente será substituída, de pouco ou nada interessa o aspecto do desenho.


Como se pode ver, na porta superior (zona onde se mete o dinheiro) não existe nenhum moedeiro.


Já no compartimento inferior, do qual não tenho chave (mas o canhão está intacto), existe o receptáculo das moedas, ou se preferirem o balde.


O lado direito tem algumas falhas / faltas de madeira na sua beira, bem como tem um pedaço literalmente aparafusado para o manter no sítio. Situação que pode ser facilmente resolvida, e que após de tudo pintado ficará completamente disfarçada.




Nota-se que faltam alguns pedaços no autocolante, mas como provavelmente o mesmo desaparecerá, isso não constitui nenhum problema.


O lado esquerdo também tem algumas falhas / faltas de madeira na sua beira, bem como pedaços em falta no autocolante.




A parte de trás está em pior estado.


A fechadura foi furada para ser aberta (já se encontrava assim) e como tal a porta superior está fixa com um parafuso.


O respiro também se encontra com algumas "ripas" partidas / em mau estado.


Podemos ver que lhe faltam alguns pedaços de madeira na parte superior direita da porta inferior, bem como na beira.




Comandos / Botoneira

Como podem ver temos dois botões para escolher o número de jogadores (botões brancos), dois conjuntos compostos por um joystick e seis botões, sendo um conjunto para cada jogador.


O estado geral a nível de funcionamento dos botões parece razoável, no entanto nota-se que ao pressionar os mesmos eles prendem um pouco.
No que diz respeito aos joysticks eles aparentam estar bons, transmitindo apenas uma leve sensação de falta de resistência ao movimento.
Os cinzeiros também precisam de uma boa limpeza e de uma nova cromagem.
O aspecto da botoneira é aceitável. O acrílico já não tem aquele brilho característico mas com uma boa limpeza e algum tratamento deverá ficar como novo. No entanto o mesmo está rachado desde a zona do botão de 1º Player (botão branco) até à zona do joystick do lado esquerdo. Fora isso tem umas pequenas partes partidas no seu rebordo do lado esquerdo (penso ser as únicas).



Monitor (Funcionamento)

Na primeira vez que liguei a máquina, verifiquei que a imagem estava com uma cor vermelha, e composta por linhas.


Ao fim de fazer alguns ajustes (largura,altura, frequência, brilho, cor, etc.) consegui obter uma imagem nítida contudo permanecendo com o tom avermelhado.
Para fazer os ajustes usei esta pequena caixa que devido ao comprimento do cabo permitiu-me fazer os ajustes olhando para o écran.






Este foi o melhor resultado obtido a nível de cor.



Jogo (Funcionamento)

Mesmo aquando do primeiro teste (primeira vez que liguei a máquina) pude verificar pelo som, que o jogo estava a decorrer perfeitamente.
Assim que consegui ajustar a imagem, iniciei novamente a máquina e entrei em modo de teste. Fiz todos os testes existente e em todos eles o resultado foi perfeito.

Podem ver aqui uma imagem do teste à ROM do CPU.


Fora estas imagens poderão ver as que meti mais em cima na parte do monitor, onde podem ver algumas imagens do jogo.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qua 6 Out 2010 - 22:09

Sim senhora, catita essa máquina, ainda vou começar aqui a descoberta do Arcade Very Happy (como hobby)

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qua 6 Out 2010 - 22:37

Então descobre mais um bocadinho hehe Cool.

Remoção do sistema Sega Model 3 / Fonte / Transformadores / Controladora de Som.


Esta foi a minha abordagem para a remoção do sistema e de todos os componentes considerados essenciais para que o mesmo funcione. Como devem poder concluir, este processo poderá ser feito por outra sequência, mas sendo eu completamente noviço nestas andanças, achei que seria a forma mais fácil / adequada.
Sendo assim esta abordagem deverá ser apenas tida como referência e não como guia.

Passemos então ao que interessa.
Este é o sistema que vamos retirar:




Para começar e facilitar as operações, vamos puxar para fora a base onde se encontra todo o sistema instalado.


O mesmo conforme podem ver desliza no solo, mas devido a uma pequena barra (está agora colocada ao alto do lado de fora do cabinet) não saia para fora do cabinet. Essa barra julgo que apenas serve para proteger um possível desgaste criado pela porta e a base onde a mesma pousa, ou então para evitar que a porta seja retirada com alguma facilidade pela parte de baixo.
O factor que realmente interessa é que foi necessário remover a mesma para que a base pudesse deslizar para fora.


Após termos removido essa barra, vamos ter de remover um pequeno batente existente no lado direito.


Agora a base já sai completamente para fora, contudo não sairá completamente pois os diversos fios existentes não o permitirão. Sendo como for, agora que o trabalho está mais facilitado iremos proceder à remoção da caixa onde se encontra o sistema da Sega.


Para tal basta desapertar os seis parafusos existentes (três de cada lado) que mantém a caixa fixa ao solo da base.




Antes de conseguir retirar completamente a caixa vamos ter de desligar as fichas existentes na lateral da mesma. Das duas uma, ou usam umas fotos para saber onde cada ficha liga, ou fazem como eu e etiquetam as mesmas.




Aqui já podemos observar a caixa fora do seu habitat normal. Grande não Shocked?



Finalmente temos o caminho totalmente desimpedido para remover os transformadores, fonte de alimentação e controladora de som.

Comecemos pela fonte, a qual tem uma ventoinha no seu exterior. Para a remover basta desapertar os dois parafusos que a prendem ao chão.


E claro não esquecer de remover a ficha que alimenta a ventoinha. Sujidade é coisa que não lhe falta.


Agora basta desapertar os quatro parafusos existentes e retirar as fichas, para a mesma sair finalmente (tomar atenção onde cada ficha liga).





Fonte de alimentação fora, passemos à controladora de som.

Este processo é bastante simples, bastando desapertar dois parafusos (um de cada lado) e tirar duas fichas.


A única dificuldade se assim lhe podemos chamar, reside no facto da ficha mais larga (a de baixo) ser onde sai o som para as colunas e de onde entra a alimentação / corrente para a placa.
Os fios que vemos (castanho claro alaranjado, castanho e cinza) vão directamente às colunas. Como tal iremos cortar os fios o mais perto possível das colunas (sem exagerar para permitir uma fácil identificação e ligação futura), sendo que um deles é a massa conjunta para as duas colunas (liga numa coluna e dessa sai um fio para a outra coluna) e os outros o canal para cada coluna.
Os outros fios (laranja, azul e preto) desta ficha vão para o transformador pequeno, o qual segundo o que lá está escrito fornece 12V. Eu optei por cortar estes fios relativamente perto do transformador (cerca de 5 cm) para depois conseguir identificar a ligação de forma mais rápida.
Porquê cortar estes fios já que temos uma ficha solta? Muito simplesmente porque os restantes fios vão para um local diferente (colunas), mas também visto que os cortamos, poderemos assim optar por posicionar o transformador pequeno num ponto mais estratégico, e não aquele permitido pelo tamanho dos fios.

A segunda ficha (mais pequena e de cima), por sua vez é a ficha por onde entra os dados provenientes do sistema da Sega. Não foi necessário efectuar qualquer corte nos fios visto que o cabo é relativamente comprido e para já não temos a necessidade (prática) alguma de o cortar.


Agora vamos passar ao transformador pequeno.

Podemos verificar dois fios na frente (mais perto de nós) que são os fios que trazem a corrente para o transformador vindo do transformador grande, e os três fios na parte de trás que são os que levam a corrente para a controladora de som.


Para o remover, basta desapertar os quatro parafusos existentes (dois em cima e dois em baixo).

Depois não cometam o mesmo erro que eu, pois julgava que as pequenas patilhas (partes metálicas) onde os fios estavam soldados saíam. Erro crasso pois só ao fim de "arrancar" os dois fios da frente (por onde entra a corrente) é que reparei que existia um pequeno fio soldado vindo do interior do transformador a cada patilha. Felizmente só um deles é que partiu, pois ao puxar o outro apercebi-me da situação a tempo e parei de puxar a patilha. Voltei a meter a mesma no local e aparentemente ficou sem qualquer dano, mas só depois de lhe ligar corrente é que terei a certeza. Quanto ao outro terei de ver se consigo solucionar a coisa.


A solução para evitar esta situação é muito simples, basta cortar os fios um pouco acima do ponto de soldadura (cerca de 5 cm) como se fez nos fios traseiros que vão para a controladora de som. No entanto é completamente desnecessário o corte destes fios conforme explicado mais à frente*.


Agora resta-nos o transformador grande.


Temos novamente quatro parafusos (dois em cima e dois em baixo), sendo que o de cima do lado direito é onde se encontra ligado o fio de terra.


Para retirar os fios basta levantar um pouco aquela parte laranja e desapertar o parafuso existente com uma chave de fendas.
Os dois fios brancos são os que trazem a corrente vindo da ficha de alimentação (pelo meio existe um fusível num dos fios) foram cortados próximo da ficha do cabinet.
Os dois fios pretos são os que levam a corrente para o écran e não foi necessário cortá-los.
O fio rosa e o fio azul são os fios que levam a corrente para a fonte de alimentação e também não foi preciso cortá-los.
*No mesmo encaixe dos dois fios brancos / pretos, encontramos também um fio preto e outro vermelho, que são os que levam corrente para o transformador pequeno e como não estão ligados a nada deste lado evitam a necessidade de os cortar no transformador pequeno.


Agora que removemos tudo, ficou um grande aglomerado de fios no interior do cabinet. Aqui surge-nos o maior dilema, ou seja, começamos a cortar fios a torto e a direito, ou tentamos verificar o que realmente tem necessidade de ser retirado e consequentemente cortado ou não.

Por detrás da caixa tínhamos esta ficha, que mesmo parecendo imenso com uma ficha JAMMA terá de ser posteriormente analisada pois este sistema é conhecido por não ser JAMMA.


Como pode ser facilmente percebido basta desencaixar a ficha para ficarmos com o problema resolvido.


No entanto a dúvida que terão será a mesma que eu tive, ou seja, sabendo que o lado do PCB é o lado que liga ao sistema Sega, e o lado do plástico é o lado que liga aos botões e joysticks, como saberemos posteriormente fazer as ligações? Cortar os fios do lado da parte de plástico em nada nos ajudará, pois nem que se faça um esquema baseado nas cores dos fios iremos ter alguma dificuldade pois alguns fios têm a mesma cor.
Penso que a solução será baseada na solução anterior mas na vez e usarmos a coloração dos fios usaremos antes o lado do PCB para criar o esquema.
Algo do tipo: - Botão Player 2 (dois fios) - PCB ligação 1 e 2.

Fora estes fios durante o processo de remoção dos vários componentes deste sistema verificou-se que os diversos fios estavam ligados entre si com fitas e algumas dessas fitas estavam agrafadas à madeira.




Sendo que ao puxamos o agrafe para fora ou cortamos a fita. Eu achei mais prático e fácil cortar as fitas e soltar os fios.


Depois tínhamos um montão de fios ligados que iam para diversos sítios (fonte de alimentação, sistema Sega, etc.)




Basicamente pelo que me recordo tive apenas de cortar dois fios, um que ia para o moedeiro e outro que ia para esta consola central, onde se encontram os botões de serviço e o controlo de ajuste / afinação do écran.


Para conseguirmos aceder à parte das colunas e ficha de ligação do cabinet tivemos de retirar a marquise da máquina. Para tal bastou remover seis parafusos (três na frontal da máquina e outros três na parte superior), tendo assim acesso ao interior e uma maior facilidade em ver onde ligavam os fios e posteriormente efectuar o seu corte.








Agora com a marquise fora podemos aproveitar e ver como a mesma é composta. Basicamente, trata-se de um pedaço de acrílico com um papel preso com fita cola (muita).




Já que nesta máquina existia uma caixa extra de controlo e ajuste da imagem do écran, aproveitei para a retirar já que devido ao comprimento do seu cabo, permite facilmente a afinação do écran estando a olhar directamente para ele.



E prontos disto tudo resultou este conjunto de peças e fios que podem observar aqui espalhadas no chão da minha sala.


Será impressão minha ou aquela caixa do sistema da Sega está mais "brilhante"?

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qua 6 Out 2010 - 23:08

Limpeza geral do sistema Sega Model 3 - Parte 1.


Comecei pela limpeza daquilo que mais curiosidade me trazia, ou seja, a caixa enorme do sistema Sega Model 3.

Como podem ver sujidade é o que não faltava nas aberturas laterais, bem como se podia ver bastante oxidação / ferrugem à mistura.


Já o lado das fichas aparentava estar em melhor estado, estando o PCB em muito bom estado e brilhante.


Já as hastes de fixação ao solo estavam com ferrugem, principalmente os parafusos que estavam completamente cobertos de ferrugem.


Comecei por removê-las, tendo bastado para tal, desapertar os 2 parafusos (2 por cada haste) que mesmo tendo bastante ferrugem, não ofereceram qualquer tipo de resistência.


Aqui já se pode ver as hastes fora e com os parafusos colocados no seu local para não ficar sem saber de onde eles eram.

Nota: Aconselho vivamente a voltarem a meter os parafusos nos seus locais caso possam, ou então separa-los e coloca-los em locais específicos para cada conjunto, pois assim evitam ter de andar a descobrir de onde é cada um.


Depois removi a base onde as hastes estavam fixadas, sendo que para isso bastou desapertar 3 parafusos (por cada base).


Pode-se ver bem a diferença a diferença do aspecto (estado) da caixa com e sem as bases das hastes.


Depois abri a caixa para ver o que é preciso fazer para remover o que está no interior. Para isso tive de desapertar mais 3 parafusos.


Depois bastou levantar e puxar a tampa da caixa para ela sair.




No interior da caixa vi finalmente o coração da máquina. Nada mais que um monte de placas / PCB´s (3 no total).


Verifiquei que o PCB exterior estava conectado por fichas aos PCB´s que se encontravam no interior.




Percebi então que tinha de remover primeiro o PCB exterior e para isso tiver de desapertar os19 parafusos que o mantinham preso à caixa.


Depois tive de remover mais uma data de parafusos que mantinham o conjunto de PCB´s fixos à base da caixa (penso que foram 13) e assim verificar se já os conseguia remover.


Atenção que não é preciso remover os parafusos de cima, mas sim os de baixo (os que apertam na caixa).

Parafusos fora, PCB´s fora hehe.


Deixo-vos uma pequena visão do espaço existente entre as placas (muito pouco mesmo).




Depois removi as duas ventoinhas existentes no interior da caixa (agora já percebi o motivo de tanta porcaria num dos lados da caixa). Para isso bastou desapertar os 4 parafusos que as fixavam (4 em cada uma).


O cabo de alimentação das mesmas estava preso por umas presilhas metálicas, sendo que bastou puxar por elas para dar espaço e assim o cabo sair.


Agora que tinha a caixa completamente livre, aproveitei para dar umas pinceladas aos PCB´s , ventoinhas e na própria caixa.

Como podem ver, as ventoinhas tinham bastante porcaria.




Juntei a poeira toda num único monte e fiquei parvo com a quantidade de pó que juntei.




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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qua 6 Out 2010 - 23:11

O chassis do monitor, é conforme indica a foto um Intervideo de dupla frequência, de fabrico Italiano. Os monitores Intervideo eram usados em 90% das máquinas montadas pela empresa Hipermar.
A placa de jogo, Sega Model 3, pelo tipo de cabinete, deve ser a Virtua Striker 2, provavelmete a Virtua Striker 2, 98.
Este modelo de placa é também utilizado em outros jogos da Sega, nomeadamente e entre outros, a Sega Rally 2, a Daytona 2.
A unica diferença nas placas de jogo, são as placas que estão na parte de cima, uma pequena e outra maior contendo as Roms do jogo.
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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qua 6 Out 2010 - 23:20

Sim Arnaldo é o Virtua Striker 2 conforme indico no título do tópico Razz e quanto à versão salve erro é a versão ´98.

A parte da análise / amostragem das placas vem a seguir mas ficará para durante o dia de amanhã que a esta hora já é hoje lol!.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qua 6 Out 2010 - 23:24

affraid esventraste-a toda Very Happy

E aqui estamos nós sempre a aprender Cool

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qua 6 Out 2010 - 23:39

Ainda vai abrir mais um bocado lol!. Mas isso é para mais logo, vou dormir que às 05H45 tenho de me levantar Evil or Very Mad.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 7:10

Limpeza geral do sistema Sega Model 3 - Parte 2.


Vou aproveitar para mostrar os PCB´s separados para terem uma ideia mais precisa do aspecto de cada um deles.


De referir que o conjunto tem número de série.


Por aquilo que está inscrito nos PCB´s, podemos concluir que cada placa trata de uma função específica no sistema.

VIDEO BOARD





CPU BOARD





ROM BOARD




Posto isto, passei à remoção do autocolante existente na tampa da caixa.
Não é que o mesmo diga algo de muito importante (apenas faz alusão aos perigos / danos que poderão acontecer ao manusear os PCB´s), mas é sempre importante preservar as coisas ao máximo.


Para tal utilizei um produto próprio para remover autocolantes. Como foi a primeira vez que usei este produto (ou outro com o mesmo efeito) fui com muita calma para ter a certeza que nada iria ficar danificado.


Segundo as instruções tinha de molhar o papel autocolante com um pouco do líquido, usando um pincel e depois gentilmente ir levantando o autocolante.


Visto não ter detectado qualquer tipo de problema com este produto, molhei todo o autocolante para que o produto tivesse mais tempo de acção e assim esperar que o mesmo descolasse melhor.


Nesta foto já podem ver o autocolante quase completamente retirado. No entanto, tive de proceder com muito cuidado pois em alguns sítios o papel começou a desfazer-se e tive necessidade de começar a puxar por outro lado para não rasgar o autocolante.


Autocolante fora mas com resíduos de cola na caixa… logo dar mais umas pinceladas de produto para que a cola se dissolva completamente.


E no final já com a cola fora fica-se a ver mais uma vez a diferença existente na superfície da caixa, mais brilhante e lisa onde ela estava protegido e mais oxidada e áspera onde não estava.


Agora que estava tudo completamente livre passei à limpeza da caixa.
Comecei pela limpeza normal com um pano e água, verificando que pouco ou nada mudava.
Passei por usar um produto de limpeza / polimento.


Que acabou por mostrar pouca eficácia também. É certo que se usasse uma máquina para polir usando este produto, o resultado seria melhor, mas como não tinha nenhuma, tive de usar o velho truque do Karate Kid, ou seja, tal como dizia o senhor Miagi (ou lá como se escreve), com um pano espalhar o polish com pequenos movimentos circulares, e depois com a outra mão e outro pano fazer o mesmo para polir e dar brilho hehe.




Como dava mais trabalho que resultados, passei a usar uma lixa de água número 600 penso eu pois não tinha uma mais fina.
E agora sim comecei a obter alguns resultados mais satisfatórios.


Não é que debaixo de tanta oxidação acabei por descobrir um número de série.


Resultado final após usar várias lixas de números diferentes (entretanto fui compra-las) e uma pequena dose de polimento.


Sempre ficou com melhor aspecto, mas ainda não está como gostaria.
Talvez mais para a frente dê outra vista de olhos na caixa e quiçá a mande cromar ou algo assim, já que a ideia será a mesma ficar em exposição no exterior ou por muito de forma exposta no interior de um cabinet, ou seja, ficar no interior do cabinet mas visível através de uma janela em acrílico por exemplo.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 8:40

Limpeza geral dos restantes componentes removidos.


Caixa limpa e tal, passei àquilo que andava a indicar como sendo uma controladora qualquer para o som, mas depois de retirado o PCB da sua base, pude verificar que se tratava afinal de um amplificador de 2 x 60W.




O estado geral era bom, contendo apenas um pouco de poeira na zona dos condensadores.



E alguma oxidação junto do ponto de fixação dos transístores.




Uma pequena vista na parte traseira do PCB deu para ficar a saber quem tinha criado / fabricado o mesmo. E não é que isto é da HIPER M.A.R… afinal os tipos ainda sabiam umas coisas hehe.


Procedi então à limpeza do PCB com um pincel pois era mais que suficiente, e na zona em alumínio (pelo menos é o que parece ser), ou seja, na base usei o mesmo sistema que para a caixa (lavar, lixar e polir).
O resultado final foi satisfatório, ficando-se a notar apenas alguns defeitos no alumínio, que mais tarde irei tentar resolver.





Amplificador visto, passei à fonte de alimentação.

A mesma tinha um monte enorme de pó num dos lados devido ao facto de ter uma ventoinha virada para ela.


E fora isso tinha oxidação em alguns pontos da parte metálica que fazia a caixa (mais uma vez pareceu-me ser alumínio).


Aqui fica o aspecto da mesma vista de vários ângulos.






O processo de limpeza começou por umas boas pinceladas.


Depois removi a tampa superior, que deixou mais uma vez transparecer as diferenças entre as partes protegidas e não protegidas.


Agora com a tampa fora pude ver o seu interior.


Bem como mais um monte de pó e alguma oxidação na zona onde os transístores (?) estavam fixados, sendo que a pasta térmica já não passava de uma coisa seca.




Dei umas pinceladas no PCB, bem como nos componentes ali existentes. Na caixa, procedi como no resto das partes metálicas, ou seja, lavar, lixar e polir.
Ficou quase imperceptível a diferença anteriormente existente na tampa.


E no geral pouco ou nada se ficou a notar no resto da caixa.


Nota: Não voltei a colocar pasta térmica onde existia, mas futuramente irei colocá-la caso venha a usar esta fonte.


Agora só me faltava limpar os fios e transformadores.
Sei que tirei algumas fotos da limpeza aos cabos e aos transformadores, mas como não as encontro obviamente omiti esses passos. De qualquer forma é um processo muito simples, sendo que para os cabos apenas usei um pano humedecido e para os transformadores usei apenas um pincel.


E pronto dou por terminado este projecto em virtude de tal como disse anteriormente, o cabinet ter sido oferecido.

Só vou verificar / fazer um esquema das ligações aos botões (caso não encontre um idêntico na internet) para referência futura na montagem do sistema no meu cabinet.




De qualquer forma, aproveito para dar umas luzes sobre a resolução do problema da cor vermelha do monitor. Aqui está um exemplo de como fica a imagem quando existe algum problema nas cores.


Já encontrei o manual do monitor (contendo vários monitores Intervideo) de nome Gevin Intervideo Dual Frequency Monitor Instruction Manual em formato PDF e caso necessitem do mesmo é só uma questão de mo pedir que o enviarei de bom agrado, mas ficam desde já avisados que o mesmo tem quase 100MB.

Com estes dados penso que a reparação deverá ser fácil, mesmo para quem pouco ou nada percebe da coisa.

Aproveito para pedir desculpas pela má qualidade de algumas fotos, mas as condições no momento em que as tirei não eram as melhores (nem o fotógrafo hehe).

Espero que tenham gostado deste pequeno "projecto" que no fundo pouco mais serve do que dar uma perspectiva de como o sistema Sega Model 3 estava "por defeito" instalado num cabinet.

Futuramente provavelmente irei abrir um tópico novo dedicado a este jogo e o seu sistema (Sega Model 3) aprofundando os detalhes do mesmo.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 8:44

Muitas horas passei eu a jogar com essa máquina. Wink
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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 10:24

Por acaso eu nunca devo ter jogado nela hehe. Só agora quando me passou pelas mãos é que dei uns toques, mas como não sou muito adepto de jogos de futebol pouco tempo perdi a jogar… e o monitor assim também não ajudou muito a dar vício lol!.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 11:01

E o cabinet está em excelente estado. É um cabinet antigo com esse bom estado que gostava de instalar um multijogos.

Já agora se alguém souber duma Defender, avisem-me.
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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 13:22

Este cabinet não estava muito mau não, mas o outro cabinet que tinha estava em melhor estado... isso antes de eu lhe meter as unhas e inventar forte e feio para meter lá vários sistemas diferentes de jogos lol!.

A seu tempo também criarei um tópico para ele Wink.

Sobre o cabinet do jogo Defender... duvido muito que haja disso por cá pois por aquilo que sei, por defeito as empresas do ramo apenas importavam os PCB´s e depois cá metiam os jogos em cabinet´s padrões.
Isso tinha a ver com custos e não sei bem mais o quê. Pelo menos foi a ideia que retive de uma conversa que tive com alguém quer era (ou ainda é) ligado a este ramo.
No entanto poderá existir por ter sido importado por um particular.

Os homens do ramo que me corrigem caso esteja errado.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 13:35

Existiam muitas Defender cá, deve ter sido dos cabinets/máquinas mais compradas depois do pac man, virtual flipper e do Virtual striker. O problema é que como foram as 1ªs máuinas a chegar a Portugal já devem ter ido todas para a lixeira.
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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 14:02

Se dizes que costumavas ver destes cabinet´s por cá eu acredito.



Apenas sei que não era comum importarem as máquinas completas mas sim e apenas os PCB´s.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 14:24

@White_spot - No inicio ainda não havia "aldrabões" (não é ofensa, é brincadeira) as 1ªas máquinas a entrar no pais entravam com os caixotes originais, só passados uns anos quando os jogos davam de dar $ é que começaram a trocar os jogos internos. Eu orgulho-me de ter visto o nascimento dos videogames em Portugal, as 1ªa máquinas que vi eram 2 com umas rodas, uma dava para jogar um jogo tipo ping pong em que controlavas uma barra vertical de cada lado do ecran, e outra muito complicada que com a roda disparavas um tiro contra umas naves.

É mesmo uma dessas máquinas que quero e com o cabinet original.
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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 14:26

Só para acrescentar que já vi cá vários cabinets destes arrumados em cantos de armazéns mas em muito mau estado. Não sei se sabem mas no inicio dos anos 80 houve um campeonato nacional de Defender em Portugal (durante 2/3 anos) um dos campeões nacionais era da minha zona (Cruz de pau) e num dos anos foi ao estrangeiro jogar num encontro internacional desta máquina.
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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 14:53

Estas a falar da Pong Very Happy...





... e a outra seria a Asteroids?



Ou a Space Invaders?



Desconhecia esses factos Overkilll, muito obrigado por nos contares desse campeonato de Defender. Pelos vistos antigamente é que o arcade rulava largo hehe.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 15:45

É isso mesmo é a Asteroids era um j0go fdp para jogar a puta da nave (o triângulo no meio) estava sempre a rodar que nem um pião e era muito difícil disparar e acertar nas naves. A space invaders apareceu depois. É giro que basta falar de alguma coisa que encontras logo as máquinas que falo.
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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 18:07

E de quem era esse grande êxito "Defender"???

Pois... nem mais, da Williams. Very Happy

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 18:47

Asteroids é mesmo muito difícil Twisted Evil.

A minha onda sempre foram as arcade no que toca a jogar Overkill.
Devido a isso consigo chegar com alguma facilidade aos nomes de certos jogos Wink.
Só recentemente é que fui apanhado por uma paixão assoberbada pelas pinball mas como tenho frisado, não é paixão pelo jogo mas sim pela mecânica / funcionamento das mesmas.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 20:40

Curioso com se conseguia a côr na Space Invaders, e nos outros jogos da época (ver a foto que o White_Spot colocou no post acima).
Eram coladas fitas de papel celofane coloridas em cima do cinescópio

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 22:47

Desconhecia esse detalhe e por acaso já me tinha questionado como é que havia jogos com cores diferentes. Inicialmente até pensei que seria uma indicação de ser um clone.

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MensagemAssunto: Re: Virtua Striker 2   Qui 7 Out 2010 - 22:59

Tenho estado entusiasmado a ler e ver com muita atenção este teu post e desde já os meus parabéns pelo trabalho e pela reportagem cheia de detalhes Very Happy

É já uma excelente base para quem nunca até então tinha visto tão ao pormenor uma arcade por dentro Embarassed

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