FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Corsário da Inder

Ir para baixo 
+4
Arnaldo
Vtec
White_Spot™
ktreta
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ktreta
1 Credit
ktreta


Mensagens : 48
Data de inscrição : 19/02/2010
Idade : 61
Localização : Coimbra

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySex 18 Fev 2011 - 22:50

Caros companheiros
Tenho uma corsário em muito mau estado, que como podem ver nas fotos.
Tenho vontade em recupera-la e pô-la a funcionar mas não sei por onde começar. Quando a ligue à corrente ainda deu musica mas depois disso já a tornei a ligar e só acendeu uma luz nos créditos (penso eu).
O que eu estava a pensar era verificar se a maquina efectivamente trabalhava para depois recuperar o backbox que está todo estragado (ou comprar um em melhor estado da INDER).
P’ra mim se uma máquina estiver a funcionar é mais fácil recupera-la, porque pouco sei de electrónica (só coisas básicas).
Provavelmente pelo estado em que está nem vale a pena o trabalho.
Aceito as vossas sugestões, conselhos e opiniões.

Já agora o que são romsets, p'ra que servem e como se abrem estes ficheiros?
Corsário da Inder Dsc04258u
Corsário da Inder Dsc04244e
Corsário da Inder Dsc04245ma
Corsário da Inder Dsc04257sf
Corsário da Inder Dsc04247ry
Corsário da Inder Dsc04248ci
Corsário da Inder Dsc04249m
Corsário da Inder Dsc04257sf

Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySex 18 Fev 2011 - 23:50

Bem Shocked o quanto eu queria ter uma Corsário... mas esta silent nem sei o que te diga.

O melhor será mesmo optar por encontrar um cabinet da Inder com as mesmas dimensões e mudar tudo para lá.

O tabuleiro como é de acrílico à partida é só polir e fica como novo, logo penso não ser um problema.

No que toca à electrónica da máquina não meteste nenhuma foto mas se for como a Canasta 86 e a Lap by Lap, não terá muito que se lhe diga. Com isso não quero dizer que seja fácil reparar, apenas que a complexidade da electrónica não é muita e está reduzia a um único PCB. O certo é que deverá ser difícil encontrar na Internet "relatórios" detalhados sobre a reparação da electrónica mas não custa nada procurar.

Sobre romset´s, basicamente é como o nome diz, é um conjunto (set) de ficheiros contendo o conteúdo da memória apenas de leitura de uma Read Only Memory (ROM).

Podes ler mais na Wikipedia em Inglês e na Wikipedia em Português.

As rom´s são lidas por emuladores (tipo o M.A.M.E.) e servem exactamente para se poder ter um jogo recriado num outro ambiente que o seu de origem.
As rom´s também podem servir para se guardar o conteúdo de uma ROM e futuramente gravar uma nova com os dados antigos e assim salvar um PCB original Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySáb 19 Fev 2011 - 0:12

Já vi piores Very Happy o que é bom nas espanholas é que tudo o resto apodrece mas o playfield está sempre novo lol!

Pelo trabalho que tens pela frente diria que é um excelente desafio, a parte mais complicada será mesmo o acesso a alguma informação em relação a sistemas espanhois há muito pouco material disponível, mas como o White _Spot disse, não é muito complexo... quer dizer não faço a mínima ideia se é ou não nunca lidei com uma espanhola... Embarassed

Mas em breve irei lidar Cool é que já tenho a minha espanholita também... a MM espanhola Razz
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Arnaldo
5 Credits
Arnaldo


Mensagens : 458
Data de inscrição : 17/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySáb 19 Fev 2011 - 0:23

Pelo estado do cabinete, não é dificil de imaginar que as placas devem estar oxidadas e com maus contactos nos sockets dos integrados e rams. Sugiro que comece por aí, limpando a CPU, os sockets e pinos das Rams, os machos das fichas de ligação e veja se a bateria não babou (concerteza que sim). Limpe tudo muito bem, retirando toda a oxidação e volte a ligar. Em caso de avaria, as placas são de relativa qualidade e fáceis de reparar.
Como o Vtec e o WS disseram, o melhor dessas máquinas é que o tabuleiro de jogo é bastante resistente e facil de recuperar. Quanto à caixa... marreta com ela.
Ir para o topo Ir para baixo
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySáb 19 Fev 2011 - 0:35

Tive uma Inder Moonlight mais ou menos nesse estado que acabou na minha lareira Very Happy
Fiquei com todo o material, mas estas caixas em aglomerado não são mesmo recuperáveis, depois de apanharem agua/humidade.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySáb 19 Fev 2011 - 0:40

Curti a expressão do Arnaldo lol!.

Arnaldo escreveu:
Quanto à caixa... marreta com ela.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
trator
5 Credits
trator


Mensagens : 175
Data de inscrição : 07/05/2010
Idade : 45
Localização : viseu

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySáb 19 Fev 2011 - 14:01

Corsario, mundial90 e canastra ao contrario da opiniao de muita gente gosto muito destas maquinas.
Quanto á parte da electronica para começar acho que o Arnaldo já disse tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySáb 19 Fev 2011 - 17:06

Esta corsário era tentar por a navegar em águas com pelos menos 10 m de profundidade...
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyDom 20 Fev 2011 - 11:11

Overkilll escreveu:
Esta corsário era tentar por a navegar em águas com pelos menos 10 m de profundidade...

Dentro do cabinet desta Corsário podia-se meter a Tales from the Crypt assim ia tudo na mesma viagem...


lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Arnaldo
5 Credits
Arnaldo


Mensagens : 458
Data de inscrição : 17/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyDom 20 Fev 2011 - 12:09

A Tales não. O Overkill tem (falta entregar) os restos mortais de outra para recuperar a que tem. Vou fazer o possivel para ir, esta semana, a Lisboa e entregar essa máquina e também uma arcade a outro membro. Vamos ver se dá.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyDom 20 Fev 2011 - 14:34

Na vez de mandarem para o mar é mandá-las para mim que eu lá resolvo isso nem que seja com fita cola lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
trator
5 Credits
trator


Mensagens : 175
Data de inscrição : 07/05/2010
Idade : 45
Localização : viseu

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyDom 20 Fev 2011 - 22:09

Eu tambem White_spot™.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyDom 20 Fev 2011 - 23:38

Mais nada trator Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyDom 20 Fev 2011 - 23:47

Ás vezes, algumas máquinas, são mais um problema do que um prazer. A minha Moonlight (desta série da Inder), encontrei-a numa sucata e foi-me oferecida. Trouxe-a para casa já sem muita esperança que trabalhasse, uma vez que tinha estado á chuva vários dias. Lógicamente, não trabalhou, nem deu sinal de vida. Mas também não tinha qualquer futuro. A caixa estava toda inchada da chuva e desfazia-se só de tocar nela. Ainda tive o trabalho de a desmontar toda, levar as partes mais humidas para o lixo e as mais secas foram para a lareira. Toda a electronica estava lá e guardei-a, mas não sei se algum dia servirá para alguma coisa. O playfield e backglass estão 100% porque são em acrílico.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySeg 21 Fev 2011 - 0:18

Não há nada como montar isso num outro cabinet então EM_PinballArcade Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySeg 21 Fev 2011 - 20:27

White_Spot™ escreveu:
Não há nada como montar isso num outro cabinet então EM_PinballArcade Wink.
Isso era se eu não tivesse logo desmantelado tudo do playfield e se a máquina valesse a pena. Mas não dá para o trabalho.
Esses playfields e backglasses com serigrafias com tão pouca definição, são seguramente dos pinballs mais feios que alguma vez se fizeram.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySeg 21 Fev 2011 - 22:06

EM_PinballArcade há quem veja beleza na fealdade lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySeg 21 Fev 2011 - 23:19

White_Spot™ escreveu:
EM_PinballArcade há quem veja beleza na fealdade lol!.
É verdade White_Spot, mas com tanta falta de espaço para pôr outras máquinas e tempo para as restaurar, acho que até o tempo que perdi a desmantelá-la foi demais Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptySeg 21 Fev 2011 - 23:40

Por esse prisma já tenho de concordar Very Happy.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
ktreta
1 Credit
ktreta


Mensagens : 48
Data de inscrição : 19/02/2010
Idade : 61
Localização : Coimbra

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyQui 24 Fev 2011 - 20:46

O que vale é que ainda há rapaziada que consegue dar ânimo e incentivo… Very Happy
Estou a brincar…agradeço as vossas opiniões, tanto mais que são opiniões de pessoas mais experientes do que eu nestas andanças. Mas apesar de tudo não fiquei desmoralizado. Penso que vou começar pelos conselhos do Arnaldo…

Arnaldo escreveu:
Pelo estado do cabinete, não é dificil de imaginar que as placas devem estar oxidadas e com maus contactos nos sockets dos integrados e rams. Sugiro que comece por aí, limpando a CPU, os sockets e pinos das Rams, os machos das fichas de ligação e veja se a bateria não babou (concerteza que sim). Limpe tudo muito bem, retirando toda a oxidação e volte a ligar. Em caso de avaria, as placas são de relativa qualidade e fáceis de reparar.
Como o Vtec e o WS disseram, o melhor dessas máquinas é que o tabuleiro de jogo é bastante resistente e facil de recuperar. Quanto à caixa... marreta com ela.

Deixo aqui as fotos do interior.

Corsário da Inder Dsc04256j

Corsário da Inder Dsc04250g

Corsário da Inder Dsc04251s

Corsário da Inder Dsc04252q

Corsário da Inder Dsc04253o

Corsário da Inder Dsc04254e

Corsário da Inder Dsc04255cn

Ir para o topo Ir para baixo
ktreta
1 Credit
ktreta


Mensagens : 48
Data de inscrição : 19/02/2010
Idade : 61
Localização : Coimbra

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyQui 24 Fev 2011 - 20:57

Arnaldo escreveu:
e veja se a bateria não babou (concerteza que sim).

Arnaldo a bateria a que se refere é esta???

Corsário da Inder Pilhat


Ir para o topo Ir para baixo
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyQui 24 Fev 2011 - 21:09

ktreta escreveu:
O que vale é que ainda há rapaziada que consegue dar ânimo e incentivo… Very Happy

lol! Ktreta. É mesmo! É só animo.
Realmente o que é preciso é gostar da máquina e ter vontade para o trabalho. É sempre mais uma que sobrevive. A minha estava mesmo em muito muito mau estado. Talvez essa tenha alguma hipotese. Se o estrago for só na backbox pode justificar a recuperação.
Ás vezes à razões que a razão desconhece. Gostamos de uma coisa e fazemos tudo, mesmo que toda a gente vá contra.
Força.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyQui 24 Fev 2011 - 21:39

Olá Ktreta, força nisso Very Happy

A minha sugestão seria seguires os conselhos do Arnaldo para ver se consegues pôr a máquina a funcionar e só depois decidir o que fazer com o cabinet, mas ainda antes de avançares com alguma tentativa de reparação, pode-se ver pela foto da placa CPU que falta o processador Z80, este é vital para o funcionamento da máquina, foste tu que o removeste?

Corsário da Inder Pilhat


Se não, tens de tentar arranjar um... não será difícil, mas também não é muito fácil, terás de fazer alguns contactos com pessoal que tenha material antigo, não é necessário que seja específico do CPU da Corsário, o Z80 deve ter sido talvez o processador com mais aplicações na altura do seu sucesso, podes sempre usar o processador da Sound Board que é também um Z80 e dá para avançares na reparação/diagnóstico do CPU até encontrares outro...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyQui 24 Fev 2011 - 23:09

Os pcb´s e a parte inferior do tabuleiro não parecem estar muito más... até direi que estão bem boas olhando para o aspecto exterior do cabinet Smile.

Quanto à bateria sim é essa mesmo.

É pá ia já dar uma boa notícia dizendo que tinha um Z80 que tinha sacado de uma board CDPU Inder que me veio parar às mãos já meia canibalizada e que to dava de boa vontade, mas afinal não é o Z80 mas sim o P8255A-5 que é um interface de periférico programável Crying or Very sad.

Sendo assim nada como tentar encontrar outro Z80 como disse o Vtec.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder EmptyQui 24 Fev 2011 - 23:26

Esses PIA'S estão lá os 4 felizmente Very Happy mas não deve ser difícil encontrar um Z80, amanhã faço uns conects com pessoal que tem tralha velha a dar com um pau e já te digo alguma coisa sobre isso Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Corsário da Inder Empty
MensagemAssunto: Re: Corsário da Inder   Corsário da Inder Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Corsário da Inder
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» PROBLEMA EM INDER CORSARIO
» FAZER RESET A CORSARIO DA INDER
» Inder Lap by Lap
» MUDAR OS FLIPPERS NUMA INDER
» Placa CPU - Inder "Lap by Lap"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: