InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

Compartilhe | 

O valor das coisas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Arnaldo
5 Credits

MensagemAssunto: O valor das coisas   Sab 18 Jun 2011 - 19:29

Várias vezes foi questionado, na minha vida profissional e não só, qual seria o valor correcto de uma determinada máquina.
Sempre respondi que o valor de uma máquina era aquele que o comprador estivesse disposto a pagar.

Como exemplo, do valor das coisas, lembro aos que não conhecem, as obras do artista italiano Piero Manzoni.

Entre várias obras que vendeu, desde balões cheios com o seu próprio ar, etc., destacam-se as 90 latas, denominadas
"Miierda d'Artista"de 1961,, que como o seu nome indica, contêm 30 gramas de fezes do artista, enlatada, e devidamente numeradas e assinadsa pelo autor. Originalmente foram vendidas os 30 gramas de "Mierda" pelo valor de 30 gramas de ouro. Actualmente são guarddas em cofres fortes, pelos seus donos, e raramente aparecem em leilões. Em Maio de 2007, uma larta foi vendiada por 124.000,00€ num leilão da Sotheby. Há cerca de um ano, ouvi um colecionador de arte, dizer que não vendia a dele nem por 500.000,00€.
Tenho várias MM. Alguém quer trocar uma Medieval Madness por uma lata? Das originais, claro. Não aceito imitações.

http://i1001.photobucket.com/albums/af132/arnaldopinball/PieroManzoni.jpg

http://en.wikipedia.org/wiki/Artist's_shit

Última edição por Arnaldo em Sab 18 Jun 2011 - 23:38, editado 1 vez(es)
White_Spot™
Top 5

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Sab 18 Jun 2011 - 21:36

Bem agora só não me parti a rir com essa história da lata porque a minha patanisquinha (filha) está aqui ao pé de mim a dormir.

Será que os Chineses, hábeis clonadores de tudo e mais alguma coisa irão clonar essas latas se as descobrirem lol!.

Agora mais a sério, concordo com o que o Arnaldo disse sobre o valor de algo, que por sinal também já tinha ouvido da boca do EM_PinballArcade a mesma expressão, uma máquina vale o que o comprador estiver disposto a pagar por ela.

Como tudo neste mundo, se a procura é muita e a oferta é pouca, é normal que o preço da coisa procurada aumente exponencialmente em comparação à sua procura.

Aproveitando para divagar já que o tema assim o permite...

No nosso pequenino mercado de colecionadores que talvez nem exista na realidade o que a meu ver se verifica passa por outro campo, acredito que haja mais especulação do que qualquer outra coisa.

Pessoalmente acho que há muitos profissionais que ainda estão agarrados à ideia do investimento que fizeram no passado e como tal não conseguem perceber que certas coisas já não têm o mesmo valor e que das das três uma, ou as guardam até não valerem nada de tão deterioradas que ficam, ou então vendem-nas ao preço que a procura estabelece consoante o seu estado, ou então se forem espertos fazem o que alguns já vão fazendo restaurando o que podem e aí sim acabam por ter alguma legitimidade para pedir certos valores mas que no final acabarão por só as conseguirb vender se a procura as quiser.

Quando se vê um profissional a pedir uma pequena fortuna por máquinas "banais", sem grande procura e em mau estado de conservação, percebe-se perfeitamente que está a tentar comer de cebolada o incauto que lhe apareceu pela frente, mas que se calhar percebe mais daquilo que ele. Se ele tomasse outra postura e pensasse mais no futuro se calhar vendia aquele "cangalho" velho e ferrugento, quiçá mais uns quantos outros "chassos" ao invés de ficar com tudo e ainda o comprador (que não o chegou a ser) sair dali com a firme certeza que ia ser comido e andar a fazer má publicidade sobre ele.

Da minha experiência pessoal e é só disso a que me refiro, já tive o prazer de lidar com pessoas sérias e que mesmo pedindo um valor elevado por uma máquina, no fundo ela valia esse dinheiro baseado no seu estado de conservação. Bem como já me deparei com outros profissionais que nem eram homens para assumirem quem eram antes de perceber com quem estavam a falar, mesmo estando-se ali a pedido deles.

Acredito que existe uma crise muito grande e grave no setor das máquinas de diversão tal como o Arnaldo indicou aquando da nossa pequena entrevista para o início da parceria entre a Playtec e o FlipperWorld, mas os seus intervenientes ainda não se aperceberam (ou não o querem) que na vez de se estarem a ajudar a revitalizar os seus negócios fomentando uma cultura revivalista ligada ao colecionismo, continuam a apostar na incessante exploração da sua matéria prima até que ela se esgote de vez.

BMW E46 330D 01/2001 Project
http://www.whitespot-chronicles.com/
Fernando Sousa
Top 10

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 10:52

Bom dia. Very Happy

não estou de acordo com essa teoria da máquina vale o que o comprador quizer pagar.
nos meus negocios relacionados com máquinas até hoje,nunca paguei o que queria mas sim sempre o que o vendedor quer.
o que me já aconteceu em algumas compras foi pagar um valôr inferior ao que inicialmente estáva a pensar pagar.
em todo o caso devo dizer que nem sempre fazemos o que dizemos e que isto de negociar o que quer que seja é muito subjetivo,se eu poço pagar menos porque é que vou pagar mais,se vou comprar uma máquina no qual o vendedor pede um valôr que para si acha justo embora inferior ao que na realidade a máquina vale,é logico que não vou dizer-lhe olhe que a máquina vale mais acho que a concisência não é para aqui chamada e a palavra negocio só por si já diz tudo,bons negocios para todos.
White_Spot™
Top 5

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 12:42

Fernando o que quis dizer com o valor da procura não tem nada a ver com o que o comprador quer pagar como referiu. Quis dizer que o valor é baseado no que "habitualmente" se pratica no mercado e não naquilo que o comprador quer pagar. São coisas bem diferentes como deve admitir.

Se o Fernando quiser vender uma máquina por cinco mil Euros e se ela andar a ser comercializada por mil Euros com certeza que vai ficar com ela a não ser que lhe apareça algum incauto.

Mas tal como o Fernando disse e bem, é sempre tudo muito subjectivo e é uma questão de negócios. Há que se "negociar" até se atingir um valor que satisfaça tanto o vendedor como o comprador, no entanto nem sempre isso é possível devido à intransigência de uma ou das duas partes lol!.

Arnaldo
5 Credits

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 14:33

O valor de qualquer coisa, é sempre o que o comprador estiver dispoosto a pagar. Comprar mais barato só quer dizer que essa "coisa" estava subvalorizada. Só isso e nada mais.

Por isso, eu repito: Troco uma Medieval Madness por uma lata de "Mierda d'Artista" de Piero Manzoni. São só 30 gramas de fezes, do artista por uma Medieval Madness impecável.
(Dado a natureza da oferta de compra, não me parece sensato coloca-la nos classificados de compra do Fórum, mas se entenderem, que sim, eu coloco-a lá) Very Happy
White_Spot™
Top 5

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 14:34

Por mim está à vontade Arnaldo lol! mas algo me diz que não vai ter sorte hehe.

EM_PinballArcade
5 Credits

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 16:07

Estou plenamente de acordo Arnaldo. Os preços das coisas são o que o comprador dá por elas, dependendo depois de o vendedor vender ou não. Não vale a pena tentarmos impor regras para isso, nem aqui nem na China. Principalmente se falarmos de coisas que não aparecem todos os dias.
Voltando ao Pinball por exemplo: Ontem o proprietário do Paris Pinball Museum perguntou-me o que achava de uma Gottlieb DAISY MAY que tinha a possibilidade de comprar nos EUA por 3500 USD.
Para a maioria das pessoas seria impensavel pagar 3500 Dolares (+ transporte, embalagem e direitos alfandegarios) por uma caixa de madeira velha que muitos até deitariam ao lixo. Se consultarmos os famosos Pinball Price Guides, o preço também não sobe a esses níveis (1400 do Mr.Pinball). O que é certo é que essa máquina NUNCA aparece. Nestes 20 anos que colecciono é a primeira vez que ouço falar de estar uma à venda.
Essa máquina na minha modesta opinião é simplesmente LINDÍSSIMA! Eu aconselhei-o a comprar e nem olhar para trás.
O que me parece, é que para grande parte das pessoas (e neste forum obviamente teremos também pessos com esse pensamento) vêm os objectos apenas pelo seu valor intrísseco. Uma peça antiga, rara, objecto de colecção é muito mais do que isso...
Arnaldo
5 Credits

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 16:22

Ora nem mais.

PS: A Daisy May é realmente lindissima, e fora do normal.
White_Spot™
Top 5

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 16:39

Também não podemos restringir as ideias a um pensamento tão simples como o do:

- Queres? Pagas se quiseres!

Como tenho vindo a tentar dizer, para tudo há uma bitola e essa bitola por defeito é criada pelo rácio procura versus oferta. Não vale a pena fugir disso, mas também não vale a pena achar que só por causa disso algo não poderá custar muito mais ou muito menos, mas isso são excepções à regra, tal como a máquina indicada pelo EM_PinballArcade.

É isso que tenho tentado dizer.

Voltando ao exemplo da máquina indicada pelo EM_PinballArcade. É rara e nunca a viu à venda, logo o seu preço acima do supostamente praticado no mercado acaba por ser justificado caso o comprador a queira.

Não há dúvidas quanto a isso.

Mas e se essa máquina fosse mais "vulgar" no mercado? Olhando para os seus catrapázios lol! já acharia que o valor pedido é exagerado e a sua compra não seria a mais acertada... a não ser que o comprador assim o desejasse (mais uma vez).

Tudo tem um valor baseado em algo tão hipotético como o gosto de cada um, mas no fundo a lei da procura e da oferta acaba por influenciar e muito esse valor mesmo que não se queira.

A tal lata de "merda" do artista que a maioria de nós não quereria para nada, tem um valor extremamente alto devido à sua procura ser enorme e a sua oferta ser baixíssima. Se houvesse muitas latas dessas de certeza que nunca atingiriam esse valor Wink.

Arnaldo
5 Credits

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 16:44

Mesmo havendo poucos exemplares, não deixa de ser uma lata de "Mierda" e além disso com pouca quantidade de "net weigh".(Net Weight=Peso Liquido, em português: Resta saber se seria liquido ou sólido, dependendo da refeição e do intestino do artista)

Última edição por Arnaldo em Seg 20 Jun 2011 - 12:48, editado 2 vez(es)
White_Spot™
Top 5

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 16:48

lol! lol! lol!

É um facto hehe mas lá está, o gosto hipotético pelo objecto traduziu-se em procura que por si produziu um valor hipotético para a oferta Cool.

O raio da conversa em torno de latas de "merda" tem dado para divagações bem intelectuais lol!.

Fernando Sousa
Top 10

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 17:10

Arnaldo escreveu:
O valor de qualquer coisa, é sempre o que o comprador estiver dispoosto a pagar. Comprar mais barato só quer dizer que essa "coisa" estava subvalorizada. Só isso e nada mais.

Por isso, eu repito: Troco uma Medieval Madness por uma lata de "Mierda d'Artista" de Piero Manzoni. São só 30 gramas de fezes, do artista por uma Medieval Madness impecável.
(Dado a natureza da oferta de compra, não me parece sensato coloca-la nos classificados de compra do Fórum, mas se entenderem, que sim, eu coloco-a lá) Very Happy

lá está trocas uma coisa pêla a outra porque ao que parece a lata com Merda vale mais do que uma Medieval Madness eu se tive-se a lata com Merda não trocava. lol!
Arnaldo
5 Credits

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 17:21

Para mim a lata vale mais.. Gosto mais da lata do que da máquina. E gosto muito da máquina. Eu troco a MM pela lata de "Mierda d´Artista" porque quero a lata mais do que a Medieval Madness. Só isso. Ou seja o comprador é que sabe.
Além disso acho que ficava lindamente em cima do "Pechiché".

Já agora Fernando, se fosses vivo em 1961 e se tivesses possibilidade de compara uma lata de "Mierda d' Artista", pelo valor de 30 gramas de ouro, tinhas feito a compra? Eu não e tu também não, de certeza.
Mas houve quem quis comprar. Aí está : O valor das coisa é aquele que o comprador está disposto a pagar.
White_Spot™
Top 5

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Dom 19 Jun 2011 - 18:28

Na altura valia 30 gramas em ouro e hoje vale muito mais como poderia valer muito menos. Se assim fosse a esta hora ninguém estaria por aqui a divagar em torno de latas de Mierda (fica mais bonito) lol!.

monsterbash
5 Credits

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Seg 20 Jun 2011 - 12:05

gostei muito de ler a vossa conversa de ontem! :-)

especialmente gostei do sarcasmo irónico do arnaldo! bela aposta!

eu, se tivesse uma dessas latas até trocava por uma MM, porque gostaria bem mais de uma MM de que uma cuja lata....
claro que o melhor negócio seria primeiro vender a lata de mierda pelo sothebys.... e depois ir comprar a MM... mas como supostamente o arnaldo nao queria dihheiro, e supostamente a MM do arnaldo seria única, leiloando a lata de mierda antes... deixava-me com dinheiro, mas sem uma MM.... conumdrum....

:-)
Arnaldo
5 Credits

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Seg 20 Jun 2011 - 12:56

Tiro o chapéu Monsterbash...Conundrum.... Very Happy
Mas o conundrum para uns, por vezes é senso comum para outros. Very Happy

conundrum: Problema com resposta dúbia; Um problema lógico com difícil resolução.
ze_lumberjack
3 Credits

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Seg 27 Jun 2011 - 22:49

Também se pode adicionar o valor sentimental, que para uns aumenta bastante o valor da coisa em questão e para outros não vale "uma mierda"
por exemplo a primeira maquina adquirida do vendedor, o comprador quer la saber se foi a primeira ou a segunda isso pode influenciar o preço.
White_Spot™
Top 5

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Ter 28 Jun 2011 - 0:01

Sim o fator emocional também tende a poder inflacionar o preço de venda.

Fernando Sousa
Top 10

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Ter 28 Jun 2011 - 7:40

ze_lumberjack escreveu:
Também se pode adicionar o valor sentimental, que para uns aumenta bastante o valor da coisa em questão e para outros não vale "uma mierda"
por exemplo a primeira maquina adquirida do vendedor, o comprador quer la saber se foi a primeira ou a segunda isso pode influenciar o preço.

eu acho que isso é mais aplicavel a um coleccionador que tém as sua máquinas á muito tempo e não se desfaz a qualquer prêço.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O valor das coisas   Hoje à(s) 22:06

O valor das coisas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvida - Gangster e coisas a mais
» VW New Beetle - O Presente Parte 3....
» Mega Promoção na loja Aminiatura!
» importar tem riscos?
» Toyota Majesta V.I.P

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FlipperWorld :: FlipperWorld Lounge :: FlipperWorld Lounge-
Ir para: