FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Restauro do tabuleiro

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Marco
Insert Coin



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Guimaraes

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptyDom 7 Fev 2010 - 23:41

Boas pessoal,

tenho um pequeno problema com a minha Star Wars 92! O tabuleiro está bastante mal tratado e gostaria de o restaurar e depois selar com o tal esmalte de 2 componentes (verniz)! Pessoalmente não me atrevo a tentar recuperar o tabuleiro porque nunca tive jeito com pincéis nem com os tais sistemas de airbrush e tb nunca estive com uma pistola de pintura na mão.
Será que alguém me pode recomendar um sítio onde fazer isto e qual o possível preço?
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptySeg 8 Fev 2010 - 0:16

Olá Marco,

Estando neste momento em mãos com um playfield para restaurar, poderei te dar algumas dicas sobre o que penso fazer, de momento ainda não é conhecido alguém que faça este tipo de trabalho específico, mas esperemos que com o tempo possam surgir verdadeiros artistas nesta parte.

Desde já te digo que na matéria de retoques estarei ao teu nível, não é o meu forte e não tenho muita técnica na coisa, no meu caso o playfield está só com uns pequenos toques e de fácil resolução, mas ainda assim estou a pensar em ir ter com um contacto que me deram e que me disseram que seria a pessoa indicada para o trabalho de retoques, e de facto a avaliar por trabalhos que já vi em capacetes, depósitos e carros estou disposto a ir ao seu encontro e pedir uma opinião pessoal, mas tudo isto para dizer que este tipo de artistas serão os indicados para este tipo de trabalho, será uma situação que nós todos poderemos desenvolver, encontrar um bom artista para poder recomendar.

Em relação ao verniz do playfield, essa parte já serei eu próprio a fazer, uma vez que estou familiarizado com a aplicação deste tipo de produtos e tenho meios para o fazer, nomeadamente compressor e pistolas e ainda uma estufa de pintura, mas também é uma tarefa que por poucos euros podemos confiar a um bom pintor de automóveis e até mesmo já com o fornecimento do material.

A nível de material, há bastante informação por aí sobre produtos a aplicar no playfield mas por unanimidade os de eleição são os da gama automotiva e ao fim de contas haverá algo mais exposto aos mais diversos maus tratos do que um automóvel...

Uma pequena lata de verniz p.u., o respectivo catalizador e diluente pode chegar a custar 100€, por isso para nós que o faremos uma vez de vez em quando, compensará encontrar um pintor de automóveis e confiar o trabalho.

Mas caso se queira partir para a aventura, será necessário no mínimo um pequeno compressor, uma pistola de pintura e um bom verniz de
altos sólidos e respectivos componentes que se pode adquirir em lojas da especialidade em pintura automóvel e pedir aconselhamento sobre preço/qualidade.

Claro que poderemos ouvir coisas do estilo, para pintar madeira...humm não sei se funciona e tal... mas é garantido, desde que bem aplicado e respeitando todos os tempos dados para cura entre demãos e final... é pedra.

Em relação a preços, as artes retocadas por um destes profissionais não faço a mínima ideia, mas um playfield envernizado por um pintor de automóveis poderá andar entre os 30€ e os 50€, dependendo das camadas e do próprio pintor... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptySeg 8 Fev 2010 - 15:06

Sinceramente também desconheço quem possa fazer esse tipo de serviços a nível nacional.
Estou como diz o Vtec, nada como procurar um artista do airbrush com "trabalhos" de qualidade comprovados.
Para encontrar um provavelmente bastará fazer umas pesquisas na internet ou talvez ir a uma casa de tatuagens pois eles de certa forma estão num ramo similar.
Consoante o trabalho e a pessoa a fazê-lo é que o preço será indicado, como será de esperar pois não há um preço padrão para esses serviços.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Marco
Insert Coin



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Guimaraes

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptySeg 8 Fev 2010 - 16:32

Obrigado pela dicas Vtec. Mas não me podes prestar mais um pouco de informação?
Tipo: li que há pessoal que antes de fazer os retoques aplica:
- primeiro uma cola (não sei qual) para preencher os desníveis
- depois "alisa" essas partes e
- depois aplica a primeira camada de esmalte e só
-depois tentar fazer os retoques com tintas de acrílico e
-por fim dá duas ou mais mãos de esmalte.
O que achas disso?
Agradecia também se me pudesses indicar os nomes dos produtos (caso saibas).
A vedade é que a informação está na net, mas ela é tanta que um novato como eu fica confuso.
Mais logo vou colocar aqui umas fotos para verem o problema que pretendo resolver!
https://2img.net/r/ihimizer/img205/205/96381333.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img12/4185/10211095.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img163/4268/35533009.jpg
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptySeg 8 Fev 2010 - 23:14

Olá Marco,

Pois de facto a imensa informação que existe por vezes deixa um pouco de confusão , mas basicamente deve-se ao facto de cada caso ser tratado de maneira diferente e não se poder estabelecer padrões para as reparações dos playfield's.

Agora após analisar as fotos torna-se um pouco mais claro a situação em que se encontra o playfield.
Está um pouco danificado sem dúvida, mas nada que não se resolva.

Quando lês que se deve aplicar uma primeira camada de verniz e depois dar os retoques, é nada mais nada menos do que para estancar o descolamento de mais pedaços de tinta, no caso de a mesma já se apresentar com alguns indicios disso.

Nesses casos após uma analise visual do estado das artes, deve-se com algum cuidado tentar perceber até que ponto está a aderencia da tinta, tentar com cuidado soltar o que estiver com menos aderência e por fim selar então com uma primeira camada ao de leve de verniz.

Mas aparentemente não será o caso do teu, poderá aqui ser feito o inverso, primeiro nivelar com uma massa e não cola, pessoalmente tenho usado "Betume de Poliester" é bastante simples de manusear e tem um bom desbaste depois de seco, consegue superfícies muito direitas e suaves, nada de massas de fibra de vidro é do pior para estas situações.

A parte do buraco terá de ser reconstruída de igual modo, mas aqui é melhor ires fazendo por partes do que tentar encher tudo de uma vez.

Após estar tudo reconstruído e nivelado, pode-se passar aos retoques, podes utilizar tintas acrílicas à base de água que são excelentes para o efeito uma vez que se pretender envernizar, a gama de cores é imensa não deixando de ser necessário umas afinações de tom,a marca de tintas "Americana" é uma das mais conhecidas e utilizadas e também de fácil aquisição.

No final terá de ser todo o playfield passado à lixa 800, mas atenção é somente para despolir e tirar o brilho não é para nívelar nada, simplesmente para criar aderência para o verniz.

Até aqui, tudo é reversível.

A aplicação do verniz já é bastante mais delicada, o verniz bom para o efeito será um verniz de altos sólidos de 2 componentes para automóveis, pessoalmente uso da marca Spies Hecker o HS8030, mas há bastantes opções e relações boas de preço qualidade é uma questão de aconselhamento na loja.
Após duas camadas de verniz e este estar bem seco aí vamos então nivelar o playfield, começar com uma lixa de grão não inferior a 600 com água e depois passar para uma 1000 e no fim uma 2000. Pode-se ainda dar uma última camada ou então polir bem polido até ficar um espelho.

ATENÇÃO: Quero aqui advertir que o que escrevi é com base em experiência de aplicação de produtos idênticos em situações idênticas mas não em restauração de playfield's, o trabalho não é tão linear como aparenta ser, podendo até ser bastante difícil, caso não se esteja à vontade é mesmo melhor recorrer a profissionais. Todos e quaisquer resultados serão da inteira responsabilidade de cada um...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Marco
Insert Coin



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Guimaraes

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptySeg 8 Fev 2010 - 23:29

Obrigado pelas dicas. Entretanto falei com uns colegas e deram-me o contacto de uma restauradora de arte sacra (acho que tem tudo a ver....lol)! Amanhã ela passa por cá...e depois logo se vê!
Mais uma vez OBRIGADO!
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptySeg 8 Fev 2010 - 23:36

Very Happy Very Happy Very Happy cheers

Vais ficar com uma máquina abençoada. cheers
Agora a sério, o facto de ser restaurador de arte sacra, os mesmo métodos se podem aplicar em várias situações e até muitos mais conhecimentos de conservação devem ter.
Fala-nos depois.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Marco
Insert Coin



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Guimaraes

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptySeg 8 Fev 2010 - 23:39

máquina abençoada loool...estiveste bem!
Vou tirar umas fotos de cada fase e postar aqui...mas primeiro vou pedir os orçamentos....
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptySeg 8 Fev 2010 - 23:49

Uma situação importante que me esqueçi de referir é que o que disse é para um trabalho de restauro por completo, para desmontar tudo e mais alguma coisa até ficar só a madeira do playfield, não sei se é o que pretendes...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptyTer 9 Fev 2010 - 11:13

Vtec grandes dicas Very Happy.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Marco
Insert Coin



Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Guimaraes

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptyTer 9 Fev 2010 - 13:04

É precisamente isso que pretendo fazer!
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptyTer 9 Fev 2010 - 13:47

Fala White_Spot, obrigado.

Acho que o importante aqui é o incentivo, penso que todos nós temos aptidões que por vezes desconhecemos, é de facto importante a experiência, mas sem se fazer não se a irá adquirir, a partilha de conhecimentos e técnicas não é pratica comum do nosso povo, e por isso não andaremos para a frente com nada.
Hoje dá-se uma dica, amanhã, alguém a põe em prática e até a aprefeiçoa, vem partilhar a experiência, e assim por diante.
E é importante também lembrar que o pior inimigo do bom, é o melhor para não falar do perfeito, sempre que algo esteja bom aos vossos olhos, é melhor ficar por aí, por vezes aperfeiçoar só estraga.
Não é regra, mas é o que muitas vezes acontece.

cheers temos fórum.

Abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptyTer 9 Fev 2010 - 15:59

Estás certo Vtec, se não tentarmos nunca saberemos se somos capazes ou não. Nada como ir fazendo testes "ao lado" e se a coisa ficar bem feita siga para o local correcto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptyQui 11 Fev 2010 - 16:18

Fica aqui um relato sobre um restauro de um tabuleiro de uma Addams Family, o qual contém dicas interessantes e poderão servir para situações futuras.

Wayne Schmidt's Addams Family Playfield Restoration Page
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
corrado38
Free Play



Mensagens : 36
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 55

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: ola   Restauro do tabuleiro EmptyDom 14 Fev 2010 - 5:11

boa noite ,
marco bem vindo ao forum ,
penso que te deves basear dentro d aquilo que o vtec disse , pois e pessoa que percebe , basta ver o restauro da w.water e etc ... meus sinceros parabens .....
dentro do restauro de playfields aconselho tinta aquosa ou seja de agua ... pois essa nao ha problema se depois meteres verniz automovel que e o indicado----tal como disse o vtec .... qualquer outra vai te dar maus resultados ...
o melhor , e aranjar um bom scaner , e etc ..... e fazer um overlay " -", eu tenho feito e os resultados sao espantosos ...
~
tenho uma star wars em armazem podes fazer os que quizeres ...em termos de fotos e scaners ...
depois tens que ver as cores e etc com certos programas tal como photoshop e etc ....
claro que nao e tao simples sem uma certa experiencia , mas nada e impossivel quando queremos ....

tal como diz o vtec , o tentar aperfeiçoar tudo tudo .... pode as vezes estragar ..... e nao compensar ...
se o teu playfield estiver mesmo um caos ... compra outro ! ou fazes bem o restauro-------------- ou um playfield muito retocado e mau .....se se notar em demasia que o foi ...... vai ficar uma mda ....
no caso de mylar , um mylar mete se novo sem o tirar .... nao se ve a diferença de um posto agora ou de um de ha 12 anos .... so para quem tiver mesmo dentro do assunto ... moral da historia , um mylar a menos que esteja roto .... e etc ... nao precisa de ser removido .... fica novo em minutos , e evita estragar playfields em segundos principalmente em certos modelos de flippers que parecem estar condenados ... nunca mas nunca tirem mylar sem conhecer os modelos e o ano da maquina , pois uns tiram se na boa ... outros brrrrr mesmo com spray gelo ..... da desgraça mas ...
fica para uma proxima esta explicaçao .
contudo , um mylar fica novo em breve segundos evitem tirar ,
o secador , caso queriram tirar , e bom mas srm mais ..... nao ha que esquecer que o problema vem de baixo parta cima ... ou seja a cola tem que amolecer .....sem vir nada atraz ... gottlieb ai ai e mesmo desaconselhavel ..... e certos modelos williams/bally

abraço

corrado38
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro EmptyQua 17 Fev 2010 - 20:41

Obrigado Corrado, é sempre bom ser elogiado por um profissional Cool
Embora lá Marco sem medos, fala a pessoa que tremia a fazer o mesmo Razz
Põe isso a brilhar...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Restauro do tabuleiro Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do tabuleiro   Restauro do tabuleiro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro do tabuleiro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Qual será o justo valor de uma máquina?
» restauro da Gottlieb Roller Disco (RollerDiscoDuino)
» A arte do restauro
» Restauro de Arcade
» Restauro King Of Diamonds

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: