InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

Compartilhe | 
 

 Projecto Surreal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
riotxedge
Insert Coin


Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/03/2012
Idade : 44
Localização : Setúbal

MensagemAssunto: Projecto Surreal   Dom 18 Mar 2012 - 13:12

Boas.

Este é o meu segundo post. Já me apresentei. Descobri este forum e fiquei fã, pesquisei, pesquisei, pesquisei e decidi fazer um Arcade Jamma com PC-MAME dentro.

Como sou maçarico nisto preciso saber se as minhas pesquisas e percepção estão correctas:

1 - Vou comprar um Arcade Jamma sem jogos e já arranjei sitio
2 - Tenho uns 3 PC's em armazém, 2 ou 3 portáteis, dreamcast, xbox original. (pano para mangas...)
3 - A primeira ideia seria utilizar o Hyperspin, a minha dúvida reside qual as especificações mínimas do pc para correr este MAME
4 - Comprar J-PAC Board e aqui posso ligar teclado, rato e monitor (da Arcade)
5 - No J-PAC é só ligar da Jamma Arcade um encaixe dos fios todos?
6 - Sou mesmo obrigado a comprar uma placa gráfica especifica de 15khz? Ou o Soft-15KHZ resolve o assunto? Ficaria mais económico
7 - Já utilizaram e/ou aconselham aquelas placas jamma "de não sei quantos jogos em 1"?

Resumindo: Ter Arcade a funcionar, ligar J-PAC, ligar rato e teclado, ter o Hyperspin já configurado e pronto, ligar monitor e está feito?

É claro que vai aparecer muito problema pelo meio, mas vou pedindo aqui ajuda.

O que poderá estar a faltar no meu método?

Desejem-me boa sorte.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://charroquedaprrofundurra.blogspot.com
miglea85
5 Credits


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 31
Localização : Carnaxide

MensagemAssunto: Re: Projecto Surreal   Seg 19 Mar 2012 - 0:42

Boas,

Relativamente ao computador, não é preciso ser grande maquina para correr a maioria dos ROMs. Provavelmente esses que tens em armazém serão suficientes.

Quanto as placas gráficas, pelo que pesquisei já funcionam a 15kHz e só necessitas de um software para desbloquear resoluções de ecran mais baixas, na ordem dos 320x240 pixels. Aqui surge o primeiro (grande) problema. As graficas antigas não descem tanto a resolução de ecran.

O Soft-15kHz, pelo que percebi, contorna o problema acima descrito, mas não o consegui por a funcionar nem numa gráfica antiga, nem numa recente. Penso dever-se a utilizar-se a virgula nuns países e o ponto noutros para separar as casas decimais dos inteiros (1.5 ou 1,5 para o computador é diferente). Foi isto que li num forum.

Não sendo eu grande cromo neste assunto e nunca ter aprofundado o tema a 100% penso que o teu resumo está completamente correcto.

Uma dica, quando comprares a maquina e começares o projecto antes de instalares o Soft-15 experimenta por tudo ligado e o que deves visualizar no ecrã será algo como a foto abaixo:


A dica que te dei serve apenas para despistar se a cabinet está operacional Wink
Eu cheguei a pensar que o CRT se avariou na viagem por ligar a maquina sempre depois de instalar o Soft-15 e o ecrã aparecia sempre preto.

Só mais uma coisa, fotos do processo, da maquina, das peças, do que for são sempre bem vindas e a malta tá desejosa de as ver Wink

Boa sorte e força nisso,
Miguel Leão

_________________
Sou principiante, desculpem qualquer coisa... Wink

My Little Collection:
Voltar ao Topo Ir em baixo
White_Spot™
Top 5


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 40
Localização : São Mamede de Infesta

MensagemAssunto: Re: Projecto Surreal   Ter 20 Mar 2012 - 12:46

De grosso modo o teu raciocínio está correto e tal como disse o miglea85, o "maior" problema será a parte gráfica, mas vamos por parte...

Ora bem... quanto à parte do computador... tentemos deixar as coisas bem claras pois reside muitas dúvidas aqui, dúvidas que eu ainda também vou tendo hehe.

O MAME é inteiramente CPU dependent, ou seja, tudo passa pelo CPU e nada pelo GPU (placa gráfica), o que significa que podemos ter um computador com a gráfica mais rasca possível que iremos ter a mesma performance do que com uma gráfica topo de gama.
Ao contrário dos jogos modernos em que a maioria depende em grande parte do poder de processamento das gráficas (GPU) o MAME vê todo o processamento gráfico ser executado pelo CPU, logo o que nos interessa é termos um bom CPU.
Mas um bom CPU significa que temos de ter um I5 ou algo mais poderoso? Pelos vistos tudo depende do que pretendemos jogar e sobretudo da qualidade (velocidade) a que queremos jogar. Seja como for, por aquilo que já fui lendo tudo o que for acima de um Pentium 4 deverá trazer performance mais do que suficiente para a maioria dos jogos, contudo poderá haver um ou outro que requeira um CPU melhor.
O conselho será partir sempre de um processador superior ao Pentium 4 e ir subindo caso algo nos falhe.

No que toca ao HyperSpin... desconhecia por completo os seus requisitos e ao fazer uma pesquisa no Google apareceu-me um tópico do próprio fórum do HyperSpin onde indica / explica o seu funcionamento.

HyperSpin requirements explained

Basicamente a coisa funciona como o MAME, logo é CPU dependent... de nada nos serve gráficas super poderosas (pelos vistos a minha X1950XTX vai ficar a fazer feitio lol).

Resumindo esta lenga lenga toda, qualquer Dual-Core / Core-Duo e similares (AMD) será o suficiente, tendo sempre em conta que de nada serve ter uma gráfica muito boa visto tanto o emulador como o frontend (este) não tirarão partido da mesma.


J-Pac Vs I-PAC, qual escolher

Citação :
What is the difference between J-PAC and I-PAC?

The I-PAC is a control interface which has all inputs connected into it via screw connectors, for building your own panel and doing your own control wiring. The J-PAC has most of the inputs connected to it via an integral JAMMA edge connector and makes it easy to connect a standard JAMMA pre-wired cabinet by simply plugging the cabinet connector onto the board. The J-PAC also contains video circuitry for connecting the PC to the cabinet arcade monitor.

Basicamente se quiseres manter as ligações originais e a possibilidade de ligar um PCB de jogo à máquina convém utilizares o J-PAC. Se por outro lado, utilizar jogos originais JAMMA não será a tua intenção, siga para o I-PAC. Pelo menos eu vejo as coisas assim.


Soft-15khz e gráficas compatíveis

Bem aqui entramos muito no campo das probabilidades, existem sem dúvida uma lista de gráficas testadas e dadas como compatíveis / funcionais, contudo muitas outras também poderão ser se alguém as testar hehe.

Neste Tópico do Fórum Arcade Info existem umas quantas placas e se funcionam ou não. Nada como ver nesse tópico ou ir testando o que se tem por casa hehe.

Seja como for, no que toca a este assunto, aconselho a leitura das seguintes páginas BYOAC WIKI - Soft-15khz e BYOAC - Fórum Soft-15khz


Sobre placas / sistemas JAMMA multi jogos... nunca testei nenhum e nunca me passou nenhum pelas minhas mãos (que tenha virado meu lol).

Essas placas / sistemas JAMMA tem as suas vantagens e desvantagens, sendo que a principal vantagem é ter-se uma variedade (muita das vezes elevada) de diferente jogos num único "sistema". A principal desvantagem prende-se com a impossibilidade de adicionar ou trocar os jogos ali existentes, bem como na maioria das vezes essas placas / sistemas JAMMA serem muito caras.

Na minha ótica de colecionador, tudo o que vier à rede é considerado excelente hehe, na ótica comum de jogador acho que é preciso ter muito cuidado pois apesar de podermos passar a ter muitos jogos, corremos o sério risco dos muitos jogos não nos interessarem e acabamos por ficar na mesma com poucos jogos. O investimento numa coisa dessas terá sempre que partir da lista de jogos disponíveis e claro da vontade de querer pagar o valor pedido.

_________________
Chronicles of White_Spot™ - The Projects!

BMW E46 330D 01/2001 Project
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Projecto Surreal   Hoje à(s) 3:51

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Projecto Surreal
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Projecto: Açores Pins - Erdna

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FlipperWorld :: Homebrew Projects :: Homebrew Projects-
Ir para: