Ora bem pessoal, tenho vindo a adiar a criação deste tópico mas julgo estar na hora de o fazer.
Basicamente quero ouvir a opinião de todos os que se quiserem pronunciar sobre este assunto pois ele é do interesse de todos.
Todos temos reparado que a comunidade de certa forma está estagnada, os membros novos aumentam bastante mas os participativos não...
Voltemos a um debate antigo... esse pessoal só se registou na esperança de ver os classificados ou pura e simplesmente a maioria são bot´s?
Seja qual for o caso e independentemente de tudo, o que realmente nos interessa é quem cá está a participar e por causa desses e também pelo desejo de não querer deixar morrer esta comunidade venho pedir a vossa ajuda e as vossas sugestões.
Todos sabem (ou deveriam saber lol) que o fundador deste fórum / comunidade foi o Vtec, membro de elevado cariz e elevados conhecimentos técnicos no que toca a máquinas Pinball, o qual ultimamente devem ter reparado tem tido pouco tempo para estar aqui com a comunidade, o que tem ajudado significativamente à quebra de "movimento" aqui no fórum.
Pessoalmente sendo um dos "impulsionadores" desta comunidade / fórum também tive um período de tempo onde coisa que tinha a menos era tempo para me dedicar a isto o que também não ajudou nada.
E tal como nós, muitos de vós também terão tido eventualmente necessidade de se privarem da participação no fórum para poderem lidarem com os afazeres da vossa vida, situação mais que normal e perfeitamente compreensível mas que no seu todo levou a uma quebra na participação do fórum.
O meu desejo, também do Vtec e provavelmente de muitos de vós é que esta comunidade não morra e siga em frente, quiçá atingindo o objetivo que foi traçado de nos tornarmos a primeira associação / clube oficial (legal) relacionado com máquinas recreativas.
Como tal, em conversa com o Vtec por PM, o mesmo deixou-me à vontade para diligenciar no sentido de apurarmos o melhor para a comunidade.
No seguimento desse objetivo e da conversa com o Vtec, indiquei-lhe o meu intuito de "fugirmos" aqui do forumeiros, visto que aqui não temos acesso à base de dados do fórum, o que implica que mais cedo ou mais tarde quando decidirmos sair daqui por necessidade, iremos perder tudo.
Um dos males destes serviços gratuitos de alojamento de fóruns é o de não darem acesso à base de dados dos mesmos e como tal se alguém pretender sair perderá tudo o que já foi postado. Nem mesmo pagando o forumeiros fornece a base de dados, logo a meu ver urge sairmos daqui.
Nunca conseguiremos dar uma imagem mais "profissional / de confiança" mantendo o fórum aqui, já que as possibilidades de diversificarmos algumas áreas da comunidade também são praticamente nulas.
Aí e tal se sairmos agora vamos perder tudo?!? Sim e não! Para que tal não aconteça (perdermos tudo), terá que haver um grande esforço e trabalho por parte de alguém (ou várias pessoas) para poder copiar manualmente tudo o que já existe para um novo fórum onde passaremos a ter acesso à base de dados. Será um processo um tanto ao quanto moroso e maçador (muito copy paste e por aí), no entanto passaremos a ter tudo o que aqui existe devidamente inserido numa base de dados (desconheço se com as datas reais ou se com as datas da "migração") a qual será nossa (comunidade) e não da empresa que nos fornece o alojamento.
Tendo em conta essa premissa, quanto mais cedo saímos mais fácil será o processo de copianço hehe.
Aparte este motivo porque devemos sair do forumeiros perguntarão vocês?!?A meu ver, esta plataforma é muito limitada e se quisermos evoluir para uma comunidade com página de acesso, fórum e afins ao estilo da comunidade
Petacos e
Retrovicio, teremos de mudar forçosamente.
Ai e tal já só com isto é o marasmo que se vê, porque irá mudar se tivermos mais tralhas?!?Têm razão, contudo as possibilidades de atrairmos mais membros para a comunidade irá aumentar com a qualidade da nossa apresentação e conteúdos.
Conteúdos?!? Quais conteúdos?!?Bem... que tal termos uma página de acesso e lá serem colocados os tópicos de destaque no que toca a restauros e criação de projetos novos?
Bem que tal de procurarmos parceiros para a comunidade? Parceiros das mais diversas áreas, tipo gráficas para a reprodução de peças plásticas e por aí, casas que trabalham em acrílico (corte laser e afins), componentes diversos, etc...
As possibilidades são imensas e não custa nada bater à porta das pessoas / empresas, no intuito de obter / celebrar protocolos com eles e assim beneficiar todos os membros da comunidade.
Aí e tal isso é tudo muito bonito mas e quem vai tratar disso tudo, bem como de manter a coisa em funcionamento, os custos envolvidos, blá blá blá?!?Ora bem no que toca à mão de obra, eu serei um dos que se oferece para esse trabalho, mas como é óbvio sozinho será complicado logo precisarei de ajuda. O Vtec segundo ele próprio está sem grandes possibilidades de tempo... por isso quem se quiser chegar à frente e tornar-se parte do staff será muito bem vindo.
No que toca a despesas financeiras... a criação de uma associação / clube tem os seus custos e apenas cheguei a esta conclusão (a qual transmiti ao Vtec):
- Citação :
- Ora aqui fica a informação "básica" do que é preciso para se constituir uma associação.
Associação na Hora
Por aquilo que percebi paga-se logo 250€ no momento e depois não sei se haverá mais algum custo associado para escolher o nome. É preciso ter contabilista pelos vistos, apesar de não ter a certeza se numa associação salve seja da "treta" isso é mesmo necessário, mas se for mesmo assim acresce mais um custo mensal.
O ideal será alguém entrar em contacto com quem cria estas associações e expor a coisa diretamente, verificando assim os custos reais da coisa.
Como puderam ver são pelo menos 250€ (só uma vez) + os custos inerentes a contabilidade.
A meu ver acho que devemos para já pôr de parte isto, mesmo tendo em conta que se tendo uma associação / clube legal a possibilidade de se ter a tal "sede" com máquinas para o pessoal jogar e tal ser mais simples e menos propícia a problemas legais (digo eu).
A mudança do fórum para outro lado obriga a custos relativos ao alojamento e ao domínio (nome do site / fórum / etc.), sendo que apenas conheço um fornecedor desse serviço (onde a loja da qual era sócio tem o site / fórum alojado) e é óbvio que poderão existir serviço mais baratos / melhores.
- Citação :
- Usando como referência o serviço que usávamos (Giga Domain Pro) o preço é de 39.90€ por ano ao qual tem de somar o preço do domínio (nome do site / fórum) 9.90€. No entanto eles estão com uma promoção que vale a pena aproveitar, mesmo muito provavelmente não virmos a exceder a capacidade oferecida no serviço Giga Domai Pro. O PT WebTuga Max para além de neste momento custar apenas mais 11.10€ anuais, tem o triplo do espaço em servidor e 5 vezes mais de tráfego mensal permitido.
Esta informação está desatualizada pois a empresa mudou os planos, sendo que agora o plano mais barato custa 25€ ano e o seguinte a que me referia passou a custar 50€ (info
aqui).
Resumindo, serão sempre 25€ (alojamento) + 9.90€ (domínio) =
34.90€ ou 50€ (alojamento) + 9.90€ (domínio) =
59.90€ anuais. É sempre algum dinheiro mas não é nenhuma fortuna se dividido por várias pessoas. Pessoalmente não me importo de contribuir com mais um pouco pois pretendo mover o meu Blogue de onde está e assim pagava mais um bocado por ocupar algum espaço no servidor.
Se pensarmos que 60€ a dividir por 6 pessoas são apenas 10€, mas se forem 10 pessoas já serão apenas 6€, a despesa não me parece ser avultada, mas como é óbvio cada um sabe de si.
Aí e tal não me faltava mais nada do que ter de pagar para o raio do fórum estar noutro sítio... onde está serve-me perfeitamente!É um facto, mas tal como anteriormente indiquei, é o caminho para uma melhor imagem e diversificação de conteúdos e serviços. Se o pessoal não quiser contribuir assim diretamente para o alojamento poderá eventualmente criar-se uns pequenos leilões de "material" para assim angariarmos dinheiro.
Algo muito simples tipo, alguns de nós terem algo em casa que não lhes interessa muito e colocar a leilão no fórum, sendo que o dinheiro obtido reverterá para as despesas da comunidade (leia-se fórun´s e o que mais for necessário). Qualquer coisa serve desde flyers, a outras pequenas peças de máquinas, etc...
Outra forma é cobrar-mos uma taxa por publicidade a empresas que nos tenham algum interesse e coisa e tal já não era preciso nenhum membro pagar nada.
Seja como for, existem muitas possibilidades para que não tenha que "doer" a nenhum de nós, mas quase de certeza que o primeiro pagamento terá de sair do bolso de alguém a não ser que se consiga angariar já dinheiro através de leilões ou assim.
Agregado ao movermos do forumeiros surge outra despesa que é a da plataforma para o fórum. Existem diversas, algumas gratuitas e outras pagas, sendo que a melhor de todas é a vBulletin.
Os custos aqui são bastante elevados:
- Citação :
- O mais caro neste processo é mesmo a licença do vBulletin que são 285$ (fórum, Blog, CMS module) ou 195$ (só fórum), em que os updates que surgem para esta versão são gratuitos, mas o upgrade para um nova futura versão terá apenas desconto.
É que nem pensar!!!! Se pagar 60€ era o fim do mundo isto então é o apocalipse total (hehe)!Quanto a isto pouco há a fazer, ou vai-se para uma plataforma gratuita e mais uma vez ficamos limitados ou avançamos para uma versão "crackada" do vBulletin, sendo que é o que usávamos (e ainda deverá usar) lá na loja de que era sócio e não tivemos problemas.
A solução a meu ver passaria usar a versão "free" e quem sabe se ao longo do tempo angariar-mos dinheiro suficiente já poderemos adquirir a versão "oficial".
Deixo-vos com este amontoado de ideias para que possam pensar e opinar sobre o assunto. Tinha mais para dizer só que tenho de ir trabalhar
.
P.S. Fica também uma pequena votação para percebermos a orientação de cada um. Peço a quem votar que se pronuncie sobre o seu sentido de voto e que para além disso se debruce sobre o assunto com o resto da comunidade.
Desde já deixo aqui o agradecimento a todos os que lerem isto e se pronunciarem.
Obrigado,
Jorge