FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Gottlieb - Class of 1812

Ir para baixo 
+4
Overkilll
Vtec
EM_PinballArcade
White_Spot™
8 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 11:14

Verifica 1º se há algum problema com a slingshot, pode ser que a bobine tenha um cc e esteja a queimar os fusíveis.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 12:11

Que grande seca, a câmara estava sem bateria e agora está a carregar Evil or Very Mad.

Quando ao facto do solenoid da slingshot poder estar em curto... não me parece mas irei tentar fazer alguns testes para verificar isso.
Algum conselho / dica para testar o solenoid Overkilll?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 13:39

Não sei como testar, o paulo já vem ai ajudar-te.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 13:53

Bem já estive a filmar a máquina e a filmar o teste aos fusíveis e aos MOSFET. Agora é uma questão de tempo para poder editar o vídeo e enviar para o Youtube.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 14:51

Se tiveres um multimetro é facil
Se a selenoid estiver em curto tem uma resistencia de 0 oms
Se estiver boa tens uma ressistencia
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 19:14

Bem finalmente estão aqui os vídeos que andei a fazer durante a tarde.

Vou começar por mostrar o vídeo do exterior da máquina:



Interior em funcionamento:



Funcionamento da máquina:



Teste aos fusíveis:




Reparando no que aconteceu quando meti o fusível bom na slingshot que não funcionava e depois liguei a máquina (a slingshot ficou sempre activa) e lendo o que vem escrito no site PinRepair e que meti a vermelho na citação seguinte, pode-se deduzir que devo ter mesmo um MOSFET lixado.

Aproveitei e fiz os testes que indico na mesma citação para tentar despistar melhor a coisa.

Citação :

Locked On Coils.

Symptoms of a bad driver board MosFET would include a coil or flash lamp that turns on and stays on ("locks on") immediately upon game power-on.
...

Standard Testing Protocol.
...
Game power on. Using an alligator clip test lead, attach one end to ground in the backbox.
Momentarily touch the other end of the alligator test lead to the metal tab on the MosFET (for our example, Q28).
This should energize the coil or flashlamp.
...

Testing Solenoid Driver 12N10L or IRL530 MosFETs.
* Game off and preferably the driver board removed from the game. If board still in game, remove connectors P5 and P6.
* Set your DMM to "diode" test function.
* On the component side of the board, put the black DMM test lead on the metal case (or center leg) of the MosFET in question.
* Put the red DMM test lead on the lower leg (leg nearest to the P5/P6/P7 connectors).
* A reading of .4 to .6 should be seen.
* Typically a bad MosFET will show .2 to .3; if this is the case, replace the MosFET.
* Next put the red DMM test lead on the upper leg (leg away from the P5/P6/P7 connectors).
* A reading null reading should be seen.
* Typically a bad MosFET will show .2 to .3 volts. If this is the case, replace the MosFET.

Podem ver então esses testes:





Ficou-me a faltar fazer um vídeo à medição da resistência dos solenoides, da medição da tensão que os mesmo têm, bem como de outro teste mais directo usando uma técnica similar à mostrada no vídeo só que na vez de fazer um shunt entre a massa e o MOSFET, faz-se entre a massa e uma ponta do solenoid.

Todos esses testes vêm indicados no mesmo site.

Eu cheguei a fazer esses testes mas sozinho não consegui filmar a coisa.
Bem que andei a inventar com um cinto para prender a câmara à cabeça lol! mas não deu grandes resultados.

Mais uma vez espero que tenham gostado da coisa e que opinem o que vos apetecer Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 19:58

Viva cheers

Mas que bela apresentação, pormenores não faltam, demorou, mas já cá mora. Very Happy
Acho que de facto é no cabinet e backbox que está pior, ficaria mesmo bom com uns vinis novos, embora há quem diga que não se deve
alterar o que é original, mas que fica bem melhor não há dúvida.

A Gottlieb não fez nenhuma máquina com decoração em vínil serigrafado sempre manteve a tradicional serigrafia directa na madeira, esta é a parte pior para nós, uma vez que a Gottlieb vendeu todos os direitos a Steve Young, mas este pouco fez para manter as máquinas vivas, não se consegue quase arranjar um manual, quanto mais uma reprodução das artes, o que vai havendo é malta como nós que vão fazendo umas coisitas.
Aproveito para dizer que para uma Gottlieb "Wipe Out", tenho as artes todas vectorizadas, quando alguém quiser é só mandar uma mike.

Para uma máquina de flippers a impressão e laminação das artes com o ficheiro pronto, fica por volta dos 30/40€ aqui para os meus lados, estes valores vão aumentando consoante o trabalho que lhes deres, tratamento de imagem, vectorização, etc. As imagens scaneadas não servem para impressão sem um tratamento profundo, e o bom mesmo é vectorizar tudo, só assim se consegue um resultado perfeito.

Achava por bem, reparar todas as avarias, fazer todos os ajustes necessários, e após tudo estar em ordem, partir para a desmontagem e limpeza, isto porque dependente das avarias que tenhas de reparar, no final de estar tudo limpinho e montado, podes ter de voltar a mexer para reparar alguma coisa, é o método que tenho usado e parece-me o mais correcto, há situações em que para ver ou ajustar um switch tens de desmontar uma rampa ou outra coisa qualquer.

Sim senhor estou a gostar, com video e tudo, bem que me dizias para detalhar um pouco as minhas reportagens Embarassed
Nem te digo que a Frankenstein já está quase pronta e nem uma foto... Embarassed , mas não digas a ninguém....sshhhhhh....


Última edição por Vtec em Qua 7 Abr 2010 - 20:30, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 20:06

Very Happy já cheguei tarde, e já deste conta do recado.
Quase de certeza que tens um transistor marado, mas testa também a resistência da bobina, como te disse o NoLimits, 0 Ohms é bobina na sucata.

Uma tabela que pode ser útil para ver o estado das bobinas:
http://www.flippers.com/coil-resistance.html

Vou-te enviar por email, uns autocolantes vectorizados que fiz novos para a minha Wipe Out, como a tua é Sys3 também, devem ser iguais.

Em relação ao serial number... scratch talvez nem o encontres, havia uns senhores que tinham a mania de raspar ou tirar os mesmos, para poderem trafulhar os documentos, coisas à tuga.
Nas Gottlieb Sys 3, deveria estar na Apron do lado esquerdo, virado para o playfield, bem onde a bola cai pela lateral, também devia estar pintado no fundo do cabinet, em baixo da caixa dos trocos ou por aí perto...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 21:30

Obrigado Vtec.
Realmente a mim custa-me imenso começar as coisas, mas depois de embalado... sou levado da breca e é só fotos e afins lol!.

Quanto à resistência dos solenoides... eu fiz esse teste e pelo que diz no site do PinRepair deveria dar algo como 3 ohms ou superior. No meu maravilhoso multímetro digital da treta lol aquilo para ler resistência nessa casa tenho de meter a coisa no teste de continuidade e gramar com o apitar hehe.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04801

Seja como for deram todos acima dos 3ohms, uns pouco mais acima (na casa dos 15 a 30 ohms) e outros muito mais acima (na casa dos 100 e tais ohms) que foi o caso dos solenoides dos flippers.

Vou aproveitar e ir dar uma espreitadela nesse site que referistes.

O teste da medição da corrente / tensão (nunca me lembro do termo correcto) deu na casa dos 80V para eles todos e os que não deram foram os que têm os fusíveis queimados.

Resumindo, tudo aponta para realmente ser apenas os MOSFET lixados Smile.

Obrigado pelas imagens vectorizadas Wink.
No entanto acho que não vi nenhum igual na máquina mas poderão servir para colocar em sítios onde poderiam / deveriam existir.

Aproveito para mostrar umas fotos ranholas onde mal se consegue perceber que a arte na lateral da máquina é um autocolante e não pintura na madeira. Mal se nota mas dá para perceber que onde termina o amarelo existe uma diferença no preto. Ao vivo fica-se com uma percepção mais real de que existe algo por cima da madeira.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04793
Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04795

O serial number não existe no apron como referiste e na zona por baixo do moedeiro tem um número mas não é o de série, mas ainda não desisti de tropeçar nele algures bem escondido lol.

Tal como dizes o que não falta / faltava era malta a trafulhar as coisas, seja como for já consegui perceber uma alteração que com um bocadinho mais de trabalho teria ficado bem conseguida:

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04797
Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04798

Para finalizar deixo aqui umas fotos do manual da máquina, o qual muito me têm ajudado a identificar as coisas na máquina:

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04789
Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04790

Já agora, 1 - 1/2 AMP significa 1,5 AMP?

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04791
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 23:20

É correcto, 1,5 Amps.
3 Ohms é o mínimo aceitável até começar a dar problemas, mas aqui aquela tabela dá bastante jeito para termos uma ideia do estado delas, por exemplo, para as bobinas do slingshot que é a A-5195 (Gottlieb) segundo o manual, deverá de andar por volta dos 12.3 Ohms segundo a tabela e por aí fora.
O teste de continuidade na escala de 200 é pincel... Very Happy, mas já é um bom aparelho para o nosso hobby.

As imagens que te enviei, até podem não existir nessa máquina, a existir, será na barra da tranca e na caixa do circuito de alimentação (interruptor)...


Última edição por Vtec em Qua 7 Abr 2010 - 23:22, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 23:20

Aproveitei e fui tirar teimas sobre os valores das resistências das bobines e está tudo dentro do normal, isto baseando-me no manual da máquina.

Por exemplo, segundo o indicado no manual esta bobine deveria dar 12.3 mas deu-me 11, o que de certa forma poderá ser provocado por algum desgaste da bobine ou até mesmo por alguma descalibração / diferença de leitura do multímetro, mas presumo que esta diferença não seja alarmante ou sequer motivo para achar que o mesmo está danificado ou a precisar de ser substituído.

Corrigem-me se eu estiver errado neste raciocínio Wink.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04805
Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04809

Resumindo:
  • Os valores das resistências das bobines está dentro do normal / aceitável;
  • A tensão / corrente nas bobines está correcto (se bem que no manual não me apercebi de falarem em 80V scratch) excepto onde o fusível está queimado dando um valor nulo;
  • A activação directa das bobines através de shunt com a massa só não funciona onde o fusível está queimado;
  • A activação directa das bobines através de shunt nos MosFet só não funciona onde os mesmos MosFet após medição indicaram valores susceptíveis de estarem em curto.

Ou seja, cada vez mais chego à conclusão que o problema das bobines não funcionais deve-se a MosFet "queimados" e não a outra avaria.

Para reforçar a essa conclusão também posso indicar que a slingshot direita que antes funcionava e que agora não funciona após ter usado o seu fusível na slingshot do lado esquerdo, tem no seu Mosfet valores dentro do considerado normal. Logo a avaria desta bobine é apenas o fúsivel enquanto que nas outras três é o MosFet.

Pude verificar que alguns dos MosFet já devem ter sido substituídos pois para além dos 12N10L também vi alguns IRL530 e assim por alto os três que estão "queimados" são todos IRL530.
Para ter a certeza absoluta terei de remover a board de drivers fora para ver os ver melhor, o que por si só já iria ter de ser necessário para os conseguir substituir hehe.

Aproveito para deixar mais um pequeno pormenor das artes da máquina e neste caso é a do vidro do backbox.
Ao remover a protecção do vidro pude ver que existe uma parte "plástica" a transbordar do vidro.
A coisa está mesmo bem colada e tudo leva a crer que, ou foi mal colocada na fábrica ou então com o calor acabou por se desprender e mexer-se para outro local e ficar aí novamente colada.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04808

Após este dia de habilidades cinematográficas e de testes vários posso dar o dia como bem aproveitado Very Happy.
Vou perder mais algum tempo hoje a consultar os sites da Aquarius e da Dimofel para ver se têm lá fusíveis para substituir estes queimados e verificar se têm os MosFet que preciso. Em caso afirmativo amanhã de manhã trato de ir às compras para resolver estas avarias Wink.


Não percam os próximos episódios que eu também não lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 23:35

Tá feito, temos mestre. cheers
Pois o valor das bobinas varia, daí podemos ter uma pequena ideia do seu uso (máquina), partindo do princípio que ainda tem as bobinas de origem.

Venham os próximos episódios...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 23:45

Qual mestre qual quê, tal como disse o corrado38 uma vez, isto é mais curiosidade einstein lol! do que outra coisa.

Eu gosto destas pequenas coisas e das divagações em redor delas.
Com isto é que se vai aprendendo aos poucos a perceber a mecânica por detrás do funcionamento das coisas e não apenas e simplesmente como devem funcionar.

Edit: já agora qual o tamanho dos fusíveis ou a sua designação para os procurar na internet? Não me está apetecer ir procurar a fita métrica para ver isso Embarassed lol.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 8:30

Bom dia pessoal.

Se o fusivél está queimado tens de ter toda a tensão a cair nele pois este está em aberto, e a sua resistencia é infinita, ou com o buzzer de continuidade este deve de estar calado.

Se estiver bom tens 0V de tensão no mesmo, pois a resistencia deste é perto de 0 Omhs (0,000000000001 Very Happy ), e o buzer deve de apitar feito loco.

Verifica também se não tens um fio em curto ou aberto antes de chegar aos fusiveis.

Como estou com pena de estares longe já ai estava de cabeça dentro da maquina contigo.

Como o vtec bem disse a melhor coisa e mesmo vectorizar.
E o que estou a fazer essa é a parte que leva tempo.

Eu fotografo (quer dizer fotografava que o meu puto ja lixou a porra da máquina, Lá vou ter de ir buscar uma), levo ao photoshop, para distorcer e arranjar para os tamanhos convenientes e depois passo tudo a vector no corel ( vai demorar mais pis estou com perguiça de ir buscar um programa de trace para fazer ele mesmo a vectorização).

Outra e passar tudo a cores pantone, para teres sempre as mesmas tonalidades, o que tens sempre de pedir no sitio onde vais imprimir.

Que pretendes fazer em relação as caixas?

Hoje a noite ja vou a procura de um bom tracer, para fazer mais rapido.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 14:02

Bom dia pessoal.

NoLimits não percebi quase nada do que disseste Embarassed.

Se o fusível está bom apita pois há continuidade, se não estiver bom não apita pois não tem continuidade. Algo simples de se perceber.

Sobre a tensão, como ela está sempre presente nas bobines e como tal também tem de estar nos seus respectivos fusíveis já que passa por lá.
Se os fusíveis estiverem queimados só teremos tensão numa das pontas dos fusíveis.
Mais uma vez algo elementar e que no meu caso confirma-se pois tenho tensão em apenas um dos lados dos fusíveis.

Sobre as artes e tal, melhor que fotografar as mesmas será usar um scanner e digitalizar as mesmas. Mas seja como for essa parte fica para depois digo eu hehe.

Não percebi o que queres dizer com o que vou fazer em relação às caixas NoLimits?

Passando ao que estive a fazer esta manhã.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04811

Já removi os MosFet queimados (3) e aproveitei para remover mais um que está errado.
Dá para perceber que já tinham sido substituídos alguns MosFet devido às marcas de solda "nova".
Todos eles são MosFet errados para esta máquina Evil or Very Mad por isso não será de estranhar que dois deles estejam queimados.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04814

Olha eu armado em técnico... Cool

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04820

Tenho de arranjar daquela malha de dessoldar que assim não me safei lá muito bem e junto com os MosFet vieram pedaços das pistas Crying or Very sad. Mas como foi só da parte de cima da board acho que vai trazer qualquer problema.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04825
Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04824

Basicamente tenho queimado um 12N10L, dois IRF530. A isso pode-se juntar um IRF630 que nem deveria lá estar lol.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04821

Passei o resto da manhã a tentar encontrar o 12N10L e o IRL530 por lojas online Portuguesas e nada.
Liguei inclusive para a Aquarius e a Dimofel e nada.
Vou ver se ligo para mais umas lojas aqui da zona do Porto que encontrei pelo google mas presumo que não vou ter sorte.

Andei a ver pela Farnel e pela RS e essas tem isso em stock. Pela RS consigo isso em 48h ou lá o que é, mas fiquei sem perceber se vendem a particulares. Também não sei se me compensa mandar vir daí e depois ter de mandar vir o resto da tralha da Best Of Pinball, que por azar está encerrada até ao dia 12 Crying or Very sad.

Enfim a ver vamos se me safo aqui nalguma loja da zona do Porto e se não conseguir (o mais certo) acho que vou começar a tratar de desmontar a máquina.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 15:05

Ok vou tentar explicar.

Quando um fusivel rebenta toda a tensão fica aos seus terminais e como se fosse um interruptor.pois está em série com o resto do circuito. só assim não será se ouver uma outra interrupção depois de um dos terminais do fusivel.

Uma coisa que te aconselho e a criares decipadores nesses transistores, ou mais tarde ou mais cedo as pistas da mesma vão saltar.

aconcelho mesmo se possivel a pores uma ventuinha de pc que não faça granel nenhum.
a noite no msn explico melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 15:30

Basicamente estás a dizer a mesma coisa que eu sobre os fusíveis mas de outra forma. A analogia a um interruptor serve perfeitamente para explicar o funcionamento de um fusível bom ou queimado.
Como disse está tudo normal e correcto no circuito da máquina.

Meter dissipadores nesta quantidade de MosFet é quase impossível / inviável, estamos a falar num fila "dupla" com 32 transístores no total.
Por muito pode-se tal como indicas incluir uma boa ventoinha, que tenha um bom fluxo de ar e que seja silenciosa q.b. no backbox para arrefecer no geral as boards e respectivos componentes.

De qualquer forma olhando para a board em si e para os MosFet os mesmos não aparentam ter vindo a sofrer de aquecimento, quanto mais aquecimento excessivo.

Segundo o que percebi do funcionamento da coisa, os MosFet só servem para activar momentaneamente o caminho para o neutro sempre que é solicitado pela CPU. Como tal, e visto que os mais requisitados serão os dos bumpers, não acredito que cheguem a aquecer o suficiente para se danificarem ou danificar alguma coisa.

Sobre a minha senda de encontrar os MosFet cá na zona é para esquecer mesmo, por muito conseguiria os IRF530 que não me interessam para nada. Pelas pesquisas nas lojas Portuguesas como disse também não me deparei com nada de jeito. Acho que encontrei numa os IRL530 e custavam para cima de 3€ cada e os IRL540 mais de 9€ Shocked.

Vou tratar de fazer a encomenda pela Best of Pinball e aguardar que a coisa chegue Crying or Very sad já que não vejo outra solução viável.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 15:46

Se meteres um dissipador, os transistores saiem da placa, e ficam numa placa de decipação.
tens é de fazer depois as ligações com cuidado.

Bem como a zona de maior corrente sair da placa.

Esse sistema tem darlingtons???
Se sim e outra zona de aquecimento.

Já tentastes a radio peças

Eles costumam ter maioria das coisas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 16:17

Ok percebi a ideia da placa de dissipação, mas sinceramente não vejo necessidades de nada disso.
Quanto a existirem Darlingtons.... não sei pois ainda não aprofundei a coisa e nem o devo fazer para já a não ser que deixe de dar algo mais hehe.

Sim também andei a ver a Radipeças e aquilo está tão bem feito que não se encontra nada. Seja como for mais uma vez teria de pagar portes e para isso pago só uns portes e mando vir tudo da Best Of Pinball.

Fica aqui o vídeo do teste aos MosFet já fora da board.
Na coluna de três MosFet, o do lado esquerdo e do centro são os IRF530 e o que está à direita é o F12N10L. O que está sozinho em baixo é o IRF630 que estará bom.



No pino do lado direito visto assim de frente deveria dar uma leitura entre os .4 a .6 e como podem ver dá tudo menos isso.
No pino do lado esquerdo visto assim de frente deveria dar uma leitura nula (1 neste caso) e como podem ver isso não acontece.
Visto isso concluí-se definitivamente que os mesmos estão "queimados".

O teste ao IRF630 dá valores acima dos .6 (dá .7) no pino direito,contudo poderá ser assim mesmo neste MosFet e no pino esquerdo dá o valor nulo (1 neste caso), daí concluir que está em bom estado.

Agora não sei que mais faça lol... desmonto tudo ou... limpo a casa que também tenho de o fazer lol!.


Última edição por White_Spot™ em Sex 27 Ago 2010 - 10:34, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 16:30

Á noite tento ver o data sheet desses mosfet.

Para tentar saber o que é cada um dos pinos
E ao que é que o dissipador está ligado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 18:25

Se te estás a referir à parte superior do MosFet, aquela onde eu encosto o multímetro, posso já poupar-te trabalho pois corresponde ao pino do meio que é o Drain Wink.

O do lado esquerdo é o Gate, o do centro o Drain e do lado direito o Source.

Caso queiras ver a coisa mais em pormenor podes ir ver aqui no Datasheet Catalog.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 19:42

Belo, belo...

Por aqui vende-se os IRL540, mas são um pouco carotes:

http://www.servelec.pt/pt/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage_new.tpl&product_id=19048&category_id=27&option=com_virtuemart&Itemid=1&vmcchk=1&Itemid=1

Pelo preço de um, compras 3 no BoP... Very Happy

Assim dessa forma como tiraste os transistores a probabilidade de virem as pistas atrás é maior, para essa parte a melhor maneira é cortares com um pequeno alicate de corte o componente de maneira a que as "perninhas" fiquem altas o suficiente para serem agarradas, cortar junto ao transistor neste caso, de seguida com uma pinça ou alicate de pontas é so agarrar nas "perninhas" (placa do lado dos componentes) e encostar o ferro na solda e ir tirando uma a uma, por último limpar então os buracos com a bomba de sucção. Assim desta forma o risco de danificar as placas é nulo, este método aplica-se para quase todos os componentes das placas, tirando alguns condensadores radiais que não se consegue cortar, nos integrados é um mimo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 20:17

Por enquanto até ao momento não me tenho deparado com nenhuma máquina que aparente problemas de aquecimentos a nível da placa de drivers, tenho visto mais problemas de aquecimento em algumas placas de resistências da iluminação geral que por acaso na minha Gottlieb a mesma estava toda queimada, arranjei outra e substitui as resistências por umas de 7W as originais eram de 3W e deixei as mesmas um pouco mais afastadas da placa.

E é precisamente aqui na iluminação geral que tenho visto os maiores problemas de aquecimento, na Data East então, é raro ver uma que não tenha os conectores todos queimados e que metade da máquina não esteja apagada, também este é um problema que seria mais comum nas máquinas quando estavam em exploração, ficavam quase todo o dia ligadas e gerava bastante aquecimento como tal, mas aquecimento este que não seria possível dissipar nem diminuir com facilidade, porque o mesmo se deve ao facto de os contactos não serem os apropriados para tal fluxo de corrente e a resistência gerada acabava por queimar o próprio conector, só mesmo trocando por uns de maior secção, um problema de fabrica...

Para uso doméstico não vejo nehuma utilidade em qualquer tipo de ventilação, a máquina não irá ser usada o suficiente para gerar esse aquecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 20:19

Obrigado Vtec.

Por acaso também estive nesse site e como referi anteriormente, para pagar portes pago-os de onde mando vir tudo ou quase tudo o que preciso para a máquina de uma só vez, ou seja, Best of Pinball Wink.

Esqueci-me no entanto de consultar as casas de Pinball nacionais, sobretudo as de aqui do norte e amanhã a ver se ligo para a Playtec por exemplo para ver se têm estes MosFet para venda. No site da JS Diversões não indicam ter nada disto, mas não custa muito ligar para confirmar.
Caso não tenha avanço então para o Best of Pinball.

Sobre as dicas para a remoção de componentes Vtec só te tenho a agradecer por me re-lembrares essa técnica. A ver se na próxima incursão com o ferro de soldar não me esqueço disso Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 21:10

scratch porque não nos lembramos nunca que até temos algumas coisitas cá...
Na minha RFM, o que eu corri atrás de uma fonte de alimentação AT, nem vos conto...andei aí umas 2 semanas a correr lojas de informática, à espera de confirmações se podia ser encomendada, etc., tudo isto por pensar eu que até seria simples de arranjar uma fonte de alimentação AT, mas pelos vistos não...
estava eu quase mesmo a pagar por uma no eBay uns 40$ mais portes dos US para cá, isto porque na altura nem nas lojas de Pinball na EU havia...
Numa última esperança lá vou eu ao site da JS Diversões e lá estava ela a rir-se para mim e de mim... Razz por 40 euritos chegou em 2 dias.

Ele há coisas... Very Happy

Quase que com certeza eles têm, até podem não ter para venda, mas têm uns quantos que podem ser vendidos... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gottlieb - Class of 1812
Ir para o topo 
Página 1 de 7Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Oficina de reparação
» restauro da Gottlieb Roller Disco (RollerDiscoDuino)
» Gottlieb "Jet Spin"
» 1968 Gottlieb DOMINO
» 1975 Gottlieb ATLANTIS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Restauros e Manutenções :: Solid State (SS)-
Ir para: