FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Apresentação e entrevista a Arnaldo Lopes

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Apresentação e entrevista a Arnaldo Lopes Empty
MensagemAssunto: Apresentação e entrevista a Arnaldo Lopes   Apresentação e entrevista a Arnaldo Lopes EmptySeg 31 Jan 2011 - 21:14

O Flipperworld foi ao encontro de Arnaldo Lopes, empresário ligado ao sector de máquinas recreativas há mais de 30 anos e sócio gerente da empresa Playtec, Lda., distribuidora de várias marcas de máquinas recreativas.
No âmbito de uma possível parceria com o Flipperworld, foi-lhe feita uma proposta e desde logo se mostrou disponível para ajudar na impulsão de mais uma etapa do panorama nacional das máquinas recreativas: o hobby e o coleccionismo, os principais objectivos do Flipperworld.

Deixamos uma pequena conversa que foi feita nessa visita e desta forma, anunciamos também o Arnaldo e a Playtec, Lda. como os novos parceiros do Flipperworld.


FlipperWorld - «Conte-nos um pouco do seu percurso pelo mundo da exploração de máquinas recreativas?»

Arnaldo - «Quando terminei o secundário, por várias razões, resolvi adiar a minha formação académica.
O meu primeiro emprego remunerado foi como técnico de máquinas flipper, EM na altura. Trabalhei vários anos na reparação
de máquinas recreativas e mais tarde, como gerente de empresas do sector.
Em 1986 estive ligado a uma empresa no Brasil, que fabricava máquinas flipper e arcade.
Voltei a Portugal após dois ou três anos e iniciei a actividade individualmente.
A Playtec aparece muitos anos depois, mas embora com poucos anos de existência, tem colaboradores com décadas de experiência neste sector.»


FlipperWorld - «Quais foram para si os anos de “Ouro” dentro do panorama nacional e porquê?»

Arnaldo - «Os finais dos anos 70 e até meados da década de 80 foram anos muito bons para os operadores de máquinas.
Os jogos vídeo eram uma novidade e o sector teve um crescimento enorme. Em Portugal, as máquinas em exploração comercial
passaram de algumas centenas para a casa de dezenas de milhar.
Acredito que nessa época estivessem ligados profissionalmente ao sector, mais de 10.000 pessoas.»


FlipperWorld - «O que acha que foi a principal causa do fim dos típicos salões de jogos dos anos 90?»

Arnaldo - «Foram vários os factores que levaram ao encerramento dos salões de jogos. O aparecimento das
consolas para jogar em casa modificou os hábitos dos jogadores. Ao mesmo tempo, os fabricantes de jogos deixaram de
investir na vertente profissional das máquinas arcade e desviaram os seus interesses para o mercado de jogos para casa.
Outra razão, muito importante, deve-se à legislação que regula o sector. A legislação existente inviabilizou na prática, a exploração
comercial das máquinas recreativas e levou ao encerramento de mais de 80% das empresas do sector.»


FlipperWorld - «Dentro das máquinas recreativas há vários sectores, qual o que gosta mais?»

Arnaldo - «Sempre estive ligado à exploração comercial das máquinas recreativas. Em três períodos distintos, também
estive ligado à montagem e fabrico das mesmas. Embora diferentes, ambos me atraem.»


FlipperWorld - «Teve a oportunidade de conhecer pessoalmente alguém que fosse criador de uma máquina recreativa
ou fizesse parte da equipe?»

Arnaldo - «Estive em contacto directo com vários criadores de máquinas recreativas.
Nos últimos anos a nossa ligação à Photo Play, permitiu um contacto directo com vários criadores de jogos e pioneiros da indústria
dos jogos recreativos.
Uma experiência, muito importante na minha aprendizagem, foi a minha ligação a uma empresa brasileira, liderada por
Inocêncio Esteban Rodriguez, pioneiro no fabrico de máquinas flipper e arcade no Brasil.»


FlipperWorld - «Como vê o panorama nacional a nível de exploração de máquinas recreativas?»

Arnaldo - «As empresas que operam em Portugal no mercado das máquinas recreativas não têm sequer futuro.
Todos os dias assistimos ao encerramento de empresas do ramo. O número de operadores baixou mais de 80%.
Se não houver, rapidamente, alteração da legislação existente, por outra que facilite a operação comercial dos jogos recreativos e permita jogos com atribuição de pequenos prémios, como sucede nos restantes países europeus, o encerramento das restantes empresas será inevitável.»


FlipperWorld - «Como vê o panorama nacional ao nível do coleccionismo?»

Arnaldo - «A maioria dos coleccionadores está a dar os primeiros passos. A cada dia surgem novos entusiastas, que
começando com uma máquina para colocar em casa, rapidamente evoluem para o coleccionismo. Esta geração de coleccionadores tem,
regra geral, muito conhecimento do tema, tanto a nível histórico como a nível técnico.
Aparte esse, existem em Portugal duas grandes referências nesta área: o EM_PinballArcade, membro deste fórum, que tem uma colecção
de electromecânicas (EM) e Jukeboxes invejável e outro coleccionador da zona de Lisboa, também com uma bela colecção, especialmente
voltada para as slot machines, mas com várias máquinas que estabeleceram marcos na história do Pinball.
Estas colecções são de classe internacional e motivadoras para os novos entusiastas. Vamos por isso assistir nos próximos anos ao aumento
exponencial de coleccionadores.»


FlipperWorld - «Como coleccionador, o que aprecia mais dentro das máquinas recreativas?»

Arnaldo - «Sem dúvida nenhuma as máquinas flipper. Considero alguns modelos verdadeiras obras de arte.
Tenho também uma atracção especial pelas slot machines antigas.»


FlipperWorld - «De entre as suas peças de colecção qual é a mais importante para si?»

Arnaldo - «A peça que eu mais gosto da minha colecção é uma Mills Cricket, fabricada em 1904 (Slot machine).
Nas máquinas flipper, a escolha é mais difícil. São muitas as variantes para identificar a minha preferência.
Se me perguntarem quais eu detestaria perder, começo pelas mais antigas, porque são as mais difíceis de encontrar,
mas a minha preferida é a Twilight Zone.»


FlipperWorld - «Para finalizar, como vê o projecto Flipperworld?»

Arnaldo - «A Flipperworld veio preencher uma lacuna existente em Portugal. Até agora, só seguindo os clubes e fóruns estrangeiros,
é que os coleccionadores portugueses não se sentiam isolados. O contacto directo com outros coleccionadores e apaixonados pelos flippers é muito importante. A sua divulgação é um objectivo primordial, para o desenvolvimento do coleccionismo.
Como profissional, fico espantado com o conhecimento profundo e com os conselhos dados por alguns participantes do fórum.
Aprendo com eles todos os dias.
O mais assombroso é que o Flipperworld foi criado por pessoas que nada têm a ver, profissionalmente, com o tema.
Todos lhes devemos muito.
Obrigado.»
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Daniel Tiago
3 Credits



Mensagens : 75
Data de inscrição : 27/05/2012
Idade : 48
Localização : Mem-Martins

Apresentação e entrevista a Arnaldo Lopes Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e entrevista a Arnaldo Lopes   Apresentação e entrevista a Arnaldo Lopes EmptyQua 30 maio 2012 - 17:30

Muitos parabens Arnaldo Lopes
Ir para o topo Ir para baixo
 
Apresentação e entrevista a Arnaldo Lopes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentação Arnaldo
» Arnaldo
» Fale com a Playtec
» Apresentação
» Apresentação EM_PinballArcade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Parcerias FlipperWorld :: Playtec, Lda.-
Ir para: