FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Arcade Homemade

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySeg 28 Nov 2011 - 14:12

Boas a todos,
Estou a pensar construir uma arcade homebrew (por ser menos dispendioso que o restauro de um flipper).

O projecto passa por reutilizar um PC antigo (Pentium 4, 500Hz se não estou em erro), instalar um frontend (HyperSpin), 2 joystick, 20 botões e uma placa de interface (IPAC2).
Basicamente é um pack do genero deste: EBAY

Inicialmente devo gastar 100€ neste projecto para o por a funcionar e quando tiver mais tempo disponível construirei uma cabinet que não sei quanto poderá custar ainda.

Neste momento estou a fazer o download do frontend e de alguns jogos (58Gb no total) para o testar e analisar a viabilidade do projecto. Tambem estou a fazer "um estudo de mercado" para que este projecto se realize pelo menor valor possível.

Assim que tiver finalizado o download do frontend podem contar comigo para o disponibilizar a quem estiver interessado (são é 58Gb mas logo se combina como partilhar).

A cabinet vai ficar para ultimo devido a ser uma peça secundaria no funcionamento da minha arcade.

Como quem não pede, Deus não ouve, se alguem tiver joysticks e/ou botões para reciclar podem mandar uma PM Very Happy

Umas questões:
Já alguém "mexeu" numa placa IPAC?
Acham que este projecto, tal como está, é uma boa opção? Ou há melhores?
Conhecem outra placa de interface?

NOTA: Toda a informação que poderem disponibilizar será em beneficio do "nosso" forum.

Abraço,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyTer 29 Nov 2011 - 16:44

Boas a todos,

Já tive o prazer de experimentar o FrontEnd e tenho a dizer que o interface é mega configurável.

A configuração não é propriamente fácil mas com (bastante) tempo consegue-se fazer "uma brincadeira" engraçada.

Tenho também a dizer que o download que fiz incluía poucos jogos (os suficientes para experimentar o programa) e que, perto de 50 Gb se deviam apenas a configuração do FrontEnd (porque tem um video com o previous de cada jogo).

Desculpem insistir, alguem já experimentou a placa IPAC2 ou similar??

Abraço,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
edrv
1 Credit



Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/01/2010
Idade : 50

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyTer 29 Nov 2011 - 19:04

Boas miglea85

o IPAC2 é muito simples eu tambem estava com algum receio quando comprei, mas depois correu tudo bem.

Ja compraste o IPAC2 é que existem pequenas variações nos modelos os últimos já trazem quatro teclas adicionais (Enter Esc e mais duas programaveis)

edrv

Ir para o topo Ir para baixo
edrv
1 Credit



Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/01/2010
Idade : 50

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyTer 29 Nov 2011 - 19:13



Alem do IPAC existem outras alternativas até mais baratas tipo:

USB-Keyboard-Interface-para-MAME

USB To JOYSTICK 1 Player Solución CPO Arcade

HACK DE TECLADO PS2 - 6.2mm


para saberes mais consulta esta loja on line.

http://tienda.arcadeshop.es/Categorias/INTERFACES-Y-PCB-JAMMA_C18_P1.html

edrv
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyDom 4 Dez 2011 - 22:58

Ora boas miglea85 e desculpa por só agora me pronunciar.

Sobre o hyperspin, sim de facto é muito bom, meio trabalhoso meter aquilo tudo ao nosso gosto mas permite muita coisa mesmo.

Quanto ao tamanho da coisa... isso não é nada, o último pack de roms oficial tem 40.8GB, se lhe meteres os chd´s são só mais 222GB, os extras (imagens, flyers e afins) mais 13.8GB, etc...
De certa forma os principais "torrents" da especialidade ocupam-te cerca de 500GB, mas se lhe adicionares muitos outros "sistemas" esse valor sobre drasticamente e muito rapidamente hehe.

Uma pequena pesquisa na internet por algo denominado de pleasuredome (e já estou a dizer muito por causa das regras da nossa comunidade) e terás acesso a todas essas maravilhas.

Quanto ao construíres um cabinet de raiz... olha que a coisa é capaz de te sair mais cara do que pensas. É preciso uma quantidade significativa de madeira, entre outras coisas.

IPAC´s e afins são todos "simples" de se usar e verás, tal como o edrv, em dois tempos dominarás a coisa.

O computador que pretendes usar será "suficiente" para a maior parte dos jogos "básicos" do mame, mas se tentares correres os jogos com CHD´s, ou até outros emuladores, não terás máquina à altura.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySeg 5 Dez 2011 - 23:54

Boas a todos,

Obrigado edrv e White_Spot pelos comentários.

As tuas dicas (edrv) foram muito boas e reforçaram bastante o que tinha em mente. Obrigado.

White Spot, desconhecia completamente esse site, foi uma grande mais valia apesar de ainda estar perdido lá no meio.

Já consegui por mais de 4000 roms a rodar no MAME apesar de ainda não ter conseguido encontrar nenhuns CHD's (não encontro nenhum torrent relacionado com isso na internet porque não consigo disponibilizar muito tempo na procura) mas fica a dica para. Smile

Também já tinha chegado a conclusão que construir uma cabinet sairia mais caro que comprar uma usada, mas esta parte do "trabalho" está em segundo plano por falta de tempo/dinheiro.

Quanto ao computador, para já o que tenho vai ter que servir. Os jogos "básicos" que não correrem nele vão ter que esperar por uma altura mais prospera (tem que ser).

Mais uma vez, OBRIGADO edrv e White_Spot.

Abraço aos restantes,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyQua 14 Dez 2011 - 17:59

Boas a todos,

Hoje fui ver uma arcade aqui perto do meu trabalho. A cabinet vem com 11 botões, 2 joysticks, monitor 27'' e muito bem estimada.

O computador também já está quase preparado.

Mas agora deparo-me com umas duvidas que gostava de ver esclarecidas antes de efectuar o negocio da arcade.

Para ligar a cabinet ao PC vou precisar de um adaptador, corrijam-me se tiver enganado.
Este serve?
Arcade Homemade Pc2jamma

Pelo que consegui perceber, utilizando o interface acima, já não preciso de outro para os botões, certo?
Isto já não é preciso??
Arcade Homemade Jamma-to-usb-2p

Tirei esta conclusão, possivelmente mal, do site www.arcadeoutlet.es

Desde já, muito obrigado
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
edrv
1 Credit



Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/01/2010
Idade : 50

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyQui 15 Dez 2011 - 0:05


o adaptador de cima e´um PC2JAMMA "PC TO JAMMA" faz quase o mesmo que o JPAC mas com algumas diferenças suporta ate 6 botões por jogador, ja tem amplificados de som tem 5 botoes extras integrados para (pausa, ESC, volume etc...) mas para ligares o pc à arcade tens de ter uma placa VGA a 15Khz. ao contrario dos IPAC e JPAC este sistema liga-se à porta paralelo


para tirares duvidas de instalação vai a este link e tens toda a informação sobre como ligar e configurar a PC2JAMA (esta em espanhol)

http://arcadeforever.forumfree.it/?t=42976833

edrv
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyQui 15 Dez 2011 - 16:20

Boas a todos,

Obrigado edrv pela informação. foi bastante esclarecedora.

já encomendei a placa de interface PC2JAMMA via ebay.es

Amanhã prevejo ir buscar a cabinet, se conseguir arranjar transporte.

Quando tiver o material todo reunido postarei aqui fotos.

Abraços,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySáb 17 Dez 2011 - 17:37

Ficamos a aguardar essas fotos miglea85.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySeg 19 Dez 2011 - 16:05

Boas White_Spot,
Quanto a fotos, espero partilhar amanhã umas vistas gerais da caixa e lá para o final da semana espero ter umas fotos da arcade em funcionamento e quem sabe até uns vídeos.

Quanto aos progressos surgiram 2 imprevistos:
a fixação de um switch de um botão está partida (tenho que comprar uma nova depois de ter tudo a funcionar),
o computador, com estas especificações, liga mas não arranca por isso ainda não consegui formata-lo.
De qualquer das maneiras, o frontend está a ser configurado no meu portátil.

Abraço,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyQua 21 Dez 2011 - 10:43

Pessoal, ainda não há fotos porque o PC teima em não funcionar. Mas não está esquecido.
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyQua 21 Dez 2011 - 15:12

Depois de desmontar, montar, testar, etc, etc, etc cheguei a conclusão que a motherboard está queimada.
Como não quero gastar mais dinheiro na arcade, vou tentar reutilizar peças de computadores que vão sendo reciclados na empresa onde trabalho. Não vai ser uma tarefa muito fácil de realizar porque grande parte dos componentes que vão para o lixo é porque não funcionam...

Sendo optimista prevejo não conseguir por a arcade a funcionar antes do natal. E enquanto não tiver computador não vou adiantar mais nada.
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyQui 22 Dez 2011 - 0:26

Boas pessoal,

Hoje consegui arranjar um computador, formata-lo e instalar o Windows XP.
Tambem instalei o Soft15kHz disponibilizado em http://arcadeforever.forumfree.it/?t=42976833 e o snes como demonstra no site em anexo.

A cabinet dá som, a luz na placa adaptadora PC2JAMMA acende o LED quando ligo a cabinet ou o computador.

Agora surge o problema. O CRT não dá sinal nenhum. Parece estar morto apesar de eu o ter visto funcionar quando comprei a cabinet e de ouvir zumbir.

alguem tem alguma dica para a resolução deste problema??

Grato por toda a ajuda desde já,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySex 23 Dez 2011 - 1:04

Pessoal, preciso de ajuda.
hoje consegui dedicar-me umas horitas a arcade mas ainda não funciona.
O problema é que o CRT continuar preto. já experimentei 2 graficas diferentes + a saida VGA onboard e nada.

O CRT quando desligo mostra aquela bola de cores ao centro característica das televisões antigas, por isso deduzo que o cinescopio está OK.

Será que a placa na foto supracitada está marada ou não é adequada??

Alguém tem uma sugestão de como resolver o problema?? Ou que processo devo seguir??

Abraço,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySeg 26 Dez 2011 - 20:28

Sinceramente não sei se te consigo ajudar assim... tens algum sistema original de arcade (jamma) que possas conectar para ver se fica a dar. Se der o problema será da configuração nova com o computador.
Pessoalmente espero lá para fins de Janeiro poder meter mãos à obra na minha máquina e meter-lhe lá o meu actual computador de jogos a rolar a valer hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyTer 27 Dez 2011 - 1:19

Não tenho nenhum sistema e pelo pouco que consegui pesquisar na net não encontrei nenhuma maneira de testar o CRT.

Não sei se o problema será da frequencia não ser a correcta, se a placa grafica do PC ser incompativel ou se o CRT se avariou na viagem, mas para já resolvi a situação com um monitor LCD 4:3 de 17'' que tinha aqui para casa.

De qualquer das maneiras vou congelar a resolução do problema do CRT não dar imagem porque aproxima-se a época de testes e isso é muuuiiiiiittttoooo mais importante que a maquina arcade ou qualquer outro assunto que tenha em mãos.

já tenho algumas fotos no tlmvl que amanha disponibilizarei no facebook e posteriormente deixarei aqui um link para as mesmas.

Abraço,
Miguel Leão

Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyTer 27 Dez 2011 - 10:08

Fazes bem miglea85, os testes em primeiro lugar. No que toca ao monitor... realmente assim é um bocado complicado saber se está bom ou não, mas vou ver se encontro alguma coisa sobre o assunto.

Já agora uma ideia parva lol, e se se ligar um cabo de antena de tv lá não é suposto dar alguma coisa??? Não deve custar muito tentar digo eu hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyTer 27 Dez 2011 - 16:33

O problema é que o monitor não tem entrada de antena. só tem mesmo a entrada das 3 cores primarias, massa e sincronismo.

Segue o link da minha arcade: FACEBOOK

Desculpem a demora.
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyTer 27 Dez 2011 - 21:18

Pois... realmente não deve ser tão linear ligar um cabo RF a uma entrada RGB hehe.
Já fui ver o teu facebook e é só adicionares o meu pedido para eu deixar lá o meu like Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySex 30 Dez 2011 - 15:43

Boas a todos,
Já actualizei o facebook com mais umas fotos da arcade.

Por incrível que pareça, o computador não precisa de nenhum software especial para liga-lo a arcade. A gráfica do computador já sai a 15kHz que é a mesma frequência da arcade. foi só plug and play.
Ainda assim a arcade não está a funcionar a 100% porque a resolução do computador não vai a menos de 600x400 e a resolução do monitor Intervideo (modelo w66) deve ser algo na ordem dos 400x300.
Parece-me que a minha gráfica não consegue ir a tão baixa resolução. Vou fazer mais uns testes com umas placas gráficas diferentes e software para baixar a resolução abaixo do standart (multires, quickres e outros do mesmo género) e depois postarei mais umas fotos dela a funcionar.

Se depois de ela estar a funcionar o aspecto visual dos jogos não for de meu agrado, é muito provável que opte por um LCD de 27'' se houver espaço para o meter dentro da arcade e o preço não for muito elevado.

Abraço,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySex 30 Dez 2011 - 17:02

Pois se dá direto melhor ainda hehe.

Por aquilo que se vê na imagem à primeira vista parece não estar devidamente sintonizado com aqueles "botões" que tens numa foto. Mas olhando mais atentamente realmente parece que "falta" a parte de baixo da imagem e aí sim poderá dever-se à resolução ser elevada para o chassi.

Arcade Homemade 391827_335550329806223_100000537754676_1275842_1599499443_n

Nada como ires testando softwares para diminuíres a resolução e ver se a coisa fica impecável.
Mudares para um LCD... bem... irás perder aquele feeling característico do arcade, mas é sempre um caso a pensar caso não haja outra solução Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySeg 2 Jan 2012 - 2:20

Boas,

O feeling nunca vai ser o mesmo do que jogar nos cafés porque não precisamos fazer render a moeda e nisto tenho que manter assim.
Mas sim, neste momento a intenção é deixar o CRT original a funcionar.

Ainda não houve mais progressos porque quando tenho intenções de adiantar trabalho encontro sempre o meu sobrinho (7 anos) a desafiar-me para umas jogatanas. lolol.

Abraços,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptySeg 2 Jan 2012 - 23:20

O feeling da moeda é só tu o quereres miglea85 lol!. Pensa na coisa tipo um mealheiro hehe.
Estou a ver que o miúdo tem bom gosto então Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade EmptyQua 1 Ago 2012 - 10:21

Esta semana tenho dedicado algum tempo a minha arcade.
Dei 1 passo em frente e depois 3 para trás. Que stresse...

Ontem consegui configurar a placa gráfica como deve ser. Consegui por tudo operacional no CRT como mandam as regras.
A tela do Windows preenchia todo o CRT, nada ficava de fora e as cores estavam minimamente decentes.

Quando reinicio o computador para verificar que tinha conseguido "programar" tudo deixo de ter sinal no CRT.
Depois para voltar ao windows para verificar o que tinha feito mal, ligo o LCD e este queima.

Ponto de situação: agora o CRT não tem definição suficiente para eu andar a mexer no windows, o LCD também não funciona e a placa gráfica não é potente o suficiente...

Estou seriamente a pensar adquirir a placa ArcadeVGA da Ultimarc juntamente com o J-PAC da mesma marca.
Arcade Homemade ArcadeVGA_top

A grande vantagem desta gráfica são as resoluções de origem compatíveis com o CRT na saida VGA (azul) e posso ter ao mesmo tempo um LCD na saida DVI (branca) com imagem estendida.

Estou a desenvolver este projecto em conjunto com o meu irmão. Basicamente eu trato de tudo e depois dividimos a conta, lolol.

Vamos ver o que fica decidido...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arcade Homemade Empty
MensagemAssunto: Re: Arcade Homemade   Arcade Homemade Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arcade Homemade
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Coconut Island Homemade Pinball
» Restauro/Construção de sistema MAME para Arcade
» John´s Arcade
» Arcade Hunters
» Restauro de Arcade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Homebrew Projects :: Homebrew Projects-
Ir para: