FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 FAZER RESET A CORSARIO DA INDER

Ir para baixo 
+3
Vtec
romba
arochaset
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 21 Jun 2012 - 21:32

arochaset escreveu:
O transistor estoirou por havia uma ligação mal feita.
Sabes se a placa do cpu é de camada dupla?
Vou comprar esse ic ainda hoje para ver se reparo essa treta...

depois digo alguma coisa

obg

Se o cpu é dupla camada!? Sim, é de dupla camada.

Força então, esperemos que fique resolvido para poderes dar umas palmadas na danada Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 21 Jun 2012 - 21:56

Trator, ainda hoje lá estive a comprar um ic mas nem me passou pela cabeça que eles tinham este tipo de Relé, pensei que só em casas da especialidade é que tinham, Já agora conhecem alguma casa onde se possa arranjar bobines e certos plasticos para estas maquinas?
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 21 Jun 2012 - 22:12

Vtec, Já comprei um ic para testar os da placa, comecei por testar IC 24 e os valores que eu registei no IC novo e o velho são identicos e não notei nenhuma melhoria na maquina. Contudo noteu que todas as entradas no IC 24 são an ordem dos 24mV em todos pinos (1 a 8 ) enquanto nas saidas do IC, obtive os seguintes:
PINO 18 - 6,2V
PINO 17 - 1,8V
PINO 16 - 1,8V
PINO 15 - 1,8V
PINO 14 - 4,8V
PINO 13 - 1,8V
PINO 12 - 1,8V
PINO 11 - 1,8V
PINO 10 - 6,8V

Sabem se esta diferença de tensões entre o IN e OUT são normais? estamos a falar de entradas em milivoltes e saidas na ordem dos poucos voltes


Última edição por arochaset em Qui 21 Jun 2012 - 22:35, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 21 Jun 2012 - 22:19

Quem me pode dar uma ideia do que são os vigilantic coils?
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySex 22 Jun 2012 - 13:11

Boa tarde,
Como referenciei anteriormente, tenho uma resistencia que está a aquecer muito e se conseguir perceber o porquê deste equecimento excessivo encontro o problema de toda a maquina. Para isso preciso de um favor vosso, será que conseguem medir umas tenções na vossa maquina, claro que seja a Corsario ou outra da inder, devem ser todas iguais,
Preciso saber as tensões de: Comumn de bobines out, Vigilante coils.comin de bobines in.

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Corsariobob


Última edição por White_Spot™ em Sex 22 Jun 2012 - 21:34, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigido o link para aparecer logo a imagem.)
Ir para o topo Ir para baixo
romba
3 Credits
romba


Mensagens : 98
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 53
Localização : Sintra

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySex 22 Jun 2012 - 15:03

Vou dar uma dica assim para o ar até porque ainda não ví os esquematicos dessa maquina
mas a permissa de que o problema da maquina está relacionado com o aquecimento da resistência, PODE ESTAR ERRADA, essa resistência têm esse tamanho porque é uma resistência dimensionada para dissipar calor, (têm pelo menos 5 Watts), essas resistências aqueçem mesmo muito em funcionamento normal ao ponto de não conseguirmos aguentar o calor quando pomos lá os dedos, agora se aqueçerem ao ponto de derreter as soldaduras, aí sim há de certeza um problema.
Esse transistor 2N6287 que vejo na fotografia, é um transistor que aguenta até 20 Amperes
e é quase certo que essa resistência está em série com esse transistor (pode verificar)mesmo que a corrente em funcionamento normal seja apenas 5A (um quarto da corrente maxima do transistor) se a resistência tiver 0,3 Ohm a potência dissipada nela é de
P=RxIxI ou seja 7.5 Watts!! e 7.5 Watts é muito calor, para se ter uma ideia existêm ferros de soldar de 15 Watts! um ferro de soldar de 15 Watts é uma resistência que dissipa 15Watts para a ponta do ferro, gera calor suficiente para derreter uma liga de estanho com chumbo Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySeg 25 Jun 2012 - 21:55

Boa noite,

Tem toda a razão do que diz, estive a a fazer algumas mediçoes e notei que essa resistência está a devitar na ordem dos 7 W, calor a mais,mas não sei o porquê...
Será que o relé não atraca e faz com que a resistência entre em aquecimento excessivo?
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySeg 25 Jun 2012 - 22:04

O transistor já foi mudado visto que o anterior estava em curto. Será que alguém me pode ajudar em me enviar uma foto desta placa para ver se os transistor são os corrector?por exemplo oque tenho como TR14 não me parece um 2n6388 (tip141)...
Ir para o topo Ir para baixo
romba
3 Credits
romba


Mensagens : 98
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 53
Localização : Sintra

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySeg 25 Jun 2012 - 22:41

Já mediu a queda de tensão no diodo zener DZ2 ? deverá medir á volta de 3.5Volts

Já mediu a tensão Vcc que entra na resistência R2 ? deverá de ser á volta de 5.5Volts

o transistor TR14 é um SC107 e não um 2n6388, penso que se enganou no comentario.

que tensão é que têm do outro lado de R2 ? (referida á massa)

por outro lado ainda não percebi o que são as vigilantic coils
Ir para o topo Ir para baixo
romba
3 Credits
romba


Mensagens : 98
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 53
Localização : Sintra

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySeg 25 Jun 2012 - 22:52

o transistor 2n6388 pode ser substituido pelo tip 141, são ambos transistores darlington tipo npn com ganhos identicos, o tip141 é um pouco melhor porque aguenta 10Amperes de corrente de colector contra os 8Amperes do original, e consegue dissipar 125Watts contra os 65 do original, por aí não têm problema.
Ir para o topo Ir para baixo
romba
3 Credits
romba


Mensagens : 98
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 53
Localização : Sintra

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySeg 25 Jun 2012 - 23:21

estive a ver melhor no esquematico e o sinal coil vigilante vem da unidade de CPU do ULN2803A(CI-30) que por sua vez está ligado ão PIA8255 (CI-23), pareçe-me que a avaria poderá estar está no lado do cpu
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 28 Jun 2012 - 20:21

Agradeço ainda estar a tentar-me ajudar-me, visto que estou a pensar desistir deste hobby.
Visto que não consigo por esta geringonça a trabalhar, e ainda estava a pensar comprar outra, acho que vou desistir.

Voltando ao problema, o ci-30 já o mudei visto que pensei que poderia ser o causador do problema, também pela questão de a luz do start não estar a funcionar. Mas o problema não desapareceu, quanto á PIA não o mudei nem sei onde possa arranjar um CI desses para testar. Sabe se o preço dessa peça é razoável? é que pode ser só para testar...

Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 28 Jun 2012 - 20:24

Quando ligo a maquina o relé 2 deve atracar ou não? será que podem verificar isso na vossa maquina? claro para o pessoal que tem uma inder....
Ir para o topo Ir para baixo
romba
3 Credits
romba


Mensagens : 98
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 53
Localização : Sintra

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 28 Jun 2012 - 23:40

no lado do cpu começaria por verificar todas as alimentaçoes, depois o sinal de reset e o sinal de clock que vão para o cpu Z80, por fim penso que a memoria ram é um componente suscetivel de avaria, isto seriam os meus proximos passos, verificar as portas logicas etc.., uma ponta logica e ou um osciloscopio dão jeito
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQua 11 Jul 2012 - 21:54

Boa noite,

Neste momento estou á espera de um componente, pode ser que o problema seja daí.

PIA 2855
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQua 18 Jul 2012 - 23:42

Boa noite trator

Já recebi os componentes PIA8255 e já consiguo fazer os testes do mostrador, luzes e coils.
Com teste de mostrador pude ver que tenho algum problema, visto que certos digitos aparecem com problemas, mas pode ser devido a umas ligações maradas que já vi na placa, vou ver o que posso fazer.
Com o teste das luzes, quase todas estão ok
Mas quanto ao teste dos coils, é que estou a ter problemas, só uma coils é que reage,´e a do lado direito a que decide se a bola sai ou não.
Deve haver uma bobine que não deixa testar as outras, sabes qual é a 1 coils que é testada em 1 lugar? Sabes como posso testar as bobines?
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 19 Jul 2012 - 0:40

Já começa a dar sinal de vida arochaset cheers. A tua persistência começa a dar frutos e em breve vais poder dar-lhe cacetadas a valer... somente durante o jogo hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 19 Jul 2012 - 0:47

sim, já começa a parecer uma maquina de flippers e não mais um mono na garagemmm.

Penso que o problema agora é saber qual é a bobine que está off, penso que será a do flipper direito mas gostaria de saber como a posso testar antes de a trocar...
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyQui 19 Jul 2012 - 12:48

Para veres as bobines / solenoides / coil´s, eu na minha fiz o seguinte (post copiado do restauro da minha Class of 1812).

White_Spot™ escreveu:
...
Quanto à resistência dos solenoides... eu fiz esse teste e pelo que diz no site do PinRepair deveria dar algo como 3 ohms ou superior. No meu maravilhoso multímetro digital da treta lol aquilo para ler resistência nessa casa tenho de meter a coisa no teste de continuidade e gramar com o apitar hehe.

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 DSC04801

Seja como for deram todos acima dos 3ohms, uns pouco mais acima (na casa dos 15 a 30 ohms) e outros muito mais acima (na casa dos 100 e tais ohms) que foi o caso dos solenoides dos flippers.

Vou aproveitar e ir dar uma espreitadela nesse site que referistes.

O teste da medição da corrente / tensão (nunca me lembro do termo correcto) deu na casa dos 80V para eles todos e os que não deram foram os que têm os fusíveis queimados.
...

White_Spot™ escreveu:
Aproveitei e fui tirar teimas sobre os valores das resistências das bobines e está tudo dentro do normal, isto baseando-me no manual da máquina.

Por exemplo, segundo o indicado no manual esta bobine deveria dar 12.3 mas deu-me 11, o que de certa forma poderá ser provocado por algum desgaste da bobine ou até mesmo por alguma descalibração / diferença de leitura do multímetro, mas presumo que esta diferença não seja alarmante ou sequer motivo para achar que o mesmo está danificado ou a precisar de ser substituído.

Corrigem-me se eu estiver errado neste raciocínio Wink.

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 DSC04805
FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 DSC04809

Resumindo:
  • Os valores das resistências das bobines está dentro do normal / aceitável;
  • A tensão / corrente nas bobines está correcto (se bem que no manual não me apercebi de falarem em 80V scratch) excepto onde o fusível está queimado dando um valor nulo;
  • A activação directa das bobines através de shunt com a massa só não funciona onde o fusível está queimado;
  • A activação directa das bobines através de shunt nos MosFet só não funciona onde os mesmos MosFet após medição indicaram valores susceptíveis de estarem em curto.

...

Espero que te ajude de alguma forma arochaset.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySex 20 Jul 2012 - 21:16

Obrigado, toda a ajuda é bem vinda. Amanhã vou verificar as bobines mas ando a duvidar que o transformador esteja com alguma ponte danificada, visto que a voltagem que sai do mesmo para a placa de regulação dos flipers parece-me anormal, acho que deveria ter 40V a entrar num dos pinos desta placa e não tenho mas tb não tenho nenhum fusivel queimado.
Contudo os fusiveis tb só queimam com voltagem a mais e não a menos, e a que registo é muito inferior 8V á que devria ter 40V.
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptyDom 22 Jul 2012 - 2:59

Boa noiteTrator,

Já que trabalhas no ramo deves saber onde se consegue arranjar peças para a marca inder? é que já consegui colocar os flippers a funcionar e reparei que uma das molas está partida e gostaria de as comprar.
Consegui colocas os flippers a funcionar mas as outras bobines ainda não consegui, não se pode reparar tudo de uma só vez.... Sad
Outra coisa sabes o que pode fazer com que o mostrador não apresente os digitos correctamente? tipo o credito em vez de 1 aparece dois uns.

Ir para o topo Ir para baixo
trator
5 Credits
trator


Mensagens : 175
Data de inscrição : 07/05/2010
Idade : 45
Localização : viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySeg 23 Jul 2012 - 9:53

Boas estive de ferias e só hoje vi as mensagens, eu trabalho para pessoal do ramo por norma esse tipo de peças o pessoal da exploraçeo é que as compra po norma no porto, mas existem uns sites espanhois com esse tipo de material que por vezes nos sai mais barato comprar diretamente la que aqui em portugal, mas em portugal tens a playtec podes sempre falar com o sr Arnaldo que é menbro aqui no forum.
Quanto ao displays primeiro reve as soldaduras principalmente dos conectores e se nao há pistas danificadas.
Ir para o topo Ir para baixo
arochaset
3 Credits
arochaset


Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 50
Localização : Viseu

FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 EmptySeg 23 Jul 2012 - 12:54

Boa tarde,

Eu já comprei peças na fugarolas, mas não têm todas as peças, se souberes de mais lojas online onde possa comprar peças avisa-me.

O meu mostrador tinha 2 chantes na board, retirei-os e não aconteceu nada, isto é o problema ficou na mesma, as soldas estão ok, será que o problema vem dos 2 IC UCN5801 que se encontram nas extermidades da placa? Tenho também 3 lampadas do mostrador of e não sei onde comprá-las....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: FAZER RESET A CORSARIO DA INDER   FAZER RESET A CORSARIO DA INDER - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
FAZER RESET A CORSARIO DA INDER
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Corsário da Inder
» PROBLEMA EM INDER CORSARIO
» Inder Lap by Lap
» Inder 250 cc
» Placa CPU - Inder "Lap by Lap"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: