FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Pinball é uma moda?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Pinball é uma moda? Empty
MensagemAssunto: Pinball é uma moda?   Pinball é uma moda? EmptySeg 8 Mar 2010 - 23:41

Conforme abordado no tópico da America 1492 venho abrir o debate sobre esta temática.

Penso que ninguém tenha dúvida que de certa forma ter uma máquina de pinball ou até mesmo uma máquina de arcade é uma moda. É certo que por terras Lusas ainda não está muito divulgada, mas que é uma moda penso que ninguém duvida.

A dúvida que se pretende abordar neste tópico está mais centrada no facto de as máquinas que são normalmente comercializadas / procuradas são-no por moda ou apenas porque realmente reúnem uns determinados requisitos para se tornarem "alvos" preferenciais pelos interessados ou os restantes vulgarmente conhecidos por seguidores de moda Twisted Evil.

Exponham as vossas opiniões e vamos lá perceber o que move cada um quando opta por determinada máquina Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Pinball é uma moda? Empty
MensagemAssunto: Re: Pinball é uma moda?   Pinball é uma moda? EmptyTer 9 Mar 2010 - 0:34

Upss acho que já dei um offtopic Very Happy

Mas vamos lá, penso que talvez não se possa dizer que é moda senão nesse caso já estariamos um pouco mais à frente.
Acho que tem a ver um pouco com o facto de que todos temos de ter sempre algo com que nos entreter, quantos de nós (por mim falo) não pensou em tempos "Ah! Se eu pode-se ter uma máquina destas em casa..." acho que para muitos de nós chegou essa hora, quer pelo factor principal que é o espaço próprio, quer pela disponibilidade financeira e por último uma vida um pouco mais calma que permite ter tempo para estas tretas Very Happy
Este é o meu caso, por hobby e paixão pelo jogo.

Agora, que há uma moda...que eu não chamaria de moda, mas mais tendência de mercado, isso há, até se chega a chamar de colecionismo, mas anda tudo um pouco confuso.
Segundo os meus princípios de colecionismo, o mais raro e antigo será o mais procurado e por consequência o mais caro. (acho que entre nós só um é um verdadeiro colecionador, o EM_PinballArcade).

Pois, no pinball não é bem assim, há um pouco de tudo, os modelos mais badalados são por vezes os mais caros, temos o caso da "The Addams Family", na minha opinião o jogo é fraco, a máquina é feia, há aos pontapés, está no Guiness Book como a máquina mais produzida de todos os tempos e no entanto toda a gente quer uma, a "Indiana Jones The Pinball Adventure" vem logo a seguir (mas esta também eu quero).

Talvez se possa chamar moda... mas preferia dizer que é uma tendência que alguém quer impor para vender material... (lá estamos nós a malhar) Very Happy
Curiosamente as máquinas mais valiosas em todo o mundo são as produzidas nos últimos 5 anos da década de 90, quebra-se uma só regra do colecionismo, são caras por serem raras, mas são relativamente recentes.
Isto é no geral, pois há máquinas EM bastante valiosas...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Pinball é uma moda? Empty
MensagemAssunto: Re: Pinball é uma moda?   Pinball é uma moda? EmptyTer 9 Mar 2010 - 10:39

Acho que há de tudo, quem veja o pinball como:

* Negócio (Exploração)
* Negócio (Comercialização)
* Coleccionismo (começa-se com 1/2 e depois já que se conhece o mercado começa-se a coleccionar pelo valor das máquinas como um investimento)
* Moda (Dá estilo ter uma máquina em casa)
* Paixão (Nesta classe só encaixam quem na sua infância/adolescência/juventude) frequentou os salões de jogos que abundavam por Portugal, malta com menos de 25 anos já não encaixa aqui)

Eu estou na ultima categoria, posso-vos confessar que passava mais tempo no salão de jogos do que em casa, estava à porta à espera que abrisse, e era dos últimos a abandonar o salão de jogos, dominei máquinas duma forma, que os responsáveis pelo salão de jogos, ficavam horas ao meu lado a ver se eu não abria a máquina ou fazia outra trafulhice, já que eu com poucas moedas passavas horas sem fim a jogar. quando viam que não fazia batota, tiravam a máquina do salão e trocavam-na por outra para me obrigarem a gastar dinheiro a tentar dominar a nova máquina. A malta usava o salão de jogos também como ponto de encontro ou sala de espera. Pelo que posso dizer que o salão de jogos foi a minha segunda casa (Agora já percebem porque vou ter um salão de jogos privativo ?)

Por outro lado este vicio, como outros que tive (vários tipos de coleccionismo) fizeram com que nunca metesse na droga que destruiu a juventude da zona onde vivia. (Na cruz de pau passava muita da droga que ia para Lisboa, e muitos jovens perderam-se nessa merda, alguns definitivamente)

Prefiro não tocar na parte do coleccionismo, porque senão nunca mais parava de escrever.

Abraço a todos e estou ansioso por ter o salão a funcionar e por vos ver lá na inauguração a partilhar da minha alegria.
Ir para o topo Ir para baixo
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Pinball é uma moda? Empty
MensagemAssunto: Re: Pinball é uma moda?   Pinball é uma moda? EmptyTer 9 Mar 2010 - 23:51

Boa noite. Gostei de ver os vossos posts. Dá para ter uma ideia de como cada um vê este hobby. Na realidade, embora a base seja a mesma (pinballs) os objectivos de cada um são diferentes. Na realidade, não sei se sou coleccionador. O que é um coleccionador? Acho que o principal objectivo de um coleccionador é ter tudo, ou o mais possível de um determinado objecto que é a essencia da sua colecção. Não ambiciono tanto. Nem é possível. Limito-me a juntar máquinas, porque gosto delas, são esteticamente bonitas (não me interessa muito o jogo em si), leio muito sobre o assunto, principalmente sobre os princípios do pinball e considero-me mais ou menos especializado nas EM's, principalmente até aos anos 60.
Não sei se já viram o site do Paris Pinball Museum,que é uma coisa fantástica. Conheço pessoalmente o dono, onde já estive em sua casa algumas vezes e ele na minha. Embora seja uma pessoa com mais de 70 anos, ligado desde sempre aos pinballs, muitas vezes requisitou os conhecimentos por mim adquiridos para restaurar uma ou outra máquina. Vejam as fotos do museum. Vale a pena.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Pinball é uma moda? Empty
MensagemAssunto: Re: Pinball é uma moda?   Pinball é uma moda? EmptyQua 10 Mar 2010 - 12:11

Ora bem, falta dar o meu ponto de vista hehe.

Concordo bastante com o que o Overkilll disse e de certa forma acho que me poderia encaixar na mesma categoria que ele, contudo como sempre fui mais virado para máquinas de vídeo que de pinball como disse em outro tópico não me enquadro perfeitamente nessa categoria.

Eu acrescentaria a categoria de "Entusiasta" ao grupo das categorias que o Overkilll indicou e aí sim penso que me posso me encaixar na perfeição nessa categoria.

Entusiasta a meu ver é aquele que anseia poder ser algo mais dentro de uma modalidade, que tem já alguma coisa mas não reúne os requisitos para se tornar parte integrante da mesma.

Pelo facto de ter uma única máquina não me posso considerar coleccionador.
Pelo facto de até já ter feito umas trocas e baldrocas com máquinas não me faz nem comerciante e muito menos explorador.
A parte da moda muito menos pois todas as máquinas que me passaram pelas mãos são das que ninguém quer (independentemente do estado de conservação delas) lol!.
Paixão... aqui acho que é algo que dá pano para mangas com fartura pois cada um poderá ter uma paixão diferente no que toca a máquinas de pinball. Eu pessoalmente é a beleza visual e a sua mecânica de jogo (como funcionam as coisas) que me despertam mais interesse / paixão. Posso dizer-me apaixonado pelas máquinas de pinball devido à sua complexa forma de funcionamento mas daí a ser um verdadeiro apaixonado pelas mesmas já não tenho certeza.

Overkilll escreve para aí com fartura sobre a temática do coleccionismo pois queremos saber a tua opinião Wink.

EM_PinballArcade não sei se já estive a ver algo sobre esse museu de Paris mas vou tratar de ir ver Wink.

Edit: Afinal já tinha lido e visto algo sobe este museu de Paris. Deixo aqui o LINK para o artigo que já tinha lido.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Pinball é uma moda? Empty
MensagemAssunto: Re: Pinball é uma moda?   Pinball é uma moda? EmptyQui 11 Mar 2010 - 11:50

White_spot eu nos salões de jogos passava + tempo a jogar vídeo do que flippers, só que os flippers foram as 1ªs máquinas que me atraíram.

Ainda me lembro da 1ª máquina de vídeo que vi, foi uma de ping-pong que tinha um manipulo que era uma roda a bola andava dum lado para o outro e eu com a roda fazia subir ou descer uma barra e impedia que a bola passasse pelo meu lado.

Depois mais tarde apareceu a melhor máquina de vídeo de todos os tempos (chegou a haver campeonatos nacionais e internacionais) (estou cansado e não me estou a lembrar do nome, daqui a 5 m já me lembro)


Última edição por Overkilll em Qui 11 Mar 2010 - 13:02, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Pinball é uma moda? Empty
MensagemAssunto: Re: Pinball é uma moda?   Pinball é uma moda? EmptyQui 11 Mar 2010 - 12:51

Overkilll esse primeiro jogo deve ser o Pong, que salve erro foi o primeiro jogo de vídeo a existir em casa ou lá onde foi lol.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Conteúdo patrocinado





Pinball é uma moda? Empty
MensagemAssunto: Re: Pinball é uma moda?   Pinball é uma moda? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pinball é uma moda?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Planetary Pinball Supply secures license with Universal for Pinball Parts - Monster Bash, Creature
» Visita a Exponor
» Best of Pinball
» Sáb 21.Julho 2.Convívio PinballPT em Cascais
» Pinball never die

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: FlipperWorld Lounge :: FlipperWorld Lounge-
Ir para: