FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Oficina de reparação

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
corrado38
Free Play



Mensagens : 36
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 55

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: interessado   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 2:12

ola vtec ,
de facto a um bom tempo que estou para mandar fazer uma mesa rotativa , alias uma nao , varias ....

se de facto conseguires mandar fazer , podes desde ja fazer conta comigo ...
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 14:43

Por acaso também já ponderei mandar fazer uma coisa dessas, mas numa versão um bocado diferente das que habitualmente se vê na internet.

Para realizar o meu projecto de controlo duma máquina de pinball por computador / arduino, apenas preciso do playfield e da fonte de alimentação / transformador mas numa posição em que me ocupe o menos espaço possível.
Sendo assim imaginei usar algo tipo os cavaletes que os pintores artísticos usam para pousar as telas e aos poucos criei um conceito que presumo ser bastante viável.
Basicamente na vez de o playfield ficar na horizontal, ficava na vertical (ao alto) mas com possibilidade de bascular (imaginem um camião basculante, deitado - levantado) e de rodar para os lados tipo pousado num fuzo.
O facto de ser vertical (ao alto) mas basculante permite inclinar o playfield e ficar na posição tipo o tal cavalete do pintor, sendo que assim tanto se pode trabalhar na parte superior como inferior do playfield e até em diversos ângulos de inclinação se desejarmos.
Assim consegue-se trabalhar de forma adequada e ao mesmo tempo diminuir o espaço ocupado.

Deixo-vos aqui uma pequena amostra da coisa que fiz à pressa no Paint depois de escrever este post e antes de o publicar Smile, já que sem o desenho presumo que seria difícil de visualizar a minha ideia Wink.

Oficina de reparação - Página 2 Rotisseria

Existe sempre a possibilidade de incorporar um tabuleiro, seja em baixo dos lados ou até em cima para se pousar componentes e ferramentas. Incluí um tabuleiro em baixo para terem uma ideia.

Com mais calma depois podemos discutir e planear uma coisa destas à maneira se o pessoal estiver interessado. Era sem dúvida uma mais valia tanto para os profissionais do ramo como para os particulares.

Deixo entretanto aqui outra geringonça hehe destas feitas com tubos e pouco mais.

Rotisserie plans
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
corrado38
Free Play



Mensagens : 36
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 55

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: para white spot   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 21:52

ola ,
jorge , lol , nao me leves a ,mal por favor , mas quero que me expliques afinal que ideia e a tua , ligar uma maquina a um pc e etc etc ??

e que desde que falamos que tens essa " pancada " Laughing Laughing Laughing

penso que isso em nada tem haver com apaixonados pelo pinball , trata-se mais de curiosidade einstein Laughing Laughing Laughing

nao me leves a mal . mas como ja falaste diversas vezes no assunto aqui no forum , penso que ainda ninguem quizesse te perguntar directamente ,,,,,

mas realmente e uma ideia fixa Laughing Laughing Laughing

a 1812 e uma maquina muito gira mesmo , recondiciona -a , coitada da maquina ja vi que vai servir de cobaia para exeperiencias ... Sad

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 21:54

Olá a todos,

Bom post o teu White_Spot, é bastante ilustrativo, além de ocupar menos espaço, roda 360º nos dois eixos, bastante engenhoso.
O que apresentaste do tipo "do it yourself" também é excelente, e este está acessível a todos, com uns tubos do Leroy Merlin e está feito.
Vou avançar com a produção de um igual ao do link do Overkilll, parece ser o que mais se adapta à minha situação, não disponho de muito espaço e este desmontado e arrumadinho, cabe num cantinho qualquer, quando for preciso é só apertar uns parafusos e por em cima de uns cavaletes ou bancada e está a andar, irei eu próprio fazê-lo visto serralharia ser uma das minhas praias, vou optar por ser 100% inox para ser um pouco mais resistente ao uso, a pintura ainda que electroestáctica, com o uso e os apertos e desapertos deve ficar com mau aspecto.
Ora quem faz um faz três, visto o Overkilll e o Corrado mostrarem interesse, como é posso avançar?
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 21:57

É isso Corrado estou contigo, White_Spot manda aí um tópico a falar desse projecto marado, na volta ainda desenvolvemos um capacete ligado ao computador com uns electrodos na mona e comandamos a máquina com a mente. Idea
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
corrado38
Free Play



Mensagens : 36
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 55

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: ola   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 21:59

ola vtec ,
por min podes avançar , gostaria no entanto de ver um . e preço e etc ... porque talvez venha a precisar de varios , visto que chego a estar a montar 4 ou mais playfiels ao mesmo tempo , , , , nao tenho hipotese de fazer de outra maneira ...
Ir para o topo Ir para baixo
corrado38
Free Play



Mensagens : 36
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 55

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: pois ..   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 22:05

pois eu conheço um amigo em frança que tem esse sistema , ele comanda e sei la mais o que , uma masquina atraves do pc .... embora nao veja qual a utilidade ,,,, alias ele propio ja me confessou que tambem ainda nao viu nenhuma Laughing Laughing Laughing Laughing

seria sim porreiro , para avarias .

uma bancada williams / bally custa uma fortuna , ou melhor custava ....

so conheço 1 em portugal que tem ... mas ele n altura podia bem .

alias eu vou esquecer uma maquina , precisamente para começar uma coisa dessas , mas claro que fica longe da williams ou bally ,

conheci uma do genero na belgica dos representantes da gottlieb , e realmente aquilo e qualquer coisa !! agora o resto , enfim pronto sao ideias ... Cool
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 23:03

corrrado38 agora fizes-te me rir com essa da curiosidade einstein lol!.

Depois com tempo e num tópico próprio eu abordo o assunto e indico tudo o que tenho vindo a ver e aprender ao longo deste tempo todo.

É certo que é mais pancada do que outra coisa lol!, mas no fundo quando tinha uma máquina sem pcb´s e sem forma de os encontrar, só restava uma solução para a máquina, ou seja, lixo ou peças... já são duas soluções Laughing.

Mas depois vi na internet a possibilidade de substituir (em caso de falta, criar) os pcb´s originais da máquina por um computador e fiquei logo com a pulga atrás da orelha visto os computadores serem a minha área. É certo que não existe nenhum interface no mercado que faça a interligação da máquina e computador, daí ser necessário criar um pcb de driver´s "genérico" para poder haver essa tal conectividade.
Depois… é tudo programação e por aí fora.
Parece simples e de certa forma genérica é relativamente simples se a máquina a ser usada for simples a nível de solenoid´s, luzes e switches.

Mas pronto, como disse, no seu devido tempo e espaço eu vou explanar melhor a coisa.

Mas de forma genérica o que se pretende é criar / substituir os pcb´s da máquina por um computador ou outro sistema programável tipo o Arduíno e não outras coisas mirabolantes lol.

A Class of 1812 não vai ser usada como cobaia daí vir a precisar de uma outra máquina para esse efeito. A Robo War, a TX-Sector ou melhor até a Lap by Lap iriam servir esses fins, mas como já não as tenho… preciso de outra lol.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 23:14

scratch Corrado, deixa ver, disses-te que tinhas por aí uma Scared Stiff, até já dava para um, se me arranjares uma Medieval ainda te faço os quatro... Razz Razz Razz
Precisava só de saber uma coisa e que tu com certeza sabes, qual a largura de um playfield de uma wide body (ex.: Indiana Jones).
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptyQui 28 Jan 2010 - 23:26

Eh pa, White_Spot, agora juntando 2+2, penso que tenho uma coisa assim parecida na garagem, o sistema Pinball 2000 basicamente é o que estás a dizer, como tu bem disseste, é preciso uma driver board, um pc e o resto é programação. Como de programação nada entendo, só penso agora que tinha solução para parte do teu problema, a driver board da Revenge from Mars. Tenho 2, uma que vinha com a máquina e estava avariada, entretanto como arranjei outra mandei arranjar a minha, o pc liga nesta através de uma porta COM, aí entrava a tua experiência.
Xiii, grande cena, agora apanhei tudo, talvez até com as rom's do pinmame conseguisses refazer o jogo. Isto já sou eu a divagar :rendeer:
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptySex 29 Jan 2010 - 2:18

Vtec escreveu:
Eh pa, White_Spot, agora juntando 2+2, penso que tenho uma coisa assim parecida na garagem, o sistema Pinball 2000 basicamente é o que estás a dizer, como tu bem disseste, é preciso uma driver board, um pc e o resto é programação. Como de programação nada entendo, só penso agora que tinha solução para parte do teu problema, a driver board da Revenge from Mars. Tenho 2, uma que vinha com a máquina e estava avariada, entretanto como arranjei outra mandei arranjar a minha, o pc liga nesta através de uma porta COM, aí entrava a tua experiência.
Xiii, grande cena, agora apanhei tudo, talvez até com as rom's do pinmame conseguisses refazer o jogo. Isto já sou eu a divagar :rendeer:

Existe um projecto chamado pinmame-hd ou algo assim que basicamente usava o pinmame a correr a rom de uma máquina para controlar a máquina em si.

O sistema pinball 2000 de certa forma está dentro do mesmo espírito contudo presumo ser algo mais à frente do que se pretende. Como não tenho noção nenhuma de como funciona e de que é composto esse sistema nem me vou pronunciar muito.

A placa de driver´s seria constituída por transístores, resistências e integrados da gama de multiplexer já que cada componente (solenoid, lâmpada, switch) tem de receber um sinal vindo do CPU (neste caso computador ou afin). O multiplexer mais não é tal como o nome indica um multiplicador de pinos, permitindo assim usar a porta paralela para controlar mais de 60 lâmpadas, 60 solenoides, etc., ao mesmo tempo.

Aqui num pequeno teste usando um arduino (e sem perceber puto de programação) fui capaz de fazer ligar duas lâmpadas da America 1492. Foi algo muito simples, tipo criar uma sequência de ligar e desligar do género de uma árvore de natal. Depois disto feito é uma questão de se criar regras em que determinada acção faz ligar determinada lâmpada. Deve dar trabalho de caraças daí quanto mais simples a máquina melhor Wink.

Mas tenham calma que com calma vamos ter um tópico para isso lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
corrado38
Free Play



Mensagens : 36
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 55

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: vtec   Oficina de reparação - Página 2 EmptySex 29 Jan 2010 - 2:41

vtec scared ja foi ....
medieval vou receber , assim como duas monster bash , as monster ja tem cliente , a medieval se realmente vier ... nao vou vender para ja ....
isso da rotisserie , nao e nada de outro mundo , e preciso alguem começar ...

se se controem predios , vivendas , cheios de aluminios e etc etc etc ... mais facilmente se faz uma coisa dessas ..... ja falei com um amigo , que nem me lembrava d ele , mas apos explicar ele ate se riu e perguntou quantos eu queria lol

mas pronto vou mandar fazer um , mas nao igual ao que overkill mostrou .... quero estar de pe , poder virar o playfield e etc .... aquela rotisserie mais parece para bancada ..... nao e isso que eu quero ...

o material em si , e baratuxo , ja me informei hoje tambem ....
so basta querer , tudo e possivel , eu tenho experiencia , que neste pais estamos 10 ou mais anos em atrazo , porque tudo e todos complicam !! tenho varias experiencias e da vontade de rir , alias ja conheço uns 20 paises , e este e unico em muita coisa , ainda me falam de paises de 3º mundo , ate parece que este e muito prafrentex !! Laughing Laughing desculpem o desabafo mais nao vou adiantar .... senao tinha carradas de exemplos para dar ....

a nossa vizinha espanha , e so essa , para nao falar n outros quando estamos a começar algo ja para eles e passado ......

temos de ser unidos em todos os pontos ....

e so uma ideia ....
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptySex 29 Jan 2010 - 15:02

Corrado, essa agora foi para magoar, de certeza que não viste a pm que te enviei, em relação à resposta que te dei sobre a SS e a MM, era pura brincadeira, quero deixar aqui bem claro que não faço intensão de fazer negócio com o que quer que seja que contribua para o desenvolvimento do hobby, também não posso andar aqui a oferecer coisas que por muito baratas que sejam, me saem do bolso, por isso te mandei uma pm e acho que estava bastante esclarecedora, também não é minha intensão criar este espaço para divulgar produtos, acho que já muito está a ser feito em relação ao facto não haver nada do género, alguém há-de colher frutos, mas para isso e como muito bem dizes é preciso evoluir em todos os aspectos e não julgarmos que estamos "prá frentex" ou pensarmos que alguém pense que esteja "prá frentex".
Só queria ajudar.

P.S. - Precisava à mesma das medidas dos playfields das wide body, se alguém me poder fornecer agradeço.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
corrado38
Free Play



Mensagens : 36
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 55

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: my god   Oficina de reparação - Página 2 EmptySex 29 Jan 2010 - 17:19

meus deus , nao te sabia assim tao sensivel vtec . desculpa entao se te sentiste ofendido de alguma forma pois a minha intençao nao era de todo essa .

a MM sei bem que estavas a brincar e eu a bricar estava , penso que se reamente houvesse algo que tivesse para realmente dizer teria te mandado uma MP .

quando estiver na oficina , tiros as medidas ao playfield e meto aqui .
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptySex 29 Jan 2010 - 20:31

Ok. Manda aí as medidas, falei em magoar não falei em magoado, penso que és bastante distrutivo em alguns dos teus post's, quem pode saber as capacidades que há por cá, se o "hobby" por cá ainda é mais negócio do que propriamente "hobby"?
Se os outros conseguem, porque é que nós não havemos de conseguir?
Havemos de ser para eles sempre um país de 3º mundo e tudo por culpa de nós próprios.
Tudo farei para pelo menos neste hobby sermos reconhecidos lá fora, ou pelo menos tentarei.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptyDom 7 Fev 2010 - 12:22

@White_spot - Acho que deverias criar um tópico para o teu objectivo, não deveríamos estar a falar tanto desse assunto neste tópico. Isto é só por uma questão de organização, andei à procura do teu tópico para postar um link e não o encontrei pq a conversa decorria aqui.

Vê se este link te ajuda alguma coisa

Controlar um flipper com linux
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 EmptyDom 7 Fev 2010 - 12:31

O problema neste tópico e provavelmente noutros é que o pessoal foi puxando conversa e acabamos por falar a mais Embarassed.

Mas o problema é geral, existe muito offtopic em quase todos os tópicos Cool.

Com tempo irá ser aberto um tópico sobre isso, mas para já não tive tempo de compilar as coisas em condições.
Entretanto já abri um tópico sobre uma Baby Pac-man controalda com o PinMAME o que de certa forma é o que pretendo fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Conteúdo patrocinado





Oficina de reparação - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Oficina de reparação   Oficina de reparação - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Oficina de reparação
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Oficina de reparação - Versão 2
» Reparação de máquinas
» Reparação - SNK Neo Geo MVS - MVH MV4F - Calendar error!
» Pinball 2000 - Guia simples de reparação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: