FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Questão sobre EPROMs das flippers

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 12:42

Boas a todos,
A minha No Fear tem a EPROM com a versão 2.0 e há no mercado a versão 2.3.

Os updates:
Citação :

U6: Version 2.3
2.3 A Checksum: CC23
2.3 X Checksum: B023
Date: September 14, 1995

Changes from revision 2.2:

Improved the ball search logic to better compensate for a
broken switch at the right popper.

Changed the Skill Shot choice to start after the plunge,
not before. This keeps the choice from being available
until the ball actually arrives at the shooter.

Fixed a bug where choosing LOCK from the skill shot would
remove the 3rd lit lock if the player already had it lit.

Fixed score histogram labels.


U6: Version 2.2
2.2 A Checksum: A622
2.2 X Checksum: 8122
Date: September 14, 1995

Changes from revision 2.0:

Fixed a bug where the state of the errors for the optos
being stuck and the drop target being flakey were not
being cleared at factory reset, so the user could get
erroneous errors randomly, based on the state of the CMOS
RAM before the reset.

Fixed a bug in the user-error report where line 2 of
of the error message was not being cleared properly.
This would cause messages such as "check drop target,
not set" instead of just having "check drop target"



U6: Version 2.0
2.0 A Checksum: C520
2.0 X Checksum: 9F20
Date: June 8, 1995

A minha questão principal: Vocês actualizam as EPROMs das vossas maquinas?

Outra questão: Se actualizam, como o fazem? Fazem vocês mesmos ou compram as EPROMs já programadas?

Depois de uma breve pesquisa, encontrei a base de interface EPROM -> PC por 150€ e não procurei o preço dos chips virgens (nem procurei).
Uma EPROM já programada encontra-se por menos de 10€ em alguns sites.
A programação pode ser facilmente encontrada para a maioria das maquinas em IPDB.

É um investimento que, a meu ver, não compensa mesmo que o motivo seja a comercialização deste tipo de chips para os vários mercados (flippers, TVs e outros tipos de maquinas).

Abraço,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 15:31

Tenho uma máquina dessas, não sei se consegues actualizar a eprom sem comprar uma nova, mas se quiseres está à tua disposição.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 15:47

O que pretendo não é actualizar o chip que está na maquina (com a versão 2.0).
É gravar os dados num chip virgem.

Qual é o formato do ficheiro que se grava na EPROM? não será ".ROM"?
Eu nunca pesquisei nada sobre este assunto a não ser o preço da base de interface, por isso as minhas duvidas poderão ser estúpidas.

Overkilll, tu actualizas as EPROMs das tuas maquinas ou deixas com a revisão que vêm?
Ir para o topo Ir para baixo
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 16:05

Nunca actualizei nenhuma EPROM, acho que nem dá para actualizar, a máquina comprei-a para gravar eproms virgens, mas vou vendê-la que não justifica ter uma.
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 16:17

Pois, quanto ao dar para actualizar não posso dizer nada porque desconheço por completo o funcionamento.

Mas se há actualizações (EPROM No Fear 2.3X) é porque houve necessidade de eliminarem alguns BUGs (digo eu).
Ir para o topo Ir para baixo
monsterbash
5 Credits
monsterbash


Mensagens : 425
Data de inscrição : 31/10/2009

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 19:01

claro que dá... é preciso ter esse aparelho, o chip e os dados (o ficheiro ,rom).

o ficheiro está aqui por exemplo:

http://mirror2.ipdb.org/files/2852/Williams_1995_No_Fear_Dangerous_Sports_Export_Game_ROM_V2_3.zip

depois é só trocar o chip.

o mais caro é o eprom-burner, a ultima vez que vi eram +- 170 euros se nao me engano.
Ir para o topo Ir para baixo
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 21:04

Vendo o meu que é programável por 150 €.
Ir para o topo Ir para baixo
monsterbash
5 Credits
monsterbash


Mensagens : 425
Data de inscrição : 31/10/2009

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 21:05

qual é a marca?
Ir para o topo Ir para baixo
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 21:17

Dataman S4
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptySeg 2 Abr 2012 - 23:10

Não querendo estragar o negocio, nunca pensaram em actualizar as vossas maquinas?
Tipo, têm os meios, têm os ficheiros ".ROMs", provavelmente também têm o conhecimento do procedimento. Porque ainda não o fizeram/fazem??
Serei só eu a ter pensado nisto? vocês andam sempre muito mais bem informados que eu...

Como disse noutro tópico, eu prefiro gastar os meus euros cá em PT que estar a manda-los para o estrangeiro. Havendo quem grave estas EPROM têm aqui um cliente Wink

Por incrível que pareça também não encontrei informação noutros foruns a este respeito. Vantagens, desvantagens, inconvenientes, nada. Este assunto parece tabu...
Ir para o topo Ir para baixo
monsterbash
5 Credits
monsterbash


Mensagens : 425
Data de inscrição : 31/10/2009

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptyTer 3 Abr 2012 - 7:39

nunca foi uma coisa assim tao prioritária para dizer a verdade...
mas já encomendei um eprom-burner para fazer experiencias :-)
depois digo.
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptyTer 3 Abr 2012 - 10:19

Fico a espera de boas noticias monsterbash.
Quem sabe se não sou o teu primeiro cliente Wink
Ir para o topo Ir para baixo
trator
5 Credits
trator


Mensagens : 175
Data de inscrição : 07/05/2010
Idade : 45
Localização : viseu

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptyTer 3 Abr 2012 - 13:48

Boas , as eproms das aquinas dao para reprogramar bem como dos televisores e da maior parte das memorias, já as PICs e as PALs só podes ser programadas uma vez.
Existem no mercado varios tipos de programadores para isso eu pessoalente tenho um willem 3pro, que programa bem as eproms 27cxxx usadas nas maquinas.
Na minha modesta opiniao Miglea85 se queres fazer isso na tua no fear guarda sempre o chip que tens para o caso de alguma coisa correr mal uma vez que esse chip novo custa no mercado pouco mais de 5€.
Ir para o topo Ir para baixo
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptyTer 3 Abr 2012 - 14:24

Pois, isso é que eu tinha pensado fazer. O que está a funcionar fica como reserva/relíquia.

Se o chip custa assim tanto então não vale a pena, de todo, investir num programador com a única razão de actualizar as nossas maquinas pessoais e as dos users todos deste forum, lolol.

trator, não há chips compatíveis mais baratos, mesmo que só dê para gravar uma vez (tipo CDr)? É que as maquinas têm updates no primeiro ano de vida para corrigir uns eventuais erros, mas depois disto nunca mais há "mexidas" nas EPROMs.

Desculpa a minha pergunta de noobie.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
trator
5 Credits
trator


Mensagens : 175
Data de inscrição : 07/05/2010
Idade : 45
Localização : viseu

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptyTer 3 Abr 2012 - 16:35

Pois essas eproms nao têm nada mais barato porque nao ha no mercado equivalencias, ou seja é isso e isso mesmo.
Seja como for é um componente muito dificil de avariar, portanto a sua substituiçao é praticamente pouca.
Quanto ao pormenor de arranjares uma ja programada por 10€ sinceramente se estás interesado mesmo em actualizar, esse preço é bom.
Eu pessoalmente tenho o programador porque profissionalmente preciso mesmo dele pois reparo muito tipo de aparelhos desde flippers tvs videos centrais moedeiros etc.
Ir para o topo Ir para baixo
monsterbash
5 Credits
monsterbash


Mensagens : 425
Data de inscrição : 31/10/2009

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptyTer 3 Abr 2012 - 20:20

desculpa dizer miglea, mas se €5 euros é muito.. meteste-te no hobby errado cheers
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptyTer 3 Abr 2012 - 23:09

miglea85 pessoalmente acho que se existem atualizações as mesmas devem ser aplicadas.
Não tenho a certeza mas penso que se pode comprar o integrado / IC / chip ou lá como lhe quiserem chamar já com a nova versão do software e ser só trocar a antiga pela nova. Talvez seja a melhor solução para quem não tem um gravador.

Quanto a 5€ ser muito... estou com o monsterbash, gasta-se bem mais que isso se for preciso em parafusos e anilhas se for preciso hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers EmptyQua 4 Abr 2012 - 9:54

Deixem-me esclarecer. 5€ é muito porque desconheço o mundo dos integrados / ICs / chips e os valores que tinha visto rondavam os 2€ (pelos vistos não são compatíveis) lolol.

Eu antes de ter comprado a minha maquina, estive muito tempo a ver os valores dos materiais, estimei o valor dos trabalhos apresentados por alguns de vocês na área de restauro, ferramentas necessárias, etc e estou minimamente consciente do valor final de uma maquina restaurada.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Questão sobre EPROMs das flippers Empty
MensagemAssunto: Re: Questão sobre EPROMs das flippers   Questão sobre EPROMs das flippers Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Questão sobre EPROMs das flippers
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Jogar Flipper´s de pé ou sentado eis a questão.
» duvida sobre uma marca de maquinas
» Um nabo nos flippers
» Videos dos flippers!
» funhouse flippers, um na funka :-)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: