FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Gottlieb "Jet Spin"

Ir para baixo 
+4
Overkilll
EM_PinballArcade
White_Spot™
Vtec
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyQui 10 Jun 2010 - 23:02

Ok, já que o dono não se manifesta, vou eu dar inicio a este tópco de ajuda, com certeza que não me irá levar a mal e certamente se irá juntar a ele... Very Happy

A máquina é uma Gottlieb "Jet Spin" uma electromecânica portanto, pelo pouco conhecimento que tenho sobre estas máquinas acho que alguma coisa não está conforme, a máquina funciona, mas não dá qualquer tipo de som, aquele som típico das em's de campainhas...

Penso que este som será produzido por umas campainhas e umas bobinas acionadas por algum relé à medida que o jogo vai decorrendo, o problema é que não se consegue identificar onde este sistema está montado, poderá o antigo dono ter removido o mesmo??? Ou simplesmente ter desligado alguma coisa???

Na parte do cabinet não vejo nada que possa ser associado a este sistema, no backbox... confesso que pouco olhei, pois quando se abre a tampa de acesso ao mesmo é uma visão que mete respeito... Very Happy tanto fio, tanto relé que dá algum receio de avançar lol!

Ou será que algumas não têm estes sons??? O que não faz muito sentido.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyQui 10 Jun 2010 - 23:07

Nesse campo não te posso ajudar mas uma coisa sei... umas fotos eram bem vindas lol!.

EM_PinballArcade chamado à recepção hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyQui 10 Jun 2010 - 23:31

Fotos não tenho aqui, mas posso arranjar, talvez sejam publicadas após o dono se manifestar... Very Happy

Pois, já me fartei de procurar sobre o assunto, e depois pensei, mas isto é um bom assunto para o fórum, afinal o mestre das Em's está entre nós...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyQui 10 Jun 2010 - 23:47

Boa noite. A Jet Spin tem os sons de campainhas produzido por un xilofone (usual nas máquinas americanas e espanholas a partir do inicio dos anos 70). Este xilofone fica invariavelmente do lado direito da máquina (quem a vê de frente), logo á entrada da porta frontal, perto do switch que acciona o flipper direito. Ora o que acontece é que se a máquina vem da Alemanha, não trás esse xilofone. Todas as máquinas que vêm da Alemanha não o trazem e penso que seja por uma questão legal lá (de ruido provavelmente). Aliás elas já eram importadas sem o xilofone.
Caso não venha da Alemanha pode acontecer que o anterior dono o tenha tirado para fazer menos ruido (não é muito habitual).
De qualquer modo, é uma peça difícil de conseguir e normalmente quando aparecem é por preço elevado.
O xilofone é um conjunto de 3 lâminas metálicas e 3 bobinas com embolo (como as dos flippers e dos bumpers). Quando accionadas os embolos tocam nas lâminas metalicas e dão o som de campainha.
Nas máquinas mais antigas eram mesmo campainhas redondas de vários tamanhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptySex 11 Jun 2010 - 0:18

Embarassed bem que podia andar à procura de campainhas Very Happy

Logo vi que não haveria de ser uma situação simples Evil or Very Mad

Agora faz sentido, tinha visto uma foto no IPDB com essa dita peça, mas o que me pareceu um qualquer dissipador de qualquer coisa que pode-se aquecer, devido à foto estar num ângulo superior não dá para perceber muito, mas agora falando em xilofone, faz todo o sentido e como só procurava campainhas... Very Happy

scratch xilofone... não tem nada parecido e agora que associo a peça que se vê no IPDB, não tem mesmo nenhuma montagem nesse sítio, por acaso a máquina veio de França, mas não invalida que seja Alemã.

Será possivel fazer uma reprodução dessa peça???

Quando não vêm de fábrica com essa peça montada, também não devem trazer a instalação da mesma???
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptySex 11 Jun 2010 - 0:26

Trazem sempre a instalação. Geralmente são 4 fios que estão juntos com os fios do flipper direito e por vezes tambem com os do knocker do replay. Se veio assim de fábrica, os fios estão todos juntos e cobertos com uma manga plastica.
Este xilofone pode-se reproduzir, com alguma habilidade. Só são precisas 3 bobinas com os respectivos embolos, arranjar 3 peças metãlicas que dêm sons diferentes e uma estrutura metálica que segure tudo.
Se a máquina tiver vindo inicialmente da Alemanha, terá na entrada dos 220V um filtro de interferências, se tambem não tiver sido retirado. Normalmente só as que vêm da Alemanha é que têm este filtro.
Bonita máquina a Jet Spin...
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptySex 11 Jun 2010 - 0:40

Ok, vou averiguar a situação da instalação, mas se todas têm aqula também deve ter, por acaso não me apercebi... se tiver uma manga a isolar os fios e filtro de linha é Alemã... se não tiver é porque já andaram a inventar. Very Happy

A parte da reprodução da peça em termos práticos não deverá ser um problema, mas para uma maior fiabilidade à original seria necessário ver umas fotos de outros ângulos, vou fazer umas pesquisas para analisar melhor, sabendo agora que é tipo um xilofone já fica mais fácil. Very Happy

É de facto uma máquina bonita, tem de levar uma limpeza para ficar mais agradável de jogar, está um pouco lenta, também é uma caracteristica das em's, mas está um pouco suja o que não ajuda em nada...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptySex 11 Jun 2010 - 0:48

Bem Surprised sim senhor já aprendemos mais qualquer coisa sobre as EM hoje hehe.
Eu também pensava que os sons provinham de campainhas hehe Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptySex 11 Jun 2010 - 0:55

É verdade White_Spot, quanto não vale o acesso a este conhecimento Very Happy

Obrigado EM, continuaremos este tópico até a peça estar concluída e a funcionar, não adianto é datas Embarassed

Pinball never dies
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyDom 13 Jun 2010 - 15:05

Às vezes as coisas surgem quando menos se espera... cheers

http://www.flipjuke.fr/xylophone-t68760.html

A ver se o consegues negociar o quanto antes Overkilll, pois é ele o felizardo dono desta beldade...

Long live Pinball Machines
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyDom 13 Jun 2010 - 16:46

Pelas bobines parece um Gottlieb, mas por outro lado, com aquela caixa de ressonância (a caixa plastica preta para dar um som mais "forte") é mais do tipo Recel/Petaco. De qualquer modo são muito idênticos e serve perfeitamente na Jet Spin. O preço anda no habitualmente pedido por esta peça.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyDom 13 Jun 2010 - 19:56

Estava curioso em relação à tal suposta "caixa de ressonância", mais uma vez obrigado EM_PinballArcade pela partilha do conhecimento.
Estou tentado a que a minha próxima aquisição seja uma electromecânica, deve ser um prazer enorme o restauro de uma destas máquinas, a ser, já tinha uma que seria a primeira escolha, a tal "World Fair", mas não deve ser fácil encontrar por cá... mas quando comprar uma, também vai ser certamente uma Gottlieb.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyDom 13 Jun 2010 - 20:26

Obrigado desde já EM pela ajuda que estás a dar é que se eu percebo muito pouco das SS então das EM andamos ás escuras. Agora fiquei na dúvida se compro esse xilofone, é que queria comprar um original e não um espanhol...
Ir para o topo Ir para baixo
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyDom 13 Jun 2010 - 22:21

Então o melhor é perguntar ao vendedor de que máquina foi tirado e se possivel tirar uma foto em que se vejam as referencias das bobinas. Os que eu tenho da Gottlieb não têm caixa de ressonancia e em contrapartida já tive uma Recel (Underwater) que tinha essa caixa. Mas como são tão parecidos, o melhor é ver mesmo de onde veio ele.
Ir para o topo Ir para baixo
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyDom 13 Jun 2010 - 22:24

Vendo a foto com mais atenção, e exclusivamente pelo tipo de bobinas, parece-me definitivamente um Gottlieb. No entanto continua a ser melhor perguntar. O preço está nos limites...
Ir para o topo Ir para baixo
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptySeg 14 Jun 2010 - 22:22

Ora cá está a minha 1ª EM, veio de França (Estou à espera que cheguem + 2 SS de lá), já agora aconselho a quem quer comprar que procure no mercado Francês que andam a aparecer umas coisas engraçadas a preços razoáveis.


Gottlieb "Jet Spin" IMG_1476

Gottlieb "Jet Spin" IMG_1477


Última edição por Overkilll em Qua 16 Jun 2010 - 11:21, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptySeg 14 Jun 2010 - 22:44

cheers beleza de máquina...

Já tinha reparado que os preços em França estão bastante apelativos, aparecem bons negócios que até com o transporte... fica em conta...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyTer 15 Jun 2010 - 0:53

Parece estar em bom estado de conservação Very Happy.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyTer 15 Jun 2010 - 9:21

Quando ia tirar a foto do playfield a bateria acabou, já junto essa foto quando puder.

@EM - Esta é uma boa máquina ?
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyTer 15 Jun 2010 - 9:37

Pelo que sei o EM_PinballArcade gosta é de máquinas de um jogador mas com certeza que esta (e todas as outras) são boas máquinas Wink.
No fim voltamos à questão do costume, tudo é bom dependendo do que se procura, do que se gosta e para que fins se pretende Smile.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyTer 15 Jun 2010 - 19:48

A Jet Spin é uma bonita máquina, embora já da fase final das EM's. Eu gosto de todas as EM's, no entanto, conforme diz o White_Spot e conforme já falamos pessoalmente, tenho uma preferência especial pelas de 1 jogador. Dentro destas, prefiro as anteriores a 1967 e especificando ainda mais, das compreendidas entre 1947 (1ª máquina c/ flippers HUMPTY DUMPTY) e 1959.
Como já referi noutro tópico, tenho a 2ª máquina com flippers (Lady Robin Hood) e a 3ª (Cinderela). A partir daí, um rol delas da qual destaco a Knock Out de 1950, o meu ex-libris. O seu valor comercial ronda uma Medieval Madness em estado mediano.
Não valorizo especialmente a jogabilidade da máquina, mas sim a sua "artwork", a sua beleza estética. Daí, por vezes preferir uma máquina que gosto muito visualmente e tem um jogo mau contra uma que pode ter um bom jogo mas que não gosto esteticamente.
Na minha opinião, essa Jet Spin está num bom estado, para o geral em que se encontram as EM's, pelo que dará de certeza um bom trabalho final.

Gottlieb "Jet Spin" DSC01441
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Sousa
Top 10
Fernando Sousa


Mensagens : 675
Data de inscrição : 04/06/2010
Idade : 63
Localização : Braga

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyTer 15 Jun 2010 - 20:03

Boa tarde J.A. Very Happy

se tiver a pinball Knock Out desponivel para venda compro.

cumprimentos


Última edição por Fernando Sousa em Qua 16 Jun 2010 - 8:29, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ktreta
1 Credit
ktreta


Mensagens : 48
Data de inscrição : 19/02/2010
Idade : 61
Localização : Coimbra

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyTer 15 Jun 2010 - 20:43

Joguei tantas vezes numa robin hood que havia no luna da praça da républica em coimbra assim como numas maquinas só com buracos identicas à que está ao lado da foto da robin hood...
Gottlieb "Jet Spin" Image26n
Saudades...
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyTer 15 Jun 2010 - 22:11

Sem dúvida uma máquina linda de se ver, o seu estado é irrepreensível.
Deduzo que já tenha sido restaurada, uma joia sem dúvida...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" EmptyTer 15 Jun 2010 - 22:30

No Luna em Coimbra? Como o mundo é pequeno... Comprei há uns anos as máquinas ao dono (Sr. Fernando) quando fechou o salão. Tenho fotos do salão ainda aberto e com máquinas EM a funcionar em 2001. O Sr Fernando comentou que teve em tempos muitas máquinas destas inclusivé uma Lady Robin Hood, mas já nada tinha. Esta da foto é a minha, mas não veio de lá.
As máquinas só com buracos são Bingos. Têm 25 buracos e não têm flippers. Por acaso tenho uma, mas em muito mau estado e não irei recuperar.
Gottlieb "Jet Spin" LadyRobinHood
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gottlieb "Jet Spin" Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb "Jet Spin"   Gottlieb "Jet Spin" Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gottlieb "Jet Spin"
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentação Gottlieb_EM !
» Gottlieb - Class of 1812
» 1973 Gottlieb PRO FOOTBAL
» 1968 Gottlieb DOMINO
» 1975 Gottlieb ATLANTIS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: