FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Gottlieb - Class of 1812

Ir para baixo 
+4
Overkilll
Vtec
EM_PinballArcade
White_Spot™
8 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptySeg 5 Abr 2010 - 22:12

Bem pessoal da pimbalhada Laughing vou dar finalmente início ao meu primeiro projecto de restauro de uma máquina de pinball.

Tal como o nome do tópico indica, a vítima vai ser a minha Class of 1812 da Gottlieb.

Por hoje só irei colocar alguns dados / informações recolhidas na internet e amanhã irei colocar as primeiras fotos in-loco da minha máquina.

Como tal deixo então aqui os dados / informações sobre esta máquina.

IPDB - Class of 1812


Gottlieb - Class of 1812 528f1Gottlieb - Class of 1812 528f2



Como podem ver pelo flyer e pelo vídeo o tema é relacionado com o terror mas talvez o mais acertado será dizer com o humor negro, em virtude dos diversos elementos cómicos presentes na máquina. Um dos mais divertidos à parte do som será sem dúvida a dentadura falante Very Happy.

Em virtude de estar esta semana de férias e ter conseguido convencer a minha mulher a meter a máquina na sala para este trabalho, irei tentar ao máximo aproveitar este tempo para dar uma geral na máquina e deixá-la o mais pronta possível.

Das primeiras abordagens que fiz à mesma pude constatar os seguintes itens a precisarem de atenção:

- Elásticos / borrachas;
- Faltam algumas das lâmpadas do backbox, umas das lâmpadas maiores e quiçá também faltem algumas das de tamanho normal;
- Três transístores estarão avariados e consequentemente 3 coils não funcionam;
- Pelo menos uma lâmpada de flash do tabuleiro não funciona ou não está presente;
- Uma das lâmpadas que forma o quadrado com várias letras não funciona;
- Falta a mão no topo direito do tabuleiro;
- O coração está em bastante mau estado e parece estar com o "coil" preso;
- O vidro do backbox tem alguma tinta a sair.

Por alto são estes os problemas que pude constatar numa primeira análise e a partir de amanhã conto poder já vos mostrar as fotos respectivas.

Agora vem a parte em que vos peço ajuda hehe, mas fiquem descansado que é algo simples, são apenas dicas na escolha de produtos e locais onde os adquirir. Sim eu sei que sem verem fotos da coisa é difícil opinar sobre alguma das coisas que irei perguntar, mas tentem guiar-se por aquilo que eu disser hehe.

-> À primeira vista a nível de tabuleiro o mesmo tem muita pouca sujidade, ou até quase nenhuma, pelo menos nas partes visíveis, contudo pretendo desmontar tudo para efectuar uma limpeza em profundidade.
Recomendam investir em Novus ou qualquer outro produto mais fácil de encontrar por cá serve perfeitamente?

-> Do que pude verificar usando o manual da máquina e no site do Marvin tenho três transístores avariados, para ser mais correcto tenho três RFP12N10L ou IRL530 N-CHANNEL MOSFET avariados.
Onde posso encontrar disto à venda?
Sei que na altura que testei a coisa, na Aquarius e Dimofel não tinham nada disto no site deles.

-> Visto um restauro na maioria das vezes requerer uma troca de borrachas / elásticos, este não foge à excepção.
Onde recomendam comprar um kit disto à venda?


Ainda não sei se para além da limpeza habitual irei retocar o cabinet na parte exterior ou até dar uma pintura ao seu interior.
Seja como for isso a seu tempo irá ser decidido, para já quero limpar tudo direitinho e resolver os pequenos problemas indicados (lâmpadas, transístores, elásticos).

Acho que por hoje é tudo e espero que me possam ajudar nestas perguntinhas para que este restauro corra o mais rápido possível.

Não percam os próximos episódios que eu também não lol!.

P.S. O pior vai ser mesmo alancar a máquina às costas para o primeiro andar já que não cabe no elevador... a não ser que lhe tire as pernas e a meta ao alto no elevador Crying or Very sad.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptySeg 5 Abr 2010 - 22:40

Boa noite. Quero ver esse projecto andar.
Quanto ao playfield, o Novus 2 e 3 faz alguns milagres e é o que uso, mas às vezes tambem uso um polish auto de alguma qualidade (não muito abrasivo, senão sai a tinta). Mas tambem depende do tipo de acabamento que o playfield tem.
O inconveniente do Novus é que tenho de o mandar vir dos EUA (não sei se tambem existe aqui na Europa).
Quanto aos Mos-Fet o ideal é procurar equivalentes, pois as referencias dependem dos fabricantes e pode haver no mercado a mesma coisa com outro nome. É como os genéricos Smile
Do que me lembro de ter visto a máquina, eu para já não a pintava. Uma boa limpeza e fica logo com melhor aspecto. Depois talvez uns pequenos retoques.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptySeg 5 Abr 2010 - 22:49

cheers
Viva White_Spot, é agora é que vai. Very Happy
A tua máquina deve ser muito engraçada, não conheço pessoalmente esta máquina, mas só tenho ouvido bons comentários sobre o jogo.

Em relação às questões que pões, como tens de comprar produtos específicos, como as borrachas e algumas lâmpadas, isso só consegues
mesmo em lojas da especialidade, a Best of Pinball funciona muito bem, a nível de tudo e são muito rápidos a processar o envio, assim
sendo tudo o resto podes mandar vir também do mesmo sítio.
Se quiseres optar por utilizar produtos que possam produzir excelentes resultados e de fácil aquisição, parte para a gama automóvel,
massas de polir, ceras, etc. mas procura mesmo em lojas da especialidade, nos Modelos e Continentes será difícil encontrar bons produtos.
Na parte electrónica, tens também no Best of Pinball tudo o que necessitas, onde tenho comprado algumas coisas é neste site:

http://pt.farnell.com/fairchild-semiconductor/rfp12n10l/mosfet-n-logic-to-220/dp/1017795?Ntt=12N10L

Mas uma vez que vais pagar os portes de envio, será melhor mandar vir tudo do mesmo sítio, se possível
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyTer 6 Abr 2010 - 0:05

Antes de mais obrigado EM_PinballArcade e Vtec.

EM_PinballArcade e Vtec, no que toca ao Novus e afins apenas me referia a uma limpeza dita normal e não uma limpeza a uma máquina muito suja, daí que pensei que algo tipo Ajax limpa vidros pudesse servir para o efeito Laughing.
Depois com as fotos logo se perceberá o real estado da coisa por isso vamos avançar para outra parte Wink.

EM_PinballArcade, no que toca aos MOSFET eles são RFP12N10L ou IRL530 que são os equivalentes. Sinceramente não sei quais são os que lá estão mas presumo serem os RFP12N10L.
EM_PinballArcade, no que toca à pintura... seria apenas uns retoques nas partes esborratadas (vou chamar assim) que depois poderão ver nas fotos e quiçá no interior do cabinet para lhe dar um toque mais simétrico à coisa (exterior preto / interior preto e não castanho).

Vtec realmente no Best Of Pinball tem aparentemente tudo o que preciso, inclusive o raio da mão em falta e que supostamente é muito rara de se encontrar.

Gottlieb - Class of 1812 28056 -> 24.99€
Gottlieb - Class of 1812 FlippergummisortimentAddamsundstar -> 15.49€
Gottlieb - Class of 1812 12n10l -> 1.25€ (cada)
Gottlieb - Class of 1812 Novus1-2-3%20klein -> 11.99€

E uma bela adição para completar a coisa seria o belo do flyer da máquina Cool.
Gottlieb - Class of 1812 Fl-class%201812 -> 4.99€

A isto teria de somar 10.49€ de portes e 11.44€ de IVA o que daria a bela quantia de 71.70€ Shocked.

Resumindo, tenho de ver bem o que preciso e definir prioridades lol, por isso primeiro fotos do estado, depois desmantelar para ver o que está a precisar de ser substituído e depois logo se faz a encomenda pois ainda falta pelo menos acrescentar as lâmpadas à conta Wink.

Um muito obrigado pela ajuda pessoal.

P.S.
EM_PinballArcade já sabe que está em risco de vir a ser melgado para me tirar algumas dúvidas ou dar uma ajuda in loco pois é a vítima... ups queria dizer o vizinho do lado hehe.
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyTer 6 Abr 2010 - 10:17

Olá White_Spot,

Para esse tipo de limpeza tenho usado precisamente o Ajax, tens também um muito bom que é o KH7, o Cif também tem óptimos resultados,
enfim aqueles produtos que usamos para a limpeza doméstica também se aplicam nas máquinas com excelentes resultados.
Em relação ao Best of Pinball, tem sido o que mais tenho usado para as minhas compras, ao fim de uma semana tenho o material por vezes
têm ruptura de stock, mas com um mail para eles, rapidamente arranjam o que necessitamos, em último caso mesmo, tenho comprado também
no Parts 4 Pinball, o inconveniente aqui é que é fora da UE, da última compra que fiz estive quase 1 mês e meio para receber a encomenda, mas
diga-se que à nossa alfândega chegou em 6 dias, é mesmo um absurdo... Evil or Very Mad
Dá prioridade à "mão" por ser uma peça específica, não vá alguém precisar de uma também e depois... Sad
Nos transistores, podes também usar o IRL540, talvez seja mais fácil de encontrar por cá, para ficares um pouco mais descançado com a dica,
a mesma vem de fonte segura:

"Transistors: keep a few of each of these around:
12N10L or IRL530 or 20N10L or 22NE10L or IRL540 (driver board and auxiliary driver board). The 20N10L or 22NE10L or IRL540 are the best replacements, as
they have higher drain current capabilities. These are used for coils transistors. The "L" means it's a logic-level MosFet."

IN:
http://www.pinrepair.com/sys3/index.htm
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyTer 6 Abr 2010 - 12:30

Vtec mais uma vez obrigado pelas dicas.

Sobre os MOSFET por acaso já tinha reparado que os IRL540 eram mais "comuns" contudo na altura fui ver o esquema dos mesmos no Datasheet Catalog o qual recomendo vivamente e tinham algumas diferenças, mas a maioria prendia-se ao facto de o 540 ser mais "robusto" que o 530 tal como diz no site do Marvin (PinRepair).
Seja como for, já que no Best Of Pinbal possuem os RFP12N10L que supostamente serão os que estão na máquina irei optar por eles. Talvez mande vir mais alguns para precaver situações futuras.

Sobre a mão concordo contigo e desde que a vi que decidi que iria ser umas das minhas prioridades.

Logo mais, assim que tiver feito todas as lides domésticas (compras e por aí) lol! vou tratar de tirar fotos, se bem que ainda me falta trazer a máquina para o apartamento.
Isso vai ser um caso complicado porque hoje de manhã tive uma consulta numa osteopata que me disse para não fazer esforços já que estava completamente podre (por outras palavras claro) hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyTer 6 Abr 2010 - 23:12

Ora bem, como prometido aqui ficam as fotos da máquina.

Desde já peço desculpa pela má qualidade das fotos pois só tive tempo de as tirar já durante a noite e a iluminação da sala (onde a máquina está) não é muito forte.
Vi-me obrigado a ter de usar uma gambiarra para iluminar melhor a máquina e com isso aumentaram os reflexos.
Seja como for amanhã irei tirar mais algumas fotos com luz natural para posterior comparação de estados (antes e depois do restauro).

Para não se assustarem com a quantidade de fotos Very Happy decidi dividir por diversos post´s cada parte focada (exterior, tabuleiro, etc.).

Exterior


Ora aqui está a dita cuja:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04712

Como podem ver existe bastantes marcas / riscos / tinta preta na parte frontal da máquina:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04711
Gottlieb - Class of 1812 DSC04708
Gottlieb - Class of 1812 DSC04706
Gottlieb - Class of 1812 DSC04710

O "fumo" de tinta preta nos personagens deverá ter sido provocado pela pintura das pernas, que nesta foto não dá para perceber mas que aparentam ter sido pintadas recentemente:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04709

As laterais da máquina estão razoáveis mas existem alguns riscos profundos que dificilmente poderão ser disfarçados sem uma intervenção mais cuidada:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04704
Gottlieb - Class of 1812 DSC04713
Gottlieb - Class of 1812 DSC04697
Gottlieb - Class of 1812 DSC04698

O fundo e a traseira da máquina aparentam estar em bom estado e sem precisar de grandes cuidados:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04784
Gottlieb - Class of 1812 DSC04691

Talvez um retoque neste aviso não faria mal para um trabalho mais cuidado:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04690

A zona do backbox / cabeço será a que me pareceu estar a precisar de mais cuidados no que toca à madeira em si:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04685
Gottlieb - Class of 1812 DSC04684
Gottlieb - Class of 1812 DSC04686
Gottlieb - Class of 1812 DSC04692
Gottlieb - Class of 1812 DSC04693

Na traseira pode-se ver que a cablagem aparenta estar suja q.b. e é pena a etiqueta de check estar danificada:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04687
Gottlieb - Class of 1812 DSC04689

No que toca à parte da frente do backbox / cabeço, nota-se pequenas marcas, falta de tinta e alguma ferrugem nas dobradiças:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04700
Gottlieb - Class of 1812 DSC04703

Fora isso também se pode ver que a borracha que protege o rebordo em madeira está mais para lá do que para cá:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04695
Gottlieb - Class of 1812 DSC04696

O vidro do backbox / cabeço possui arte "pintada" nele e a mesma já está em falta em alguns lugares:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04701
Gottlieb - Class of 1812 DSC04702
Gottlieb - Class of 1812 DSC04744

Aproveito para mostrar que o translite é em 3D o que lhe confere um aspecto / detalhe bem interessante:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04747
Gottlieb - Class of 1812 DSC04748
Gottlieb - Class of 1812 DSC04752


Última edição por White_Spot™ em Qua 7 Abr 2010 - 0:50, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyTer 6 Abr 2010 - 23:40

Backbox - Interior


Ora vamos avançar logo para debaixo do vidro e do translite para ver o que se passa lá dentro Cool.

Como se pode constatar por esta foto, o que mais falta é lâmpadas e o que há em demasia são vestígios de "queimado":
Gottlieb - Class of 1812 DSC04753

Os pernos onde se fixa o translite estão a dar as últimas:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04757

Os displays estão a funcionar e estão com relativo bom aspecto:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04754
Gottlieb - Class of 1812 DSC04755

Na parte traseira a coisa aparenta ter vários pontos de ferrugem e pouco mais de relevante:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04749
Gottlieb - Class of 1812 DSC04751
Gottlieb - Class of 1812 DSC04750

Um bocado mais acima temos a parte basculante que fixa o vidro e aloja as colunas onde pouco há a mexer tirando talvez pintar tudo de preto por questões de homogeneidade:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04745
Gottlieb - Class of 1812 DSC04746

No interior do backbox / cabeço temos todos os PCB´s que controlam a máquina:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04758
Gottlieb - Class of 1812 DSC04763
Gottlieb - Class of 1812 DSC04762
Gottlieb - Class of 1812 DSC04764
Gottlieb - Class of 1812 DSC04765

E supostamente três destes meninos estarão lixados:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04760

P.S. Pude verificar que o fusível F19 existente na parte inferior do tabuleiro está queimado, contudo segundo o manual esse fusível é referente ao RIGHT KICKING RUBBER (slingshot direita presumo), o que me provoca alguma perplexidade visto ser o esquerdo que não funciona scratch. Posso ter visto a coisa mal mas é um ponto que tenho de verificar com mais atenção.

No interior também temos um papelito com a designação das roms e mais uma etiqueta de check mas desta feita em bom estado com a data de 16 de Agosto de 1991 Very Happy:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04768
Gottlieb - Class of 1812 DSC04761


Última edição por White_Spot™ em Qua 7 Abr 2010 - 0:52, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 0:06

Interior do cabinet


Antes de mostrar a parte mais desejada da máquina, vulgarmente conhecida pelo nome de playfield / tabuleiro, vou fazer-vos sofrer mais um pouco e mostrar as entranhas da bicha lol!.

Comecemos pela porta / moedeiros para verificar que só existe um moedeiro e que a porta em si precisa de um canhão, de um tratamento a alguma ferrugem e de uma pintura nova:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04707
Gottlieb - Class of 1812 DSC04715

Ao se espreitar pela porta podemos ver que temos uma bandeja para receber as moedas, bem com o facto de o cabo de "massa geral"(?) estar fora de sítio:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04716
Gottlieb - Class of 1812 DSC04718

A parte metálica onde corre uma bola que ao certo nem sei para que serve (presumo ser para o tilt) tem a inscrição da Gottlieb bem como um autocolante de check:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04787

No interior podemos ver o transformador e afins, bem como alguma sujidade um pouco por todo o lado:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04774
Gottlieb - Class of 1812 DSC04775
Gottlieb - Class of 1812 DSC04773
Gottlieb - Class of 1812 DSC04776

Na lateral direita temos um papelito com a indicação da função e valores dos fusíveis:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04772

No interior da máquina encontrei umas fichas que peritem escolher a tensão com que a máquina irá trabalhar:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04771

Passando ao verso / traseira do tabuleiro / playfield pouco há a apontar:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04778
Gottlieb - Class of 1812 DSC04781
Gottlieb - Class of 1812 DSC04780

Tirando claro o aspecto manhoso que os parafusos dos bancos das drop target têm:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04782
Gottlieb - Class of 1812 DSC04783

Para finalizar aproveito para mostrar o pormenor da "inscrição" do modelo do jogo no verso do tabuleiro:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04770

P.S. Agora só me falta descobrir o serial number da máquina mas está difícil Crying or Very sad.


Última edição por White_Spot™ em Qua 7 Abr 2010 - 0:56, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 0:45

Playfield / Tabuleiro


Finalmente a parte mais aguardada Sleep após tanta foto Laughing.

Vou começar pela lockbar que apresenta ferrugem na parte interna e consequentemente na zona onde a mesma se fixa:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04720

O apron ou lá como se chama a zona onde se tem as regras de jogo e por aí fora aparenta estar em bom estado e com os papéis originais:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04723
Gottlieb - Class of 1812 DSC04724

Subindo um pouco mais vemos logo algo de errado, flippers da Williams:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04725

Será que trocaram o mecanismo completo dos flippers ou foi só mesmo os flippers em si scratch? Vendo a foto da bobine do flipper que meti mais atrás o papel diz Gottlieb logo tenho de verificar bem o que foi alterado aqui sem falta.

No geral a coisa está limpa e pouco há a apontar tirando notar-se a normal marca de sujidade no mylar e os elásticos / borrachas ressequidas:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04726
Gottlieb - Class of 1812 DSC04730
Gottlieb - Class of 1812 DSC04727
Gottlieb - Class of 1812 DSC04736


As áreas mais críticas serão o upper kick hole que está já em mau estado e um ou outro pequeno ponto de usura:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04729
Gottlieb - Class of 1812 DSC04743

Também existe um target partido e outro aparentemente torcido / fora de sítio:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04728
Gottlieb - Class of 1812 DSC04731

A parte dos plásticos está também bem conservada e não vislumbrei nenhum partido:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04732
Gottlieb - Class of 1812 DSC04733
Gottlieb - Class of 1812 DSC04742
Gottlieb - Class of 1812 DSC04788

Exceptuando esta entrada para a rampa esquerda:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04786

Passemos agora aos brinquedos / toys, onde podemos dizer que a dentadura tem de ir fazer uma limpeza oral e que o coração teve um ataque / colapso cardíaco lol!:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04769
Gottlieb - Class of 1812 DSC04735
Gottlieb - Class of 1812 DSC04741

O solenoid / coil do coração é outro ponto a verificar pois o mesmo está a prender:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04785

Para terminar deixo-vos mais umas quantas fotos lol! mas desta feita tentando captar um ângulo mais artístico da máquina Laughing:
Gottlieb - Class of 1812 DSC04740
Gottlieb - Class of 1812 DSC04737
Gottlieb - Class of 1812 DSC04738
Gottlieb - Class of 1812 DSC04739

Espero que tenham gostado desta longa apresentação e que opinem aquilo que tiverem de opinar Wink.

Aproveito para questionar se acham que devo começar pela limpeza e só depois passar à resolução dos problemas da máquina (lâmpadas em falta, solenoides não funcionais, peças em falta / partidas, etc.), ou se o oposto, reparar e depois limpar?

Fora isso vou dormir que já está mais que na hora hehe.

Não percam os próximos episódios que eu também não lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 7:28

A máquina é muito gira, parece-me que o pior é o caixote e o boneco vermelho queimado, tudo o resto é mais facil de reparar. Já tens alguma coisinha para ocupar todos os teus tempos livres. Very Happy Very Happy Very Happy

Deixa chegar ai os mestres para dizerem por onde começar.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 8:20

Obrigado Overkilll e sim realmente tirando o exterior do cabinet pouco há para fazer tirando uma pequena manutenção e limpeza geral.
O cabinet visto à luz do dia e visto à distância normal (sem nos aproximar-mos para ver os pormenores) até nem parece muito ruim exceptuando claro os dois riscos profundos (um de cada lado).

Gottlieb - Class of 1812 DSC04704

Hoje de manhã tenho coisas a tratar mas de ao fim da manhã ou de tarde a ver se faço um pequeno filme da máquina em funcionamento Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 8:21

Bom dia.

Grande maquina sim senhor.

O pior pareceu-me a caixa e o vidro da back box.
O caixote aconcelho, a massa de madeira, e um vinil autoculante impresso para ficar como novo.
No tabuleiro não me pareceu nada mal, penso que uma limpesa vai resultar em grande, uns toques na entrada dos boracose fica como novo.
O back glass e que parece que tem a serigrafia toda levantada, certo.

Aconteceu o mesmo a minha, tou a passar tudo no corel e depois vou mandar imprimir em vinil, Se for essa a tua opção ainda te passo uns ficheiros com os logos da gottlieb, menos trabalho.

No meu caso só depois dos caixotes prontos e que passo ao resto, pois assim desmonto e vou montando logo o material reparado, caso contrario vais montando e desmontando, o que me parece que pode sempre danificar mais coisas ainda.

Esta é a minha opinião, mas também a minha maquina estava mesmo muito má.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 10:42

Ora viva NoLimits.
Daqui a nada já me vou armar em realizador e tentar fazer um filme da máquina em funcionamento.

No que toca ao cabinet terá mesmo de ser como dizes, massa de madeira e depois sticker novo por cima.
O problema é até à data nunca ter visto um sticker para esta máquina à venda, o que me obrigará a ter de digitalizar / scanear o que está na máquina e mandar imprimir o mesmo.
Para além da trabalheira e do tempo para digitalizar / scanear a coisa, também devera ficar carote a impessão por isso é que estou a equacionar deixar essa parte para depois.
O vidro do bacbox tem realmente falhas "graves" na pintura e tal como indicas, ou tento digitalizar / scanear ou então mando vir o vidro novo que já vi à venda no Ebay penso eu.

O começar por desmontar tudo, tratar da madeira e limpeza para depois ao montar verificar o que está estragado e mandar vir não é má política, mas como aqui as condições para fazer pinturas não são as melhores ainda não sei mesmo se não faço apenas uma limpeza a fundo e reparo o que está avariado / estragado e o resto fica para uma altura que tenha condições de trabalho mais favoráveis.

Assim de forma rápida fui testar a história do fusível 19 e realmente usando o multimetro tenho contacto com um dos fios do solenoid da slingshot esquerda e não direita, contudo também tenho com ambos os flippers pelo menos lol.
Troquei o fusível 18 (bom) pelo 19 (queimado) para ver o que acontecia e ao ligar a máquina pude verificar que o solenoid da slingshot esquerdo ficou sempre activo (fixo) e passado poucos segundos deixou de dar.
Moral, o fusível queimou e agora não funciona nenhuma slingshot lol!.

Aproveitei e fui ver os fusíveis dos bumpers e o fusível 17 que é do bumper inferior e que não está a funcionar está também queimado. O fusível 21 que é do upkicker idem aspas, parece bom à vista mas com o teste de continuidade do multímetro indica estar queimado.

Pelo menos já sei que tenho de tratar de comprar uns quantos fusíveis antes de mais nada.

Irei tentar gravar em vídeo este pequeno teste aos fusíveis para que todo mundo possa ver e assim ajudar os mais novatos nestas coisas, se bem que ver se um fusível está queimado é bastante básico Embarassed, contudo como pude constatar o que ao olho humano parece estar em bom estado de funcionamento nem sempre é fidedigno e o uso de ferramentas próprias ajuda imenso a despistar avarias.
Talvez tente também gravar a parte do teste aos MOSFET para dar uma ideia geral da coisa.

Bem vou lá ver se consigo gravar a coisa sozinho hehe e depois é só converter e enviar para o Youtube.

Até mais logo pessoal.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 11:09

A parte boa. e que se fizeres a digitalização e guardares os ficheiros, sempre que alguma coisa acontecer estas safo, e so mandar imprimir.
Eu ainda te posso tentar mandar algumas coisas da gottlieb, para te ser mais facil.
Mas também estou um pouco atrasado no arranjo da minha.
Já tens os esquemas disso tudo.
E o backglass, passado uns tempos volta ao mesmo, pois as lampadas fazem muito calor, bem como toda a parte electronica, aconcelho a que mesmo que compres tentes instalar uma ventuinha de computador assim leva mais tempo a secar as serigrafias.
Fico a espera de ver esses videos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 11:14

Verifica 1º se há algum problema com a slingshot, pode ser que a bobine tenha um cc e esteja a queimar os fusíveis.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 12:11

Que grande seca, a câmara estava sem bateria e agora está a carregar Evil or Very Mad.

Quando ao facto do solenoid da slingshot poder estar em curto... não me parece mas irei tentar fazer alguns testes para verificar isso.
Algum conselho / dica para testar o solenoid Overkilll?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 13:39

Não sei como testar, o paulo já vem ai ajudar-te.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 13:53

Bem já estive a filmar a máquina e a filmar o teste aos fusíveis e aos MOSFET. Agora é uma questão de tempo para poder editar o vídeo e enviar para o Youtube.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 14:51

Se tiveres um multimetro é facil
Se a selenoid estiver em curto tem uma resistencia de 0 oms
Se estiver boa tens uma ressistencia
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 19:14

Bem finalmente estão aqui os vídeos que andei a fazer durante a tarde.

Vou começar por mostrar o vídeo do exterior da máquina:



Interior em funcionamento:



Funcionamento da máquina:



Teste aos fusíveis:




Reparando no que aconteceu quando meti o fusível bom na slingshot que não funcionava e depois liguei a máquina (a slingshot ficou sempre activa) e lendo o que vem escrito no site PinRepair e que meti a vermelho na citação seguinte, pode-se deduzir que devo ter mesmo um MOSFET lixado.

Aproveitei e fiz os testes que indico na mesma citação para tentar despistar melhor a coisa.

Citação :

Locked On Coils.

Symptoms of a bad driver board MosFET would include a coil or flash lamp that turns on and stays on ("locks on") immediately upon game power-on.
...

Standard Testing Protocol.
...
Game power on. Using an alligator clip test lead, attach one end to ground in the backbox.
Momentarily touch the other end of the alligator test lead to the metal tab on the MosFET (for our example, Q28).
This should energize the coil or flashlamp.
...

Testing Solenoid Driver 12N10L or IRL530 MosFETs.
* Game off and preferably the driver board removed from the game. If board still in game, remove connectors P5 and P6.
* Set your DMM to "diode" test function.
* On the component side of the board, put the black DMM test lead on the metal case (or center leg) of the MosFET in question.
* Put the red DMM test lead on the lower leg (leg nearest to the P5/P6/P7 connectors).
* A reading of .4 to .6 should be seen.
* Typically a bad MosFET will show .2 to .3; if this is the case, replace the MosFET.
* Next put the red DMM test lead on the upper leg (leg away from the P5/P6/P7 connectors).
* A reading null reading should be seen.
* Typically a bad MosFET will show .2 to .3 volts. If this is the case, replace the MosFET.

Podem ver então esses testes:





Ficou-me a faltar fazer um vídeo à medição da resistência dos solenoides, da medição da tensão que os mesmo têm, bem como de outro teste mais directo usando uma técnica similar à mostrada no vídeo só que na vez de fazer um shunt entre a massa e o MOSFET, faz-se entre a massa e uma ponta do solenoid.

Todos esses testes vêm indicados no mesmo site.

Eu cheguei a fazer esses testes mas sozinho não consegui filmar a coisa.
Bem que andei a inventar com um cinto para prender a câmara à cabeça lol! mas não deu grandes resultados.

Mais uma vez espero que tenham gostado da coisa e que opinem o que vos apetecer Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 19:58

Viva cheers

Mas que bela apresentação, pormenores não faltam, demorou, mas já cá mora. Very Happy
Acho que de facto é no cabinet e backbox que está pior, ficaria mesmo bom com uns vinis novos, embora há quem diga que não se deve
alterar o que é original, mas que fica bem melhor não há dúvida.

A Gottlieb não fez nenhuma máquina com decoração em vínil serigrafado sempre manteve a tradicional serigrafia directa na madeira, esta é a parte pior para nós, uma vez que a Gottlieb vendeu todos os direitos a Steve Young, mas este pouco fez para manter as máquinas vivas, não se consegue quase arranjar um manual, quanto mais uma reprodução das artes, o que vai havendo é malta como nós que vão fazendo umas coisitas.
Aproveito para dizer que para uma Gottlieb "Wipe Out", tenho as artes todas vectorizadas, quando alguém quiser é só mandar uma mike.

Para uma máquina de flippers a impressão e laminação das artes com o ficheiro pronto, fica por volta dos 30/40€ aqui para os meus lados, estes valores vão aumentando consoante o trabalho que lhes deres, tratamento de imagem, vectorização, etc. As imagens scaneadas não servem para impressão sem um tratamento profundo, e o bom mesmo é vectorizar tudo, só assim se consegue um resultado perfeito.

Achava por bem, reparar todas as avarias, fazer todos os ajustes necessários, e após tudo estar em ordem, partir para a desmontagem e limpeza, isto porque dependente das avarias que tenhas de reparar, no final de estar tudo limpinho e montado, podes ter de voltar a mexer para reparar alguma coisa, é o método que tenho usado e parece-me o mais correcto, há situações em que para ver ou ajustar um switch tens de desmontar uma rampa ou outra coisa qualquer.

Sim senhor estou a gostar, com video e tudo, bem que me dizias para detalhar um pouco as minhas reportagens Embarassed
Nem te digo que a Frankenstein já está quase pronta e nem uma foto... Embarassed , mas não digas a ninguém....sshhhhhh....


Última edição por Vtec em Qua 7 Abr 2010 - 20:30, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 20:06

Very Happy já cheguei tarde, e já deste conta do recado.
Quase de certeza que tens um transistor marado, mas testa também a resistência da bobina, como te disse o NoLimits, 0 Ohms é bobina na sucata.

Uma tabela que pode ser útil para ver o estado das bobinas:
http://www.flippers.com/coil-resistance.html

Vou-te enviar por email, uns autocolantes vectorizados que fiz novos para a minha Wipe Out, como a tua é Sys3 também, devem ser iguais.

Em relação ao serial number... scratch talvez nem o encontres, havia uns senhores que tinham a mania de raspar ou tirar os mesmos, para poderem trafulhar os documentos, coisas à tuga.
Nas Gottlieb Sys 3, deveria estar na Apron do lado esquerdo, virado para o playfield, bem onde a bola cai pela lateral, também devia estar pintado no fundo do cabinet, em baixo da caixa dos trocos ou por aí perto...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 21:30

Obrigado Vtec.
Realmente a mim custa-me imenso começar as coisas, mas depois de embalado... sou levado da breca e é só fotos e afins lol!.

Quanto à resistência dos solenoides... eu fiz esse teste e pelo que diz no site do PinRepair deveria dar algo como 3 ohms ou superior. No meu maravilhoso multímetro digital da treta lol aquilo para ler resistência nessa casa tenho de meter a coisa no teste de continuidade e gramar com o apitar hehe.

Gottlieb - Class of 1812 DSC04801

Seja como for deram todos acima dos 3ohms, uns pouco mais acima (na casa dos 15 a 30 ohms) e outros muito mais acima (na casa dos 100 e tais ohms) que foi o caso dos solenoides dos flippers.

Vou aproveitar e ir dar uma espreitadela nesse site que referistes.

O teste da medição da corrente / tensão (nunca me lembro do termo correcto) deu na casa dos 80V para eles todos e os que não deram foram os que têm os fusíveis queimados.

Resumindo, tudo aponta para realmente ser apenas os MOSFET lixados Smile.

Obrigado pelas imagens vectorizadas Wink.
No entanto acho que não vi nenhum igual na máquina mas poderão servir para colocar em sítios onde poderiam / deveriam existir.

Aproveito para mostrar umas fotos ranholas onde mal se consegue perceber que a arte na lateral da máquina é um autocolante e não pintura na madeira. Mal se nota mas dá para perceber que onde termina o amarelo existe uma diferença no preto. Ao vivo fica-se com uma percepção mais real de que existe algo por cima da madeira.

Gottlieb - Class of 1812 DSC04793
Gottlieb - Class of 1812 DSC04795

O serial number não existe no apron como referiste e na zona por baixo do moedeiro tem um número mas não é o de série, mas ainda não desisti de tropeçar nele algures bem escondido lol.

Tal como dizes o que não falta / faltava era malta a trafulhar as coisas, seja como for já consegui perceber uma alteração que com um bocadinho mais de trabalho teria ficado bem conseguida:

Gottlieb - Class of 1812 DSC04797
Gottlieb - Class of 1812 DSC04798

Para finalizar deixo aqui umas fotos do manual da máquina, o qual muito me têm ajudado a identificar as coisas na máquina:

Gottlieb - Class of 1812 DSC04789
Gottlieb - Class of 1812 DSC04790

Já agora, 1 - 1/2 AMP significa 1,5 AMP?

Gottlieb - Class of 1812 DSC04791
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 EmptyQua 7 Abr 2010 - 23:20

É correcto, 1,5 Amps.
3 Ohms é o mínimo aceitável até começar a dar problemas, mas aqui aquela tabela dá bastante jeito para termos uma ideia do estado delas, por exemplo, para as bobinas do slingshot que é a A-5195 (Gottlieb) segundo o manual, deverá de andar por volta dos 12.3 Ohms segundo a tabela e por aí fora.
O teste de continuidade na escala de 200 é pincel... Very Happy, mas já é um bom aparelho para o nosso hobby.

As imagens que te enviei, até podem não existir nessa máquina, a existir, será na barra da tranca e na caixa do circuito de alimentação (interruptor)...


Última edição por Vtec em Qua 7 Abr 2010 - 23:22, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Gottlieb - Class of 1812 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gottlieb - Class of 1812
Ir para o topo 
Página 1 de 7Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Oficina de reparação
» Gottlieb "Jet Spin"
» restauro da Gottlieb Roller Disco (RollerDiscoDuino)
» 1973 Gottlieb PRO FOOTBAL
» 1968 Gottlieb DOMINO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Restauros e Manutenções :: Solid State (SS)-
Ir para: