FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Gottlieb - Class of 1812

Ir para baixo 
+4
Overkilll
Vtec
EM_PinballArcade
White_Spot™
8 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
AutorMensagem
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptyQui 12 maio 2011 - 23:24

Esse problema das 2 bolas... também acontece quando a bola é lançada normalmente com o shooter, certo?

Sugeria verificares a afinação desse switch onde a bola fica quando é perdida, o que parece é que demora tempo a mais a ser reposta na "zona de espera", talvez por essa demora ser grande a máquina entra em modo de "procura de bola" o que é normal.

Por vezes os switch's accionados com a mão funcionam, mas com a bola não chegam a baixar o suficiente para o registo...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySex 13 maio 2011 - 9:04

Bom dia.

1º que tudo os meus parabéns está a ficar um mimo, excelente trabalho.

Whith spot tens o esquema do playfild?? Seria mais facil de tentar perceber assim.

Pareceu-me que ela da segunda vez que a bobine que lança a bola do centro do playfied a faz um primeiro barulho em seco, ou seja tenta mas a bola não sai(ou percebi mal?).

Tens algum switch no lança bolas??

Se sim podes ter uma avaria intermitente, que poderá ser simplesmente por trocar esse switch?

Ou pode ser simplesmente uma pequena afinação no local onde descansa a segunda bola.

Sei que não é muita ajuda mas também não tenho estado muito tempo por cá, e sem conhecer bem o funcionamento dela é complicado.
Abraço

Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySex 13 maio 2011 - 14:27

Vtec e NoLimits obrigado Smile.

Vtec o problema acontece também quando lançado pelo shooter. Também já andei a verificar os switch´s e aparentemente funcionam bem, tanto à mão como com as bolas.

Sim dá a sensação que a máquina entra em modo de procura de bola, agora falta saber ao certo o porquê disso scratch hehe. De certa forma e indo pela lógica será o switch junto do shooter que não estará a funcionar muito bem, mas... a verdade é que ainda não parei a 100% para pensar em condições no assunto.

NoLimits, tenho o manual sim mas não sei até que ponto se consegue tirar a dúvida por lá.

Se se reparar em condições no tempo 0:22 vê-se um movimento subtil do êmbolo do lançador de bola do centro do playfield para a "zona de espera" e já pensei que seria por a parte metálica que empurra a bola ir demasiado para trás e ficar "presa". Os outros barulhos que se ouvem são dos restantes "kickers" que existem no playfield a serem ativados.

Tenho de tentar ver a coisa melhor e usar o multímetro (está na loja) para ver se os switch´s realmente acionam totalmente ou se apenas ficam acionados parcialmente não chegando a enviar a informação de acionamento ao CPU.

Já tentei digamos "ajustar" os switch´s de forma a ficarem mais saídos e consequentemente ser mais fácil o seu acionamento pela bola mas isso também não resolveu o problema.

Está aqui um belo dum imbróglio que no fim terá uma solução quase de certeza muito simples lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySex 13 maio 2011 - 17:00

scratch o que me parece após várias análises do vídeo, é que a 1ª bola é lançada e como não é "jogada" a máquina lança uma 2ª, como a 2ª não é "jogada" também a máquina entra em "procura de bola" porque assume que a bola estará algures no playfield...

Quando começa o ciclo de disparo de bobinas em "procura de bola", nota-se que as 2 bobinas activam de seguida na sequência o que faz com que a bola vá para o local de "espera" e seja lançada no shooter porque a bobina activa, mas tudo porque a "procura de bola" foi iniciada...

Agora, porque a procura de bola inicia???

Será porque não foi activado nenhum switch de pontuação???

Perguntei se fazia o mesmo quando lançada pelo shooter só pelo facto de a bola entrar em jogo pelos meios normais e aí activava uma quantidade de switch até ser perdida...

Nota-se que o switch 43 "Shooter Lane Rollover" está a funcionar porque quando tiras a bola de lá, a máquina faz um varrimento nas luzes de baixo para cima, o que em condições normais de lançamento simula o "acompanhamento" da bola até ao topo do playfield.

O switch 44 "Trough" também parece estar a funcionar em condições, pelo menos ao ser lançada a 1ª bola é sinal que ele reconheceu a presença de bola no "Trough" e fez disparar a bobina.

Já o switch 54 "Outhole" é que me parece que não está a funcionar, pelo menos como devia de estar, isto porque normalmente o envio da bola para o "Trough" é imediato ou quase e no vídeo vê-se que demora muito...

Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySex 13 maio 2011 - 21:50

Também já cheguei a essa conclusão e hoje de tarde tive tempo de testar isto de novo, pequei e dei um "jeito" à mão no switch 54 - Outhole e digamos que em 20 bolas perdidas nenhuma falhou (não repôs duas). Depois de mais algumas tentativas lá aconteceu algumas vezes scratch.

Outra coisa que também já me aconteceu algumas vezes (muito poucas) e me levou a focar a atenção no switch 54, foi que no modo multiball ao perder a primeira bola, segundos (ou menos) depois dá-me a indicação que perdi a segunda bola (sem a ter perdido) e desativa-me os flippers. Ou seja, dá a sensação que o switch cria algum ruído ao ser acionado a primeira vez e faz tipo o debounce e ativa-se de novo como se tivesse lá outra bola.
De certo modo isso reforçou-me a ideia que esse switch pode não estar a 100%, contudo é como disse no problema de repor as duas bolas, só acontece esporadicamente e sem motivo aparente. Numa partida é capaz de acontecer várias vezes como nenhuma ou só uma vez.

Seja como for acho que a única forma de testar a 100% os switch´s será com um multímetro e assim tirar as teimas. A ver se amanhã consigo tratar de ver a coisa melhor e faço também um vídeo melhor hehe.

Aproveito e deixo aqui mais algumas fotos do processo de tratamento / desmontagem do sistema da dentadura e coração.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06910

Como se pode ver nas duas fotos seguintes, o sistema de movimento do coração está "cheio" de massa consiste e que em princípio era o que o fazia prender.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06911
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06912

A parte escura na madeira parece uma gordura que derreteu para cima da madeira. A minha opinião é que pode ter sido alguma da borracha de que é feita o coração, ou do raio que ele é feito.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06913
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06914

No geral não há muito a apontar a não ser alguma sujidade e oxidação.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06915
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06916
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06917
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06920
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06921
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06922
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06923

Limpeza das partes metálicas e respetivamente passagem de lixa de água mil.


Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06927
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06928
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06929
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06930

Base em madeira já devidamente lixada.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06924
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06926
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06931
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06932
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06933

Limpeza do coil do coração... que nem tinha gordura nenhuma no interior.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06934
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06936
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06937

Limpeza da dentadura e suporte. Teve direito a escova de dentes e tudo lol!.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06939
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06941
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06942
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06943
Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 DSC06944

Como a máquina fotográfica foi com a minha esposa para a terra, só irei colocar as fotos do processo de pintura e envernizamento das partes metálicas para a semana. Nessa altura aproveito e tiro fotos de tudo montado no seu devido lugar Smile.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySáb 14 maio 2011 - 11:32

Razz Sensodine lol!

Com esses microswitch's não vale a pena perder muito tempo, o melhor é trocar logo, se a lamina for de "encaixe" podes facilmente encontrar microswitch's em lojas da especialidade, para teres a certeza que é mesmo do switch, o melhor era trocar por um outro que esteja noutra zona da máquina o que não me parece que hajam muitos mais porque a Gottlieb no SYS3 começou a usar os SmartSwitch's (piezoeléctricos) em quase todo o playfield e talvez nesta zona sejam os únicos microswitch's que se encontram no playfield.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Fernando Sousa
Top 10
Fernando Sousa


Mensagens : 675
Data de inscrição : 04/06/2010
Idade : 63
Localização : Braga

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySáb 14 maio 2011 - 13:45

White Spot se me enviares uma foto do microswitch em questão pode ser que tenha para aqui alguns.
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySáb 14 maio 2011 - 14:13

Vou ver o que consigo testar hoje mais ao fim da tarde e depois logo dou o meu parecer.

Obrigado Fernando pela ajuda, mas é como acabei de dizer... primeiro vou tirar as teimas todas e depois é que tiro o switch fora hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySáb 14 maio 2011 - 17:46

Outras possíveis causas como o diodo ou os fios trocados também são válidas Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySáb 14 maio 2011 - 20:50

Como não mexi nos fios de lá não será e já tinha verificado se estavam bem soldados.
O díodo não me parece mas nunca se sabe.

Já montei o conjunto da dentadura / do coração e estive a jogar um bocado.
Primeiro o raio do flipper direito insiste em prender em cima Mad. Aparentemente está tudo normal com ele e acionando o embolo (ou o flipper) à mão com a máquina ligada não o faz prender. As patilhas dos switch´s tanto do botão do flipper como junto ao flipper para desligar a corrente estão a acionar direitinho.
Reparei foi que se der uma pacandinha, mesmo de muito leve na parte onde fixa o coil é o suficiente para ele desprender.
Como o coil tem um parafuso na base onde encaixa a prender o mesmo (depois meto foto para perceberem o que estou a dizer) começo a acreditar que o mal possa vir daí.

Verifiquei também que a slingshot do lado direito não está a funcionar, os switch´s detetam o impacto mas o coil não é acionado.

Fora isso só uma vez é que repôs em jogo duas bolas, mas por duas vezes em modo multiball ao perder uma bola cortou-me o jogo como se tivesse perdido as duas bolas. Uma outra vez em modo multiball, mal perdia a bola ela foi imediatamente reposta no local de repouso e o jogo continuou normalmente, sendo que esta é a forma normal de funcionamento.

Quanto ao coração aquilo não tem grande remédio e estive mais o meu sócio a debater a coisa e das duas uma, leva uma camada de resina epoxi por dentro para lhe dar alguma forma e colá-lo, depois tenta-se fazer um molde a partir dele e depois faz-se um coração novo...
A ideia é boa mas daí a isso sair para a prática é que já não sei hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySeg 16 maio 2011 - 8:38

Bom dia pessoal.

Peço desculpa mas tive de ler tudo a pressa pois no trabalho e mais complicado tar na net.

Dizes quem em modo multiball ele arreia o jogo como se estivesses perdido as bolas, certo?

Quer dizer que o teu switch central esta a enviar informação repetida (ruído), ou que a gestão desse switch não esta temporizada, no CPU.

O Ruido muitas vezes é dificil de detectar, por ser uma avaria mais de modo intermitente do que exacta (agora esta bom e 5 segundos depois foi novamente ao ar).

O que me parece também e que quando entras em jogo mais frenetico (modo multiball), o jogo sofre mais pancadas os flippers são acionados mais vezer tudo e mais mexido gerando mais vibração, o que pode fazer com que o switch ser acionado.



Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 EmptySeg 16 maio 2011 - 22:41

Sim basicamente é isso NoLimits, tirando apenas o fato que em multiball só "arreia o jogo" quando perco uma bola.

Assim que tiver oportunidade vou ver se o troco o switch por outro que existe na rampa esquerda para testar se o problema está só no switch Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Conteúdo patrocinado





Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 7 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gottlieb - Class of 1812
Ir para o topo 
Página 7 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
 Tópicos semelhantes
-
» Oficina de reparação
» restauro da Gottlieb Roller Disco (RollerDiscoDuino)
» Gottlieb "Jet Spin"
» 1968 Gottlieb DOMINO
» 1975 Gottlieb ATLANTIS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Restauros e Manutenções :: Solid State (SS)-
Ir para: