FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Backglass para Black Fever da Playmatic

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 10:50

Boas

Alguém sabe de algum backglass para uma Black Fever da Playmatic, é que a máquina esta impecável de caixa e tabuleiro e a trabalhar bem é uma pena não conseguir arranjar o vidro!!!

Não sei se era nesta secção que devia colocar este post mas depois de procurar, achei esta a mais apropriada.

Sou novato nestas andanças dos flippers, por isso tecnicamente pouco ou nada sei se bem que já ressuscitei duas máquinas que se encontram a trabalhar na perfeição e isso deu-me muito gozo e vontade de repetir a façanha.

Aonde posso arranjar a placa principal de ligação de energia para uma fish tales, a minha estava impecável mas depois de a ter tirado e experimentado noutra deixou de dar alguns circuitos de iluminação e o peixe deixou de abanar a cauda:), já tentei de tudo ficha a ficha e nada!!!!!

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Arnaldo
5 Credits
Arnaldo


Mensagens : 458
Data de inscrição : 17/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 18:59

Falta de iluminação na Fish Tales;
1 Verifique os fusiveis das lâmpadas (estão no lado esquerdo inferior na placa grande)
2 Veifique os conectores das lâmpadas na mesma placa (também se encontram do lado esquerdo inferior, muito perto dos fusiveis). Acontece com muita frequência as fichas queimarem ou deixar de fazer contacto, devido ao excesso de carga. Faça um pouco de pressão nas fichas com a maquina ligada e veja se as lâmpadas ligam.

Backglass da Black Fever: Tenho uma Black Fever no meu armazém que é minha e de outra pessoa. Como a máquina está em mau estado, vou falar com o outro proprietário, para ver se ele está interessado em vender o vidro ou a máquina.
Ir para o topo Ir para baixo
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 20:00

Muito obrigado

Já vi que o amigo Arnaldo deve estar para as máquinas de flippers como o Mourinho para o futebol Smile

Assim já vejo uma luz ao fundo do túnel, em relação a Black Fever !!

Quanto a Fish tales, pois é,isso foi logo o que fiz ficha a ficha e testei todos os fusíveis,
obrigado pelas dicas e vou voltar a verificar as fichas e fusíveis, se bem que já gastei a vontade mais de 4 horas de volta daquela placa.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 21:53

Arnaldo escreveu:
Backglass da Black Fever: Tenho uma Black Fever no meu armazém que é minha e de outra pessoa. Como a máquina está em mau estado, vou falar com o outro proprietário, para ver se ele está interessado em vender o vidro ou a máquina.

Resolvendo este problema do backglass, todos os outros são peanut's cheers

Encontrar este tipo de material é quase como sair o euromilhões Very Happy o euromilhões é um pouco exagerado, mas a raspadinha é de certeza Razz

Para a falha na driver board da FT, há 2 alimentações distintas para a iluminação, a iluminação geral trabalha com uma tensão de 6,3VAC e a iluminação controlada (lamp matrix) trabalha com uma tensão de 18VDC.

A iluminação geral é ligada nos conectores J115 e J120, os circuitos são protegidos pelos fusíveis F106, F107, F108, F109, F110. Como já foi referido pelo Arnaldo, é frequente estes conectores darem problemas, aquecem em demasia e por vezes ficam isolados não deixando passar corrente mesmo que a olho nu pareçam estar bem...

A iluminação controlada é ligada nos conectores J133 e J137, o circuito é protegido pelo fusível F114. Aqui pode haver falhas para além dos conectores, estão envolvidos neste circuito transístores e integrados, a falha de um integrado pode causar o não funcionamento de uma ou mais lâmpadas, mas geralmente é mais provável falhas de transístores...

Identificando que lâmpadas estão a falhar (Ilum. geral ou Ilum. controlada) pode ajudar para mais alguma dica.

Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 22:40



Identificando que lâmpadas estão a falhar (Ilum. geral ou Ilum. controlada) pode ajudar para mais alguma dica.

[/quote]


Bem, pelos vistos estou no sitio certo, quero desde já agradecer pela ajuda que me tem dado.

Antes de ver em questão o que tinha feito na board liguei a máquina e não resisti em vez de via acabar esta resposta tive de fazer dois jogos:)

O que fiz para ela acender as lâmpadas foi juntar os dois fios vermelhos do J135 no pin 9
assim já acende as lâmpadas da Bola extra e as letras LIE no fundo do tabuleiro ao alto quando a bola passa no top ( eu sei que deve haver nomes técnicos para isto tudo mas eu não sei!!!vocês estão a vontade para me irem corrigindo) O problema é que agora acende o I e o E em conjunto e a Extra ball acende como estivesse no modo stand by quando devia estar acesa não está outro problema é o peixe que deixou de dar ao rabo Smile quando acertamos na captive ball não deve ter a ver uma coisa com a outra o certo é que foi tudo desde o mesmo momento
Ir para o topo Ir para baixo
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 22:54

e a lâmpada de cast again também não acende quando devia

E já foi jogar mais duas moedas Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
manecas
Free Play



Mensagens : 31
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 50
Localização : grande porto

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 23:22

Só uma pequena correção, a alimentação/controle de brilho das lâmpadas de presença e backglass, não são controladas por transistores, mas sim por triacs, tratando-se de tensão alternada, teria de ser, pois regula-se o brilho das lâmpadas, não é on-off como as do tabuleiro....
Todas as lâmpadas do tabuleiro, fora as flash, são de 6,3V, as flash (as lâmpadas grandes) essas sim são de 18V (um pouco mais mas não interessa).
Lâmpadas tabuleiro que não acendem: verificar se a lâmpada está boa (dããã); verificar o conector da lâmpada ; verificar o conector de flat cable grande que interliga a placa cpu com a placa de power, tirar fora e colocar de novo, encaixando bem; procurar por fios dessoldados, como se faz a comutação em matriz, basta um fio para apagarem várias lâmpadas; procurar o transistor da(s) lâmpadas que não acendem; usando uma sonda lógica (ou osciloscópio), verificar os circuitos integrados tampão. Sigo este processo até encontrar a avaria :-)


Última edição por manecas em Qua 27 Jul 2011 - 23:30, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 23:28

Boa, assim é que é, um joguinho e uma vista de olhos no problemas e entretanto mais um joguinho... Razz esse é um problema grave que tenho, é que por vezes vou para fazer uma "coisita" e fico-me pelo joguinho e mais um e mais um... Razz

Voltando às lâmpadas, pelo que dizes então o problema é na iluminação controlada... podia ser na geral, ficava bem mais fácil Very Happy

Essas lâmpadas (I.C.) têm um funcionamento mais complexo do que as outras (I.G.) que são simplesmente ligadas em série, divididas em 5 circuitos e só têm um triac que serve para que sejam controladas a nível de intensidade...

Resumidamente, as lâmpadas da iluminação controlada estão ligadas numa matrix (lamp matrix) de 16 fios que em conjunto com diodos faz com que seja possível ligar 64 lâmpadas independentes no seu funcionamento... scratch penso que dá para entender.


Pelo que se percebe, problemas de alimentação não há porque pelo menos há algumas acesas, o conselho que te dou para primeiros passos é:


- repor as ligações como estavam, pois uma troca de fios na matrix de lâmpadas cria uma grande confusão no seu funcionamento.

- entrar no modo de testes, e fazer o teste das lâmpadas e anotar as que não funcionam

- identificar essas lâmpadas (nº) através do manual, assim desta forma consegue-se chegar mais perto do problema.


Ex.: Lâmpada 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 não funcionam, problema na coluna ( columm) 1

Lâmpada 12, 22, 32, 42, 52, 62, 72, 82 não funcionam, problema na linha (row) 2


Deixo aqui a matrix das lâmpadas da Fish Tales


Backglass para Black Fever da Playmatic Lm10


Espero que ajude por agora, vai dando notícias, entretanto já deves ter feito mais uns joguitos... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
manecas
Free Play



Mensagens : 31
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 50
Localização : grande porto

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 23:32

Aí está, escrevemos os dois ao mesmo tempo, amigo vtec...
Aposto em fios dessoldados ou suportes defeituosos.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 23:47

Olá manecas, Very Happy

é correcto, mas estava-me a referir às lâmpadas controladas pelo CPU (lamp matrix) e não às de iluminação geral que o único controle que têm é na intensidade e ligar e desligar em determinados momentos de jogo.

Também é correcto que todas as lâmpadas (pequenas) são de 6,3v, mas o circuito (não as lâmpadas) da lamp matrix é alimentado por 18vdc rectificados na ponte BR1 Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
manecas
Free Play



Mensagens : 31
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 50
Localização : grande porto

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 27 Jul 2011 - 23:56

Correcto e certo amigo vtec Laughing mas referi-me a isso, pois podiam pensar: então aquilo é de 18V e as lâmpadas de 6,3V? hehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQui 28 Jul 2011 - 0:08

Pois é um facto Very Happy

Também estou inclinado para um problema desse que referes, (fios e suportes) uma vez que tudo o resto está a funcionar, não deve haver problemas com a alimentação.

Os mesmos 18vdc são regulados depois no regulador 7812 (Q2) para fornecer 12vdc para a switch matrix (interruptores).

Os problemas na matrix (lâmpadas e switch's) são por vezes uma dor de cabeça, pode ir do mais simples ao mais complicado e fazer passar informação para orientar na resolução do problema nem sempre é fácil Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptySeg 1 Ago 2011 - 13:50

Boas,

Arranjei um pouco de tempo e acabei de fazer o teste as Lâmpadas. Resultado as lâmpadas em falta todas acabam em 8, ou seja 18,28,38,48,58,69,78,88, que correspondem ao fio vermelho e cinza no pin 9 da ficha j133, já recravei o fio e nada já o coloquei directo no pin e também não resultou, também verifiquei a ficha Switch Matrix J209 e o resultado foi o mesmo,OK antes de ir a bruxa, que mais devo verificar. Agora já não faço nada sem a opinião
profissional dos amigos:)

E claro já que está ligada tem que jogar Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptySeg 1 Ago 2011 - 14:19

Olá octaviovespa Very Happy

Ok, assim sendo confirma-se um problema numa única linha... scratch como descreves inicialmente, este problema só surgiu após teres usado essa placa para testes noutra máquina, é perfeitamente possível que o problema possa ter sido causado por um curto-circuito existente na máquina onde a placa foi aplicada.

Assim sendo suspeitava de imediato que o transístor TIP102 dessa linha 8 estivesse avariado, o transístor em causa é o Q83, esta inscrição podes encontra-la na própria placa (junto a cada componente) para ires mais directo ao fulano Very Happy imediatamente acima do conector J133 vais encontrar um grupo de 8 transístores (2 linhas de 4) o Q83 deverá ser o de cima à esquerda, confirma com a inscrição junto do mesmo.

Tens multímetro???
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptySeg 1 Ago 2011 - 20:56

Vtec escreveu:
Olá octaviovespa Very Happy

Ok, assim sendo confirma-se um problema numa única linha... scratch como descreves inicialmente, este problema só surgiu após teres usado essa placa para testes noutra máquina, é perfeitamente possível que o problema possa ter sido causado por um curto-circuito existente na máquina onde a placa foi aplicada.

Assim sendo suspeitava de imediato que o transístor TIP102 dessa linha 8 estivesse avariado, o transístor em causa é o Q83, esta inscrição podes encontra-la na própria placa (junto a cada componente) para ires mais directo ao fulano Very Happy imediatamente acima do conector J133 vais encontrar um grupo de 8 transístores (2 linhas de 4) o Q83 deverá ser o de cima à esquerda, confirma com a inscrição junto do mesmo.

Tens multímetro???

Boas Vtec
Transístor identificado!
Multimetro tenho e dos bons..não sei é se sei trabalhar com ele Sad
Manda coisas Smile

Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptySeg 1 Ago 2011 - 21:57

Não querendo dizer asneiras... não dá para ligar essa "linha" a outra que esteja a funcionar?
Tipo desligares o fio e liga-lo a outro local onde estão as lâmpadas todas a funcionar?
Se der e assim funcionarem todas não terás dúvidas que o problema está no que controla essa linha, ou seja o dito cujo transístor.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyTer 2 Ago 2011 - 15:27

White_Spot™ escreveu:
Não querendo dizer asneiras... não dá para ligar essa "linha" a outra que esteja a funcionar?
Tipo desligares o fio e liga-lo a outro local onde estão as lâmpadas todas a funcionar?
Se der e assim funcionarem todas não terás dúvidas que o problema está no que controla essa linha, ou seja o dito cujo transístor.

Sim, dá, era como eu tinha "resolvido" Embarassed o problema só que o problema não é energia mas sim função, ou seja eu não quero que a lâmpada esteja acesa por estar mas quando deve estar por informação da placa. Exemplo a extra ball só pode estar ligada quando a máquina assim o mandar e não permanentemente se não nunca sabemos quando é a sério!!

Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyTer 2 Ago 2011 - 22:21

Olá octaviovespa,

desculpa o atraso na resposta Embarassed a solução que o White_Spot deu também é valida para teste, como já o fizeste reforça a ideia de o transístor estar avariado... no entanto há "mais" do que o TIP 102 a comandar essa linha, mas geralmente é sempre o driver que avaria primeiro.

Para verificares se esse driver está mesmo avariado, desliga os conectores J133 e J137, coloca o selector do multímetro em teste de diodos, encosta a ponta preta na parte metálica do transístor (a que tem o buraco), de seguida com a ponta vermelha encostas em cada uma das "perninhas" laterais, uma leitura no multímetro entre .4 e .6 (dependendo da escala) deverá ser o resultado.

Valores de 2; 1 ou 0 indica que o transístor está avariado, podes fazer comparação entre os outros transístores desse grupo...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyTer 2 Ago 2011 - 22:59

Vtec escreveu:
Olá octaviovespa,

desculpa o atraso na resposta Embarassed a solução que o White_Spot deu também é valida para teste, como já o fizeste reforça a ideia de o transístor estar avariado... no entanto há "mais" do que o TIP 102 a comandar essa linha, mas geralmente é sempre o driver que avaria primeiro.

Para verificares se esse driver está mesmo avariado, desliga os conectores J133 e J137, coloca o selector do multímetro em teste de diodos, encosta a ponta preta na parte metálica do transístor (a que tem o buraco), de seguida com a ponta vermelha encostas em cada uma das "perninhas" laterais, uma leitura no multímetro entre .4 e .6 (dependendo da escala) deverá ser o resultado.

Valores de 2; 1 ou 0 indica que o transístor está avariado, podes fazer comparação entre os outros transístores desse grupo...

Olá Vtec
Não há nada a desculpar era só o que faltava....
Amigo vai com calma Shocked TESTE DE DIODOS !!! Ok aonde é acerto o ponteiro do multimetro Embarassed ??????

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyTer 2 Ago 2011 - 23:17

Hello Very Happy

Assumindo que o teu multímetro tem essa função, deverá ter um símbolo +/- assim:

Backglass para Black Fever da Playmatic Diodo_10

Geralmente é também onde tem o besouro para o teste de continuidade...

Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyTer 2 Ago 2011 - 23:27

Uma recomendação que nunca é demais relembrar para qualquer intervenção que se faça numa máquina de pinball,

- Desligar sempre a máquina antes de fazer alguma intervenção, um descuido e torna-se numa dor de cabeça, e é muito simples de isso acontecer... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 3 Ago 2011 - 1:03

A ideia de ligares a outra linha era somente e apenas para teres a ideia se o problema estava na "ligação" ou na "alimentação" da mesma.

Se na linha dela não funciona mas na outra funciona pode-se descartar um problema na "ligação" e incidir sobre algum problema na "alimentação".

Tenta usar este meu vídeo como referência / para te ajudar nas medições do TIP 102.



Fica aqui também o link para diversos datasheet´s do TIP 102, bem como a página do Wikipédia que fala sobe os mesmos e mais uma página com alguns exemplos de funcionamento de transístores.
Assim aproveitas e aprendes mais um pouco sobre os mesmos, bem como te irá dar algumas luzes sobre o que eles ali fazem (transístores, neste caso darlington).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 3 Ago 2011 - 21:42

Estes vídeos do White_Spot são excelentes cheers
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 3 Ago 2011 - 22:17

Boas

Obrigado as vossas lições são uma fonte de inspiração e motivação pra um tipo se agarrar a estas coisa!!!

Já fiz o teste ao Q83 assim como os outros TIP 102 tem os mesmos valores ou aproximados 610 ( perna esquerda) e 493(Perna direita) Smile

sendo assim estão bem de saúde???
então e agora o que é que posso tentar?? como ligar a outra linha????
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic EmptyQua 3 Ago 2011 - 23:13

Olá octaviovespa Very Happy

Ok, então sendo assim pelos valores apresentados parece estar tudo bem nessa parte.

Os restantes componentes desse circuito são:

CI - 74LS74 na posição U10
CI - LM339 na posição U15
R - 10kohm na posição R143
R - 22ohms na posição R150
R - 1kohms na posição R154
R - 2.2Kohms na posição R155

Destes componentes o mais suspeito a seguir ao transístor é o CI U10 74LS74, mas arranjar uma forma para testares isso não é fácil, com o multímetro dá, mas estaria aqui até amanhã para te passar essa informação Very Happy e também tinha de ir reavivar a memória que às vezes também falha, seria também necessário teres o esquema da placa... de seguida vem o CI U15 LM339, a mesma coisa se passa com este, podes testar as resistências e esperar que alguma esteja avariada Very Happy

Aqui já estamos a entrar numa área um pouco mais complicada e tudo depende do teu à vontade para trabalhar com placas, se avançares, troca o U10 e penso que estará aí o problema, senão tens de recorrer a serviços técnicos.

Caso avances e como tens de comprar material, pelo valor simbólico destes componentes, aconselhava-te a comprar o 74LS74 e também o LM339, aliás o LM339 podes até comprar mais para teres de reserva, pois é um circuito integrado muito usado nas pinball's Wink




Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Backglass para Black Fever da Playmatic Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Backglass para Black Fever da Playmatic
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» BackGlass
» Playmatic "Party"
» Playmatic Big Town
» Pinball Playmatic - Party
» Oficina de reparação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: