FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Backglass para Black Fever da Playmatic

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
manecas
Free Play



Mensagens : 31
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 50
Localização : grande porto

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyQui 4 Ago 2011 - 12:26

Hello, já trocaste a flat cable grande, que liga da cpu à placa driver?
Se tiveres um multimetro com frequencimetro dá uma ajuda, mas é como o amigo Vtec diz, se não tens conhecimentos mínimos, estar a explicar o que é um flip-flop.... Assim de cabeça deve estar lá para dividir a frequência, e servir de latch, mas tenho de olhar para o esquema; o lm339, ampop, de cabeça funciona como detector de corrente, dá a info de lâmpada queimada no teste das lâmpadas (é assim que a máquina sabe quais estão queimadas).
Ir para o topo Ir para baixo
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyQui 4 Ago 2011 - 14:18

manecas escreveu:
Hello, já trocaste a flat cable grande, que liga da cpu à placa driver?
Se tiveres um multimetro com frequencimetro dá uma ajuda, mas é como o amigo Vtec diz, se não tens conhecimentos mínimos, estar a explicar o que é um flip-flop.... Assim de cabeça deve estar lá para dividir a frequência, e servir de latch, mas tenho de olhar para o esquema; o lm339, ampop, de cabeça funciona como detector de corrente, dá a info de lâmpada queimada no teste das lâmpadas (é assim que a máquina sabe quais estão queimadas).

Boas
Sim a primeira coisa que fiz foi trocar o flat cable curto que une as duas placa.
Ir para o topo Ir para baixo
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyQui 4 Ago 2011 - 14:34

[
CI - 74LS74 na posição U10
CI - LM339 na posição U15
R - 10kohm na posição R143
R - 22ohms na posição R150
R - 1kohms na posição R154
R - 2.2Kohms na posição R155





[/quote]

Boas Vtec

Como é que devo medir os Circuitos integrados???
primeiros contactos um de cada lado??Posição do multímetro é a mesma pra medição e testagem de iodos??

As resistências medias nessa posição estas foram as leituras

R - 10kohm na posição R143 600 a 700
R - 22ohms na posição R150 0.001 assim como as restantes iguais que se encontravam por perto
R - 1kohms na posição R154 600 a 700
R - 2.2Kohms na posição R155 600 a 700
Ir para o topo Ir para baixo
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyQui 4 Ago 2011 - 14:37

Desculpem lá o maçarico Embarassed


Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyQui 4 Ago 2011 - 16:59

Olá octaviovespa Very Happy

Maçaricos somos todos, o facto de conhecermos melhor uma área não implica o conhecimento de tudo e por isso... somos maçaricos em algum momento Very Happy

Pois, a parte complicada é o teste dos CI's, será mais fácil a abordagem por "tiro no escuro" Very Happy ou melhor, troca e experimenta.

Para a medição de resistências, o multímetro deverá ser colocado na escala de OHM que se pretende, em função dos valores das resistências que se querem medir, essa "zona" do multímetro deverá estar assinalada com a letra Ómega (alfabeto grego).

Uma outra possibilidade de avaria é que algum traço do circuito esteja interrompido, se conseguires identificar cada traço (origem / destino) que partem desses 2 CI's, podes testar a continuidade entre os dois pontos.

Não te sei dizer ao certo quais, mas sei que há uma ligação directa entre 2 dos pinos do conector J113 (falt cable) e o CI 74LS74 nos pinos 11 e 12, depois entre todos os outros componentes que estão na lista, do transístor TIP 102 saí uma ligação directa ao pino 9 do conector J133. Para mais detalhe era mesmo preciso o esquema...

Mas se desmontares a placa da máquina, com calma visualmente consegues identificar o circuito, vais testando com o multímetro a continuidade e vais tomando apontamentos, ao fazeres o teste entre dois pontos encosta sempre as pontas do multímetro nas "perninhas" dos componentes e não na soldadura junto à placa...

Na pior das hipóteses, o problema está mais atrás... no CPU.

Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyDom 7 Ago 2011 - 10:15

Quero agradecer a ajuda( incondicional) que me foi prestada neste tópico pelos respectivos membros do fórum que mostraram estar cá por amor a causa cheers

Quero também pedir desculpa por desaponta-los nesta tarefa que foi tentar ressuscitar algumas funções adormecidas da minha fish talles, mas a tarefa era complicada.
Apesar de já ter aprendido MUITO sobre: Tip 102, CI's...Multimetro Embarassed Não chegou para a encomenda e também acho que já abusei da vossa boa vontade.
Achei a experiência super enriquecedora e de certo para futuro será muito proveitoso todo o conhecimento adquirido.

Já me abituei a máquina assim e antes que perca mais alguma função vou Jogando Smile

No entanto não ficou de lado a hipótese de comprar uma placa nova!!
Alguém me pode ajudar:

Onde comprar ?
Qual?tém de ser especifica ou outras do mesmo sistema dão basta trocar a ROM???
Sites na net???

Obrigadão
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyDom 7 Ago 2011 - 13:09

Olá octaviovespa Very Happy

É pena não teres dado ainda com o "gato" Very Happy a meu ver não seria necessário o investimento numa placa "nova" (outra funcional), depois há ainda a situação de se ter 100% de certeza que o problema está nessa placa, pois se tal não acontecer o investimento é em vão Laughing

Essa placa é intercambiável entre todas as WPC Fliptronic's, neste caso entre as 3 que tens, a IJ, a NF e a FT, todas estas são compatíveis entre si, na Driver Board não há necessidade de se trocar rom's pois não estão presentes nesta placa.

Mas sinceramente acho que a troca de placas para "procura" de avarias não é uma boa solução, se o problema não for bem rastreado e a causa estiver no playfield por exemplo, podem vir placas que todas têm o mesmo fim Very Happy isso é aplicável quando se tem mesmo a certeza que o problema está na placa em questão.

Olha, se quiseres ponderar a situação de me enviares a placa, talvez te fique mais em conta Smile antes que me perguntes quanto isso pode custar, digo-te já que o valor depende do volume da encomenda Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyDom 7 Ago 2011 - 14:08

Se optares por comprar uma, tens vários sites que vendem, no ebay também se encontra e por cá também deve haver quem tenha umas usadas.

Nos EUA está disponível na MAD Amusements, entre outros:

http://mad-amusements.com/product.php?id_product=294

Na Alemanha não há em stock, mas existe a indicação de que têm usadas é só contactar por email:

http://www.bestofpinball.de/catalog/product_info.php/products_id/1426/language/en

No ebay existe uma da Rottendog (equivalente à original):

http://cgi.ebay.com/Williams-pinball-WPC-DMD-Compatible-Power-Driver-Board-/140588185436?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20bbb5775c

No site da Rottendog também está esgotada, mas tens acesso aos distribuidores da marca:

http://rottendog.us/WDB089.htm


E procurando mais um pouco ainda se encontra mais alguma coisa Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyDom 7 Ago 2011 - 21:07

Eu sem ver não sou bom a explicar nada... vá e a ver também não hehe.

Mas convém antes de tudo reter que para testar circuitos integrados (CI ou IC em Inglês) um multímetro comum não é a melhor solução e até se pode nunca chegar a conclusão nenhuma com eles. Para essas medições convém ter um osciloscópio que são caros, ou então apenas uma ponta lógica (logic probe) que se encontram a bons preços no Ebay por exemplo.
Depois convém saber o funcionamento do integrado e conseguir entender a sua lógica de funcionamento para se poder ver se em certas saídas tem o valor correcto (0 ou 1).
Não te querendo desincentivar, convém saber-se um bocado da poda para se perceber se determinados CI´s estão ou não avariados.
Nada como fazeres umas pesquisas com o amigo Google hehe e depois vires cá tirar dúvidas caso alguém te saiba responder hehe.

Sobre o problema em si... podes tentar fazer uma despistagem simples, se viste que o TIP está bom, que tal ver se ele está devidamente alimentado, ou seja, ele pode estar bom mas não lhe chegar lá a corrente para ele funcionar. Liga a máquina e o multímetro lá à mesma mas com mete com umas pontas de crocodilo e vai jogando para ver se ele é energizado (se recebe corrente para funcionar) quando o deve. Se não o for é porque o problema está antes dele, se ele é energizado correctamente o problema é depois.
Com isto sempre podes reduzir o local da provável avaria.


Sobre medir as resistências, é como o Vtec diz mas convém aliares a isso colocares o multímetro na posição logo acima do valor a medir, tipo se vais medir um 10Homs e o multímetro tiver as posições 1Homs - 5Homs - 10Homs - 15Homs, convém meter nos 15Homs pois a resistência pode ter um bocadinho mais de 10Homs e com isso sair fora da escala do multímetro e estar boa à mesma.
Não esquecer que convém ter uma ponta da resistência fora do circuito senão estarás a medir mais do que a resistência e pensares que a mesma está avariada.

Não desistes que vale a pena ires tentando Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptySeg 8 Ago 2011 - 9:12




E procurando mais um pouco ainda se encontra mais alguma coisa Smile [/quote]

Boas pessoal
Não pensei que as placas fossem tão caras 175€ No Aco que já comprei máquinas completas mais baratas!!!
Estou a ponderar uma solução ou pelo menos uma hipótese da máquina ser revista por um Expert !!!

Vtec , tens algum interesse numa Cabinet Arcade (tenho aqui uma a estrovar e tu se calhar tens uma data delas a estrovar)composta por caixa comandos e vídeo?????preço...pago o almoço...bejecas e ainda podes dar uma espreitadela na placa da Fish Tales Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptySeg 8 Ago 2011 - 19:14

Olá octaviovespa Very Happy

octaviovespa escreveu:
Não pensei que as placas fossem tão caras 175€ No Aco que já comprei máquinas completas mais baratas!!!


Pois, por isso te disse que o investimento não se justifica Very Happy

Quanto ao Arcade, por acaso não tenho arcades a estorvar porque não sou virado para os arcades, mas tenho um belo cabinet para um projecto meu que me foi gentilmente oferecido pelo Arnaldo Very Happy

Mas se a ideia era pela reparação da placa, não te preocupes mais, como te disse anteriormente o custo de envios fica à tua conta, a reparação à minha Very Happy ... para o envio de encomendas até 2kg, tenho ideia que não chega a 6€ Cool
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
manecas
Free Play



Mensagens : 31
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 50
Localização : grande porto

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyTer 9 Ago 2011 - 0:24

tbm me ofereço para reparar :-)

pena não seres de perto, 5 min e punha-mos isso a dar.
Ir para o topo Ir para baixo
octaviovespa
3 Credits
octaviovespa


Mensagens : 63
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 54
Localização : Sobral de Monte agraço

Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 EmptyTer 9 Ago 2011 - 12:59

manecas escreveu:
tbm me ofereço para reparar :-)

pena não seres de perto, 5 min e punha-mos isso a dar.



Amigos a mais cabinets a estrovar por cá Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Backglass para Black Fever da Playmatic   Backglass para Black Fever da Playmatic - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Backglass para Black Fever da Playmatic
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» BackGlass
» Playmatic "Party"
» Playmatic Big Town
» Pinball Playmatic - Party
» Oficina de reparação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: