FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Super Gun Project

Ir para baixo 
+2
miglea85
White_Spot™
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyQui 8 Mar 2012 - 23:23

Ora bem finalmente decidi dar início a este projeto.

Para quem não sabe o que é uma SuperGun fica aqui o link para a Wikipedia com a explicação mais alargada, mas basicamente é um sistema para jogar jogos arcade ligado a uma TV ou monitor / sem precisar de um cabinet (máquina).
Eventualmente também se usam as SuperGun´s para servirem de base para testar / reparar pcb´s arcade, que de certa forma será o objetivo primordial deste projeto.

Como já sou possuidor de bastante pcb´s arcade, fruto de uns quantos mecenas, e como pretendo catalogar / preservar os mesmos, quiçá até aventurar-me a reparar os que não funcionam, um sistema deste género é fundamental.

Felizmente não terei de criar uma SuperGun de raiz pois foi-me oferecido este sistema que em tudo se assemelha a uma, no entanto serão efetuadas algumas alterações para se adequar melhor ao que pretendo.

Super Gun Project DSC08639
Super Gun Project DSC08640
Super Gun Project DSC08641
Super Gun Project DSC08642
Super Gun Project DSC08643
Super Gun Project DSC08644
Super Gun Project DSC08645
Super Gun Project DSC08646
Super Gun Project DSC08647
Super Gun Project DSC08648
Super Gun Project DSC08649
Super Gun Project DSC08650
Super Gun Project DSC08651

Seja como for e devido ao estado do conjunto já não estar visualmente o melhor e mesmo após passar uma esfregona com Titanlux a coisa não melhorou, decidi desmontar tudo e limpar o melhor possível aproveitando para dar um pouco de polimento na esperança de ficar melhor.

Super Gun Project DSC08652
Super Gun Project DSC08653
Super Gun Project DSC08654
Super Gun Project DSC08655
Super Gun Project DSC08656
Super Gun Project DSC08657

No final da desmontagem, de muito corte de cabos, de desligar todos os microswitchs, etc... deu um saco cheio de coisas lol.

Super Gun Project DSC08659

Infelizmente não consegui desmontar um dos joysticks, pois roda tudo ao mesmo tempo. Se alguém souber de uma dica para o tirar fora agradecia bastante.

Super Gun Project DSC08658


Stay tuned hehe Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptySex 9 Mar 2012 - 11:03

Boas White_Spot,
Tens aí um projecto bastante interessante. Vou segui-lo minuciosamente.

O que já está feito não pode ter sido feito por um amador em arcade nem em electrónica.

Perguntas:
As únicas placas electrónicas presentes neste projecto são a da ficha jamma e a outra que aparece na fotografia?
A ficha jamma vai ligar a consola? NeoGeo por exemplo.
Basicamente esta "caixinha de pandora" vai substituir uma cabinet arcade desde a saida da consola até a chegada do monitor/CRT, percebi bem?

Abraço,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptySex 9 Mar 2012 - 14:38

Boas miglea85.

Sim quem fez esta caixinha sabia o que fazia no entanto "qualquer um" podia fazer uma semelhante, pois na prática não é mais que alumínio recortado, dobrado e perfurado hehe.

Placas eletrónicas no sentido estrito da palavra só existe a que tem o display numérico, que ainda não me dei ao trabalho de verificar se foi "home made" ou se é apenas parte integrante da fonte de alimentação.
Apesar de não poder ser percetível nestas fotos, o display e o potenciómetro que aparece do lado esquerdo dos botões vermelhos / laranjas estão ligados ao interior da fonte de alimentação, e nela, por onde passam os fios, existem dois buracos que poderão ser tanto do display como do potenciómetro (ou de outros semelhantes com a mesma função).

A da ficha jamma apenas é apenas um pcb sem nade de eletrónica nela, basicamente a meu ver facilita a ligação dos cabos à ficha jamma e salvo erro também tenho algumas por cá.

Esta "caixinha de pandora" hehe, sim basicamente substitui um cabinet arcade na íntegra. Basta ligar lá um jogo qualquer jamma e ligar a um chassi arcade com ficha vga para ter uma "máquina".

Pessoalmente irei tentar incorporar o meu conversor vga que aparece na primeira foto para ter logo ligação a monitores CRT ou LCD.
Eventualmente será para ligar a um LCD de 20" Wide que tenho encostado, que mesmo não tendo o aspect ratio mais indicado é o que deverei usar inicialmente. Se vir que se torna "incompatível" irei buscar o meu LCD de 19" normal onde o tenho emprestado (e empresto este de 20") ou por muito o monstro do meu CRT de 19" lol.

Fora isso está em ponderação incluir uma ficha jamma logo na caixa, de onde sairá então uma extensão para ligar aos pcb´s de jogos, bem como uma ficha própria de fonte de alimentação.
Com isto pretendo facilitar-me a vida quando tiver de ligar algo que não seja 100% jamma tal como os sistemas NeoGeo da SNK, bem como com a ficha normal de alimentação de fontes, não ter nada ao penduro na caixa.
Para a ficha jamma bastará, ou criar cabos próprios para cada sistema (jamma, SNK, Etc...) ou então tentar engendrar uma forma de fazer a alteração do pinnout de forma eficaz sem ter de fazer grandes mexidas.

Também já ponderei colocar fichas para comandos na parte da frente e assim tornar alguns jogos jogáveis mais à distância hehe. Seja como for isso fica para depois lol.

Hoje já comprei uma "tinta" própria para alumínio ou lá o que é para dar na caixa. Se ainda tiver tempo hoje vou dar uma lixadela na caixa e dar-lhe uma camada dessa "tinta" e coloco fotos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptySex 9 Mar 2012 - 17:54

Ora aqui ficam mais umas quantas fotos do material usado e do processo de "lixagem" lol.

Super Gun Project DSC08662

Acho que apenas usei a lixa 180 e 240 pois já não tinha de 120.

Super Gun Project DSC08663
Super Gun Project DSC08664
Super Gun Project DSC08665
Super Gun Project DSC08667
Super Gun Project DSC08668
Super Gun Project DSC08669
Super Gun Project DSC08671
Super Gun Project DSC08673
Super Gun Project DSC08674
Super Gun Project DSC08675

Dá para perceber que ficou bem melhor, não perfeito... mas para isso teria de usar lixa mais forte e não tinha. Ainda estou indeciso se dou uma passagem com lixa 1000 de água, mas por aquilo que li terei de usar álcool ao invés de água (presumo que é para não oxidar o alumínio) e não sei se merece o trabalho, já que antes de lixar dei uma pulverização com a "tinta" que comprei e aquilo pareceu-me ser bastante "espesso" digamos assim.

Esta é a "tinta" que comprei para depois dar o retoque final:

Super Gun Project DSC08660
Super Gun Project DSC08661

Fiquei foi sem saber se preciso de um primário (mas jugo que não) e / ou se depois posso aplicar outra cor por cima. Logo verei como fica com esta "tinta" e se não me gustar lol pinto com outra cor.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptySeg 12 Mar 2012 - 18:55

Ora bem... estive o fim de semana out e hoje pouco tempo tive para mexer nisto.

Fui desmontando o máximo possível o stick mas continuo sem conseguir desapertá-lo. O grip laranja roda sobre si mesmo, o "fuso" cromado também roda, a parte branca roda, a preta também roda... não dando assim ponto de fixação ao corpo interior para desapertar da porca. No outro stick bastou-me segurar no grip laranja e voilá, estava firme e permitiu desapertar a porca.

Se alguém tiver uma solução para retirar isto agradecia, senão amanhã irei tentar fazer um entalhe na extremidade do "corpo" interior de forma a que consiga meter uma chave de fendas philips na sua base e assim ter como segurar nele enquanto tento rodar a porca.


Super Gun Project DSC08776
Super Gun Project DSC08777

Aproveito para mostrar o que irei usar para a alimentação exterior e conseguente botão de ligar e desligar. Isto é material aproveitado ou de uma fonte de alimentação de um computador ou de um outro aparelho eletrónico qualquer. Também podem ver 3 placas para ligações JAMMA, as quais serão usadas (as que precisar) na criação das extensões entre a SuperGun e os PCB´s arcade.

Super Gun Project DSC08775

Amanhã se tudo correr bem, será retirar o stick que falta, será remover os fios da atual ficha JAMMA e ver como a fixar na caixa, bem como aproveitar para começar a estudar outros detalhes.

Stay tunned Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyQui 15 Mar 2012 - 23:26

Ora bem um pequeno update... já consegui remover o stick... mas não sem fazer alguns estragos no mesmo Embarassed mas felizmente nada que o torne inoperacional.

Não tirei fotos por isso depois quando as tirar logo irão perceber o que se passou.

Stay tunned Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptySex 16 Mar 2012 - 23:31

Ora bem, hoje foi mais um dia de preguiça e só mesmo à noite é que me dediquei um pouco a isto.

Basicamente fiz as marcações para as furações da ficha de alimentação e botão ON / OFF, bem como abri o buraco para o botão.

Super Gun Project DSC08828
Super Gun Project DSC08829
Super Gun Project DSC08833

Pode-se ver que até nem ficou muito mal (o buraco) contudo e apesar do botão entrar, ele não entra totalmente. Vai ser necessário alargar mais um pouco o buraco para o mesmo entrar e ficar mesmo fixo "à pressão" como é suposto.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
romba
3 Credits
romba


Mensagens : 98
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 53
Localização : Sintra

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyDom 18 Mar 2012 - 10:37

Boa, white_spot
O furo nao ficou nada mal, eu sei como é dificil esses furos ficarem redondinhos
com um berbequim normal, mesmo com o engenho de furar é preciso boas brocas
e um bocado de paciencia para eles sairem bem.

Já agora uma pergunta, aquelas 3 placas para ligaçoes da jamma são placas caseiras?
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyDom 18 Mar 2012 - 13:52

Boas romba.

Furo redondinho??? scratch
O Furo redondo já lá existia e eu apenas o tornei retangular para meter lá o botão de ON / OFF.
Para o efeito usei (o que uso sempre por defeito) o meu Dremel com um disco de corte normal (tentei comprar discos bons mas não havia lol).

Quanto ás placas de ligação JAMMA, aparentam sim ser de fabrico caseiro, ou pelo menos não industrial de grande escala. Talvez não tenham sido feitas em casa por um qualquer habilidoso como nós, mas não aparentam ser "mass production" não.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
romba
3 Credits
romba


Mensagens : 98
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 53
Localização : Sintra

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyDom 18 Mar 2012 - 17:31

estava a falar do outro furo na penultima fotografia scratch
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyDom 18 Mar 2012 - 18:40

Esse já existia hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyTer 20 Mar 2012 - 11:36

Ora bem, ontem lá terminei os dois buracos (alimentação e botão ON / OFF).

Super Gun Project DSC08842

E sim, o raio do segundo buraco (para a ficha de alimentação) correu mal pa caraças Evil or Very Mad. Acho que inclusive me enganei na orientação do mesmo, tendo marcado o buraco na vertical quando deveria ter sido na horizontal. Digo isto porque após ter feito o buraco (em grosso) ao meter o botão para ver o quão mais tinha de o abrir, verifiquei que em altura já estava demasiado grande e em largura demasiado pequeno. Dá para verificar um pouco isso nas marcas que ficaram no alumínio (traços por cima do buraco), sendo que as mesmas (marcas) indicam por onde fui cortando lol.

Mas pronto não interessa, o importante é que lá corrigi a coisa e agora a coisa ficou dentro do esperado.

Super Gun Project DSC08839
Super Gun Project DSC08840

No final lá terei que dar mais uma lixadela (para já só a esta parte) na esperança que aquelas marcas não fiquem tão visíveis.

Próximo passo... abertura de um buraco para a ficha JAMMA e para as duas saídas VGA do meu conversor.

Para a ficha JAMMA irei ver se é possível aproveitar a abertura já existente por onde saía o cabo JAMMA (a abertura retangular muito estreita com um redondo no meio)...

Super Gun Project DSC08675

Para as fichas VGA... irei ver se consigo aproveitar o facto de já existir uma na caixa.

No entanto agora lembrei-me / reparei que irei precisar de fazer algumas modificações pois a placa tem botões (em baixo do lado direito) que eventualmente têm de ser usados...

Super Gun Project Oficial_2

Hummmm... provavelmente a solução passará por colocar 4 botões novos na parte superior da caixa e os mesmo depois serem ligados (soldar fios) ao conversor... vá logo se vê o que irei decidir assim que olhar mais de perto para o assunto / problema Razz.

Stay tunned Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyQua 21 Mar 2012 - 14:22

Mais um pequeno update e abertura para a ficha JAMMA já está feita Very Happy.

Super Gun Project DSC08849
Super Gun Project DSC08850

Não ficou muito perfeita é um facto, mas como foi feita a olho e sem marcações prévias dou-me por muito satisfeito lol.


Super Gun Project DSC08846
Super Gun Project DSC08852
Super Gun Project DSC08853

Ainda irei decidir se a ficha ficará assim do lado de dentro e com parafusos a fixá-la (tem de ser como é óbvio), ou se a meto do lado de fora com os parafusos. Depois no momento logo verei a melhor solução.
Do lado direito terei de fazer um furo para poder passar um parafuso e do lado esquerdo ainda quero ver como vou tratar do assunto, devido ao sítio do parafuso já estar aberto Neutral.

Aí e tal porque não aproveitaste já o pedaço que estava aberto do lado esquerdo ao invés de abrires para o lado direito?!?

Simples... o ter de enfiar o meu conversor no espaço que sobra do lado esquerdo entre a ficha JAMMA e os fusíveis (ainda nem sei se os vou usar). Como quero aproveitar a abertura VGA já existente optei por puxar tudo para o lado direito já que me pareceu a melhor solução (conseguir meter o conversor ali).

Super Gun Project DSC08675

Stay tunned Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyQua 21 Mar 2012 - 14:40

Muito bom White_Spot™,

Já nada tem a ver com a "caixa" das primeiras imagens.
Está a ficar um trabalho de mestre.

Abraço,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyQua 21 Mar 2012 - 15:08

Obrigado miglea85 Smile. A ver se hoje faço mais alguma coisa Embarassed lol.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyDom 25 Mar 2012 - 14:07

Cool Very Happy curioso o nome "Super Gun" Question

Keep on going cheers
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyTer 27 Mar 2012 - 17:54

Ora bem hoje decidi mexer mais um bocado nisto já que até nem falta muito a nível de trabalho, no entanto requeria ainda alguma planificação para que depois as coisas não corram mal lol.

Antes de mais talvez irei trocar o botão de On / Off que tenho por este que vi no Ebay pois tem luz e as medidas são idênticas.

Super Gun Project Botoluz


Irei também precisar de 4 botões de pressão para ligar ao conversor já que o mesmo tem esse número de botões para aceder / utilizar o menu e as suas funções. Do que vi talvez opte por estes botões...

Super Gun Project Botopush

Não são nada de especiais, mas o preço poderá justificar a sua falta de "beleza" hehe.

Entretanto coloquei os sticks e alguns botões no sítio para poder começar a planear onde irão ficar as coisas no interior da SuperGun.

Super Gun Project DSC08887

Como a fonte de alimentação, leia-se com a caixa, é demasiado grande e proíbe-me dispor as coisas de forma prática sem colidir com os botões e stick´s, decidi retirar a caixa para que assim tudo seja mais fácil.

Super Gun Project DSC08886
Super Gun Project DSC08889
Super Gun Project DSC08890
Super Gun Project DSC08891

Ora nessa posição os botões já não batem nos componentes da fonte, contudo o heatsink (vê-se mal mas é o com o parafusos preto) do mostrador de voltagem bate.

Super Gun Project DSC08893

A solução foi fácil de encontrar... bastou rodar 180º a fonte e voilá.

Super Gun Project DSC08894
Super Gun Project DSC08896
Super Gun Project DSC08898

Agora falta apenas encontrar um sítio onde colocar o conversor...

Super Gun Project DSC08899
Super Gun Project DSC08901

Ora bem se o colocar assim em cima, tornará mais simples a ligação aos botões de menu (menos tamanho de cabos), os quais eventualmente serão colocados algures no topo junto dos botões de crédito e teste, ou do lado oposto mas nessa zona superior.

Outra possibilidade seria colocar o conversor em baixo junto da coluna (ou onde houvesse espaço para tal) contudo quase de certeza que os switch´s dos botões ou os sticks irão embater no mesmo. O conversor assim pousado no chão se não bate nos switch´s / stick´s é por milímetros quanto mais quando levar uns "pés" para o segurar e não haver curto-circuitos com a caixa.

Aí e tal como é que depois ligas o cabo de vídeo do monitor ao conversor?!? scratch

Bem... pensei em fazer uma pequena extensão / cabo do conversor até à ficha já existente na traseira da caixa. Com isto facilito a colocação da fonte de alimentação e ao mesmo tempo evito ter de abrir mais um buraco para ficha VGA (este conversor tem duas fichas) na traseira.

Agora para isto avançar falta-me os botões de pressão e algo para fixar (vulgo pés) a fonte e conversor à caixa. Assim que tiver isso na minha posse será um tirito até ter isto pronto para pintar e quiçá forrar a película com efeito carbono 3D...

Stay tunned Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
nalmeida6
1 Credit



Mensagens : 54
Data de inscrição : 21/03/2012
Idade : 48
Localização : Leiria

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyTer 27 Mar 2012 - 22:46

Muito bom ,estás a fazer um trabalho espectacular Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptySex 30 Mar 2012 - 14:27

Thanks nalmeida6 Very Happy.

Afinal decidi comprar outros botões Smile ...

Super Gun Project KGrHqZhQE8kieghBPZcZlmm160_12

Não são nada do outro mundo mas são sempre mais engraçados que os outros que tinha indicado.

Bom bom era ter algo dentro do género dos desta SuperGun:

Super Gun Project Supergun_2

Quem sabe quando tiver esta pronta e já tiver conseguido dar alguma vazão aos PCB´s que tenho me dedique a fazer algo similar Cool.
É certo que neste género de SuperGun (o normal) há que se ligar lá os stick´s / uma botoneira ou comandos, mas o aspecto clean que esta tem agrada-me imenso.

Stay tunned Cool que agora enquanto não vem o material vou ver se meto a minha bike a rolar lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptySex 13 Abr 2012 - 22:33

Bem... os botões já chegaram à um ou dois dias... estes:

Super Gun Project KGrHqZhQE8kieghBPZcZlmm160_12

Entretanto não cheguei a comprar o botão de On / Off com luz Neutral.

Também comprei numa loja de material elétrico / eletrónico (é mais eletrotécnico mas tudo bem) aqui perto dois porta fusíveis já que eu parti um dos que existia ao retirá-lo bem como outro já não tinha tampa.
Também me foi dado uns quantos "fixadores de led´s" (não sei o nome dessa coisa lol) para servirem de espaçadores entre os pcb´s da fonte / conversor e a caixa em si. Pessoalmente acho que não servirão contudo graças a eles tive uma ideia que espero ter sido boa hehe. Basicamente lembrei-me que tenho para aqui bastante polymorph (Wikipedia - Vídeo Youtube) e irei eu mesmo criar os espaçadores necessários.
Agora apenas preciso de ter tempo livre (folga) para me dedicar à colocação dos botões, bem como à criação dos espaçadores.

Stay tunned Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyDom 15 Abr 2012 - 15:06

Ora hoje tive um bocado de tempo para testar a criação dos tais espaçadores (entre os pcb´s e a caixa)...

...Aqui temos o polymorph em estado "virgem" e um pedaço que já foi à água a "ferver" (pode ser reutilizado). A cor manhosa esverdeada deve-se a algum resto de tinta da tampa hehe.

Super Gun Project DSC08956

Para o molde usei um feltro já gasto, onde retirei a tampa de trás e cortei apenas um pedaço que me pareceu ser da "altura" suficiente para o pretendido:

Super Gun Project DSC08957
Super Gun Project DSC08959

E aqui temos o resultado final... ainda com "rebarbas"...

Super Gun Project DSC08960

... e agora sem "rebarbas"...

Super Gun Project DSC08962

É certo que não é nada de muito perfeito mas para o efeito (nem que seja para uma primeira fase de testes) servirá perfeitamente.
Agora falta apenas fazer pequenos furos a atravessar os espaçadores para poder entrar o parafuso que os irá prender à caixa e aos respetivos pcb´s.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
romba
3 Credits
romba


Mensagens : 98
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 53
Localização : Sintra

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyDom 15 Abr 2012 - 21:38

oba, essa do polymorph não conhecia, podes explicar melhor como isso funciona?
isso fica rijo como o plastico? ou fica tipo borracha? estou mesmo curioso Question
é uma massa moldavel a quente? ou é tipo liquido?
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptyDom 15 Abr 2012 - 23:48

Basicamente metes o granulado em água quente (não é preciso ser a ferver mas quase lol, 62°C) e quando ficar translúcido está pronto para ser moldado na forma pretendida.

Podes cortar, juntar, etc... parece que estás a trabalhar com plasticina (vá é um bocado mais rijo) e quando arrefece fica duro, bastante duro, quase tipo nylon.

Se quiseres podes voltar a meter a "peça" feita em água quente e reutilizar o polymorph.

Se quiseres adicionar mais uma parte a uma "peça" já existente também o podes fazer. Para tal basta aquecer a zona a "colar" com um esquentador / isqueiro por exemplo ou mergulhar essa parte em água quente (mas não muito tempo para não ficar demasiado mole) e adicionar o que se quer.

Isto não passa de um "plástico" (polímero) com baixo nível de fusão (é preciso pouca temperatura para ser moldável).

Existente montes de aplicações para este produto e podes ver aqui um projeto bastante ímpar e perceberes melhor as possibilidades deste produto.

Descobri esta maravilha há uns tempos atrás e comprei no ebay (dá para ver o endereço na foto do saco) tipo meio quilo ou um quarto de quilo (já não me lembro) por um preço bastante acessível penso eu. Isto era para fazer uma engenhoca qualquer que nunca chegou a nascer lol.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
miglea85
5 Credits
miglea85


Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 38
Localização : Carnaxide

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptySeg 16 Abr 2012 - 9:25

Não ias fazer nenhum robot, certo White Spot :p

Tal como o teu projecto, o do robot também está muito interessante.

Abraço,
Miguel Leão
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project EmptySeg 16 Abr 2012 - 9:46

Não hehe, mas sinceramente já nem sei o que me lembrei de inventar com isto. Tenho sempre muitas e boas ideias... pelo menos em ideia... depois meter em prática as mesmas é que pufff lol!.

Obrigado miglea85 Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Conteúdo patrocinado





Super Gun Project Empty
MensagemAssunto: Re: Super Gun Project   Super Gun Project Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Super Gun Project
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» America 1492 - Project
» Sega model 2 - Twin cabinet (software project only)
» [VENDIDO] - Promoção da semana (8) - Super Lote 7 Pinballs - 3.000 €

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Homebrew Projects :: Homebrew Projects-
Ir para: