FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Gottlieb - Class of 1812

Ir para baixo 
+4
Overkilll
Vtec
EM_PinballArcade
White_Spot™
8 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 23:20

Aproveitei e fui tirar teimas sobre os valores das resistências das bobines e está tudo dentro do normal, isto baseando-me no manual da máquina.

Por exemplo, segundo o indicado no manual esta bobine deveria dar 12.3 mas deu-me 11, o que de certa forma poderá ser provocado por algum desgaste da bobine ou até mesmo por alguma descalibração / diferença de leitura do multímetro, mas presumo que esta diferença não seja alarmante ou sequer motivo para achar que o mesmo está danificado ou a precisar de ser substituído.

Corrigem-me se eu estiver errado neste raciocínio Wink.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04805
Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04809

Resumindo:
  • Os valores das resistências das bobines está dentro do normal / aceitável;
  • A tensão / corrente nas bobines está correcto (se bem que no manual não me apercebi de falarem em 80V scratch) excepto onde o fusível está queimado dando um valor nulo;
  • A activação directa das bobines através de shunt com a massa só não funciona onde o fusível está queimado;
  • A activação directa das bobines através de shunt nos MosFet só não funciona onde os mesmos MosFet após medição indicaram valores susceptíveis de estarem em curto.

Ou seja, cada vez mais chego à conclusão que o problema das bobines não funcionais deve-se a MosFet "queimados" e não a outra avaria.

Para reforçar a essa conclusão também posso indicar que a slingshot direita que antes funcionava e que agora não funciona após ter usado o seu fusível na slingshot do lado esquerdo, tem no seu Mosfet valores dentro do considerado normal. Logo a avaria desta bobine é apenas o fúsivel enquanto que nas outras três é o MosFet.

Pude verificar que alguns dos MosFet já devem ter sido substituídos pois para além dos 12N10L também vi alguns IRL530 e assim por alto os três que estão "queimados" são todos IRL530.
Para ter a certeza absoluta terei de remover a board de drivers fora para ver os ver melhor, o que por si só já iria ter de ser necessário para os conseguir substituir hehe.

Aproveito para deixar mais um pequeno pormenor das artes da máquina e neste caso é a do vidro do backbox.
Ao remover a protecção do vidro pude ver que existe uma parte "plástica" a transbordar do vidro.
A coisa está mesmo bem colada e tudo leva a crer que, ou foi mal colocada na fábrica ou então com o calor acabou por se desprender e mexer-se para outro local e ficar aí novamente colada.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04808

Após este dia de habilidades cinematográficas e de testes vários posso dar o dia como bem aproveitado Very Happy.
Vou perder mais algum tempo hoje a consultar os sites da Aquarius e da Dimofel para ver se têm lá fusíveis para substituir estes queimados e verificar se têm os MosFet que preciso. Em caso afirmativo amanhã de manhã trato de ir às compras para resolver estas avarias Wink.


Não percam os próximos episódios que eu também não lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 23:35

Tá feito, temos mestre. cheers
Pois o valor das bobinas varia, daí podemos ter uma pequena ideia do seu uso (máquina), partindo do princípio que ainda tem as bobinas de origem.

Venham os próximos episódios...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQua 7 Abr 2010 - 23:45

Qual mestre qual quê, tal como disse o corrado38 uma vez, isto é mais curiosidade einstein lol! do que outra coisa.

Eu gosto destas pequenas coisas e das divagações em redor delas.
Com isto é que se vai aprendendo aos poucos a perceber a mecânica por detrás do funcionamento das coisas e não apenas e simplesmente como devem funcionar.

Edit: já agora qual o tamanho dos fusíveis ou a sua designação para os procurar na internet? Não me está apetecer ir procurar a fita métrica para ver isso Embarassed lol.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 8:30

Bom dia pessoal.

Se o fusivél está queimado tens de ter toda a tensão a cair nele pois este está em aberto, e a sua resistencia é infinita, ou com o buzzer de continuidade este deve de estar calado.

Se estiver bom tens 0V de tensão no mesmo, pois a resistencia deste é perto de 0 Omhs (0,000000000001 Very Happy ), e o buzer deve de apitar feito loco.

Verifica também se não tens um fio em curto ou aberto antes de chegar aos fusiveis.

Como estou com pena de estares longe já ai estava de cabeça dentro da maquina contigo.

Como o vtec bem disse a melhor coisa e mesmo vectorizar.
E o que estou a fazer essa é a parte que leva tempo.

Eu fotografo (quer dizer fotografava que o meu puto ja lixou a porra da máquina, Lá vou ter de ir buscar uma), levo ao photoshop, para distorcer e arranjar para os tamanhos convenientes e depois passo tudo a vector no corel ( vai demorar mais pis estou com perguiça de ir buscar um programa de trace para fazer ele mesmo a vectorização).

Outra e passar tudo a cores pantone, para teres sempre as mesmas tonalidades, o que tens sempre de pedir no sitio onde vais imprimir.

Que pretendes fazer em relação as caixas?

Hoje a noite ja vou a procura de um bom tracer, para fazer mais rapido.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 14:02

Bom dia pessoal.

NoLimits não percebi quase nada do que disseste Embarassed.

Se o fusível está bom apita pois há continuidade, se não estiver bom não apita pois não tem continuidade. Algo simples de se perceber.

Sobre a tensão, como ela está sempre presente nas bobines e como tal também tem de estar nos seus respectivos fusíveis já que passa por lá.
Se os fusíveis estiverem queimados só teremos tensão numa das pontas dos fusíveis.
Mais uma vez algo elementar e que no meu caso confirma-se pois tenho tensão em apenas um dos lados dos fusíveis.

Sobre as artes e tal, melhor que fotografar as mesmas será usar um scanner e digitalizar as mesmas. Mas seja como for essa parte fica para depois digo eu hehe.

Não percebi o que queres dizer com o que vou fazer em relação às caixas NoLimits?

Passando ao que estive a fazer esta manhã.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04811

Já removi os MosFet queimados (3) e aproveitei para remover mais um que está errado.
Dá para perceber que já tinham sido substituídos alguns MosFet devido às marcas de solda "nova".
Todos eles são MosFet errados para esta máquina Evil or Very Mad por isso não será de estranhar que dois deles estejam queimados.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04814

Olha eu armado em técnico... Cool

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04820

Tenho de arranjar daquela malha de dessoldar que assim não me safei lá muito bem e junto com os MosFet vieram pedaços das pistas Crying or Very sad. Mas como foi só da parte de cima da board acho que vai trazer qualquer problema.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04825
Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04824

Basicamente tenho queimado um 12N10L, dois IRF530. A isso pode-se juntar um IRF630 que nem deveria lá estar lol.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 DSC04821

Passei o resto da manhã a tentar encontrar o 12N10L e o IRL530 por lojas online Portuguesas e nada.
Liguei inclusive para a Aquarius e a Dimofel e nada.
Vou ver se ligo para mais umas lojas aqui da zona do Porto que encontrei pelo google mas presumo que não vou ter sorte.

Andei a ver pela Farnel e pela RS e essas tem isso em stock. Pela RS consigo isso em 48h ou lá o que é, mas fiquei sem perceber se vendem a particulares. Também não sei se me compensa mandar vir daí e depois ter de mandar vir o resto da tralha da Best Of Pinball, que por azar está encerrada até ao dia 12 Crying or Very sad.

Enfim a ver vamos se me safo aqui nalguma loja da zona do Porto e se não conseguir (o mais certo) acho que vou começar a tratar de desmontar a máquina.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 15:05

Ok vou tentar explicar.

Quando um fusivel rebenta toda a tensão fica aos seus terminais e como se fosse um interruptor.pois está em série com o resto do circuito. só assim não será se ouver uma outra interrupção depois de um dos terminais do fusivel.

Uma coisa que te aconselho e a criares decipadores nesses transistores, ou mais tarde ou mais cedo as pistas da mesma vão saltar.

aconcelho mesmo se possivel a pores uma ventuinha de pc que não faça granel nenhum.
a noite no msn explico melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 15:30

Basicamente estás a dizer a mesma coisa que eu sobre os fusíveis mas de outra forma. A analogia a um interruptor serve perfeitamente para explicar o funcionamento de um fusível bom ou queimado.
Como disse está tudo normal e correcto no circuito da máquina.

Meter dissipadores nesta quantidade de MosFet é quase impossível / inviável, estamos a falar num fila "dupla" com 32 transístores no total.
Por muito pode-se tal como indicas incluir uma boa ventoinha, que tenha um bom fluxo de ar e que seja silenciosa q.b. no backbox para arrefecer no geral as boards e respectivos componentes.

De qualquer forma olhando para a board em si e para os MosFet os mesmos não aparentam ter vindo a sofrer de aquecimento, quanto mais aquecimento excessivo.

Segundo o que percebi do funcionamento da coisa, os MosFet só servem para activar momentaneamente o caminho para o neutro sempre que é solicitado pela CPU. Como tal, e visto que os mais requisitados serão os dos bumpers, não acredito que cheguem a aquecer o suficiente para se danificarem ou danificar alguma coisa.

Sobre a minha senda de encontrar os MosFet cá na zona é para esquecer mesmo, por muito conseguiria os IRF530 que não me interessam para nada. Pelas pesquisas nas lojas Portuguesas como disse também não me deparei com nada de jeito. Acho que encontrei numa os IRL530 e custavam para cima de 3€ cada e os IRL540 mais de 9€ Shocked.

Vou tratar de fazer a encomenda pela Best of Pinball e aguardar que a coisa chegue Crying or Very sad já que não vejo outra solução viável.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 15:46

Se meteres um dissipador, os transistores saiem da placa, e ficam numa placa de decipação.
tens é de fazer depois as ligações com cuidado.

Bem como a zona de maior corrente sair da placa.

Esse sistema tem darlingtons???
Se sim e outra zona de aquecimento.

Já tentastes a radio peças

Eles costumam ter maioria das coisas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 16:17

Ok percebi a ideia da placa de dissipação, mas sinceramente não vejo necessidades de nada disso.
Quanto a existirem Darlingtons.... não sei pois ainda não aprofundei a coisa e nem o devo fazer para já a não ser que deixe de dar algo mais hehe.

Sim também andei a ver a Radipeças e aquilo está tão bem feito que não se encontra nada. Seja como for mais uma vez teria de pagar portes e para isso pago só uns portes e mando vir tudo da Best Of Pinball.

Fica aqui o vídeo do teste aos MosFet já fora da board.
Na coluna de três MosFet, o do lado esquerdo e do centro são os IRF530 e o que está à direita é o F12N10L. O que está sozinho em baixo é o IRF630 que estará bom.



No pino do lado direito visto assim de frente deveria dar uma leitura entre os .4 a .6 e como podem ver dá tudo menos isso.
No pino do lado esquerdo visto assim de frente deveria dar uma leitura nula (1 neste caso) e como podem ver isso não acontece.
Visto isso concluí-se definitivamente que os mesmos estão "queimados".

O teste ao IRF630 dá valores acima dos .6 (dá .7) no pino direito,contudo poderá ser assim mesmo neste MosFet e no pino esquerdo dá o valor nulo (1 neste caso), daí concluir que está em bom estado.

Agora não sei que mais faça lol... desmonto tudo ou... limpo a casa que também tenho de o fazer lol!.


Última edição por White_Spot™ em Sex 27 Ago 2010 - 10:34, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 16:30

Á noite tento ver o data sheet desses mosfet.

Para tentar saber o que é cada um dos pinos
E ao que é que o dissipador está ligado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 18:25

Se te estás a referir à parte superior do MosFet, aquela onde eu encosto o multímetro, posso já poupar-te trabalho pois corresponde ao pino do meio que é o Drain Wink.

O do lado esquerdo é o Gate, o do centro o Drain e do lado direito o Source.

Caso queiras ver a coisa mais em pormenor podes ir ver aqui no Datasheet Catalog.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 19:42

Belo, belo...

Por aqui vende-se os IRL540, mas são um pouco carotes:

http://www.servelec.pt/pt/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage_new.tpl&product_id=19048&category_id=27&option=com_virtuemart&Itemid=1&vmcchk=1&Itemid=1

Pelo preço de um, compras 3 no BoP... Very Happy

Assim dessa forma como tiraste os transistores a probabilidade de virem as pistas atrás é maior, para essa parte a melhor maneira é cortares com um pequeno alicate de corte o componente de maneira a que as "perninhas" fiquem altas o suficiente para serem agarradas, cortar junto ao transistor neste caso, de seguida com uma pinça ou alicate de pontas é so agarrar nas "perninhas" (placa do lado dos componentes) e encostar o ferro na solda e ir tirando uma a uma, por último limpar então os buracos com a bomba de sucção. Assim desta forma o risco de danificar as placas é nulo, este método aplica-se para quase todos os componentes das placas, tirando alguns condensadores radiais que não se consegue cortar, nos integrados é um mimo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 20:17

Por enquanto até ao momento não me tenho deparado com nenhuma máquina que aparente problemas de aquecimentos a nível da placa de drivers, tenho visto mais problemas de aquecimento em algumas placas de resistências da iluminação geral que por acaso na minha Gottlieb a mesma estava toda queimada, arranjei outra e substitui as resistências por umas de 7W as originais eram de 3W e deixei as mesmas um pouco mais afastadas da placa.

E é precisamente aqui na iluminação geral que tenho visto os maiores problemas de aquecimento, na Data East então, é raro ver uma que não tenha os conectores todos queimados e que metade da máquina não esteja apagada, também este é um problema que seria mais comum nas máquinas quando estavam em exploração, ficavam quase todo o dia ligadas e gerava bastante aquecimento como tal, mas aquecimento este que não seria possível dissipar nem diminuir com facilidade, porque o mesmo se deve ao facto de os contactos não serem os apropriados para tal fluxo de corrente e a resistência gerada acabava por queimar o próprio conector, só mesmo trocando por uns de maior secção, um problema de fabrica...

Para uso doméstico não vejo nehuma utilidade em qualquer tipo de ventilação, a máquina não irá ser usada o suficiente para gerar esse aquecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 20:19

Obrigado Vtec.

Por acaso também estive nesse site e como referi anteriormente, para pagar portes pago-os de onde mando vir tudo ou quase tudo o que preciso para a máquina de uma só vez, ou seja, Best of Pinball Wink.

Esqueci-me no entanto de consultar as casas de Pinball nacionais, sobretudo as de aqui do norte e amanhã a ver se ligo para a Playtec por exemplo para ver se têm estes MosFet para venda. No site da JS Diversões não indicam ter nada disto, mas não custa muito ligar para confirmar.
Caso não tenha avanço então para o Best of Pinball.

Sobre as dicas para a remoção de componentes Vtec só te tenho a agradecer por me re-lembrares essa técnica. A ver se na próxima incursão com o ferro de soldar não me esqueço disso Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 21:10

scratch porque não nos lembramos nunca que até temos algumas coisitas cá...
Na minha RFM, o que eu corri atrás de uma fonte de alimentação AT, nem vos conto...andei aí umas 2 semanas a correr lojas de informática, à espera de confirmações se podia ser encomendada, etc., tudo isto por pensar eu que até seria simples de arranjar uma fonte de alimentação AT, mas pelos vistos não...
estava eu quase mesmo a pagar por uma no eBay uns 40$ mais portes dos US para cá, isto porque na altura nem nas lojas de Pinball na EU havia...
Numa última esperança lá vou eu ao site da JS Diversões e lá estava ela a rir-se para mim e de mim... Razz por 40 euritos chegou em 2 dias.

Ele há coisas... Very Happy

Quase que com certeza eles têm, até podem não ter para venda, mas têm uns quantos que podem ser vendidos... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 8 Abr 2010 - 21:18

Pois tanto procuramos em casas da especialidade de electrónica e afins nacionais e acabamos por nos esquecer que existem lojas da especialidade do Pinball nacionais lol!.
Granda tansos :rendeer:.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptySex 9 Abr 2010 - 8:21

Bom dia.

Eu tenho as minhas todas queimadas, eu punha fotos mas como já referi fiquei sem a maquineta das fotos, mais um gasto.
chegastes a ir ao site da radio peças.

Tenho de refazer completamente 2 placas.

E os meus mosfets tem os dicipadores cortados, o que como devem calcular a dicipação de calor vai toda para os pernos metalicos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptySex 9 Abr 2010 - 10:35

Bom dia pessoal.

NoLimits, antes de mais, se por radio peças te estás a referir à Radipeças que fica em Almada, sim fui ver e como aquilo está bem mal organizado e nem sequer existe um motor de busca interno desisti. Depois juntas a questão dos portes que acaba por tirar o interesse de comprar a nível nacional no meu caso já que preciso de mais coisas que cá não há.

Ontem ainda troquei um email com o Sr. Arnaldo da Playtec e tenho de lhe ligar pois ele ia confirmar se teria ou não alguma coisa na empresa.

Sobre as tuas placas estarem queimadas e por aí. Tal como indicas o facto de ter os dissipadores dos MosFet cortados affraid é que provocou tal situação.
Já agora quem é que teve a brilhante ideia de fazer isso e sobretudo porquê?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptySex 9 Abr 2010 - 11:40

Isso mesmo Radipeças

Ja a comprei assim, por 100€ não queriam uma obra prima
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptySex 9 Abr 2010 - 11:48

É certo que não se pode pedir muito por esse valor, mas daí a ter invenções à Zé do pipo e sem nexo é outra coisa lol!.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptySáb 10 Abr 2010 - 10:17

Pequeno update ao desenvolvimento da senda dos MosFet.

Após falar com o Sr. Arnaldo da Playtec o mesmo indicou que os técnicos da empresa substituíam os 12N10L pelo IRF640 (ou algo assim). Por muito, quando encontram numa board velha e sem "utilidade" alguns 12N10L retiram-nos e usam-nos, mas tal como disse anteriormente por norma usam uns IRF.
Expliquei que por aquilo que vi e li na internet esse tipo de MosFet (IRF) não era o ideal, contudo não significa que não funcione mas que a longo prazo não provoque danos maiores. Ele disse-me que até à data não tiveram problemas com essa implementação e até acredito que sim... mas indiquei que preferia mesmo meter uns 12N10L para manter a originalidade da máquina, ou por muito e em caso de impossibilidade de conseguir esses 12N10L meteria os IRL530 /IRL540 que são supostamente os mais indicados Wink.

Depois disso ainda liguei para a JS Diversões e disseram-me que me voltariam a ligar depois de confirmar se tinham ou não os MosFet em causa e para variar nunca mais o fizeram Evil or Very Mad.

Assim sendo, segunda vou tratar de fazer uma encomenda da Best of Pinball e mandar vir "talvez" só os MosFet, fúsiveis (que estão queimados), lâmpadas (que estão em falta) e quiçá o Novus.

Numa segunda fase e após desmontagem da máquina e ver quais são as restantes peças que me fazem falta, aí trato de encomendá-las juntamente com outras coisas tipo a mão e o Flyer.

Não percam os próximos episódios que eu também não Cool.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyQui 15 Abr 2010 - 15:51

Bem, só hoje é que me dediquei a fazer a encomenda de algumas coisas no Best of Pinball Embarassed.
Mandei vir um kit de elásticos (15.49€) e um kit de fusíveis (12.49€) específicos para esta máquina, bem como um conjunto pequeno de Novus (11.99€) e 5 MosFet 12N10L (6.25€), perfazendo um total de 56.71€ já com portes e IVA.

Assim que meter os MosFet e os fusíveis no sítio irei ver se tudo está operacional. Em caso afirmativo avanço então para a desmontagem e limpeza da máquina.
Quando vir tudo o que tenho "estragado" e a precisar de ser substituído é que trato de encomendar a mão, o flyer, lâmpadas e essas coisas que descobrir estragadas.
Entretanto a ver se este fim de semana faço um brilharete e aplico uma técnica na máquina, mas isso para já é surpresa Wink.
Só tenho de acabar de reinstalar tudo no portátil da minha mulher para poder avançar para isso.

Sobre as lâmpadas, visto no Best of Pinball não terem um kit específico para esta máquina tentei perceber se no manual indicam a quantidade de lâmpadas que a mesma têm, mas não me safei. Ou não têm lá nada disso ou eu não vi Embarassed.
Optei por substituir todas as lâmpadas e guardar as actuais para reserva em vez de apenas meter as que estão em falta. Como tal e visto no manual não ter encontrado referência à quantidade de cada uma, só mesmo na fase de desmontagem é que irei perceber quantas são Wink.

Stay tuned.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyDom 18 Abr 2010 - 11:13

Bem pessoal preciso da vossa opinião / orientação Wink.

Estou a tratar de "digitalizar" as artes exteriores da máquina e tirando o tempo que a técnica que estou a usar leva está tudo a correr bem.

Já tenho a lateral do backbox "digitalizada" e já consegui fazer o tal do stitching (juntar as várias imagens numa só) da mesma.

A minha dúvida tem a ver com a ordem do tratamento a dar à imagem, ou seja, primeiro resolvo todos os defeitos e depois vectorizo a mesma, ou primeiro vectorizo e depois resolvo todos os defeitos?

E sobre aquilo que falaram das cores, do não sei das quantas pantone...?

Precisava de um bocado de orientação nesta parte para que pelo menos, possa adiantar algumas coisas enquanto não chega a encomenda da Best of Pinball.

P.S.
Posso estar com uma ideia muito parva, mas estou com ideia de "digitalizar" todas as artes da máquina, inclusivamente o tabuleiro Razz.
Nunca se sabe o que pode vir a fazer falta amanhã e assim fica-se já precavido lol.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyDom 18 Abr 2010 - 16:06

Boa, mais uma Gottlieb para uma possível base de dados, que na Gottlieb é quase inixistente Very Happy

Se vais partir para a vectorização, não precisas de te preocupar em tratar a imagem, o mesmo vai ser processado de forma automática ao fazer o preenchimento com cor, mas claro que uma boa montagem das imagens é fundamental, pois é daqui que vais traçar o desenho, partindo do príncipio que estás a fazer os scans com um flat scanner A4... Very Happy

Passo a explicar, se tens por exemplo uma zona a azul que está com riscos, com a cor desmaiada ou mesmo com falta de material, o que vais fazer através do processo de vectorização, é fazer o contorno do "objecto/figura", depois é só preencher com a cor mais aproximada ao original, é aqui que entra o Pantone, mas para isso precisavas de ter uma carta Pantone, podes também ir por afinação através de impressões de teste, este ajuste de cor pode ser feito no final das artes todas vectorizadas, até lá ainda muitas horas vão ser perdidas e muita paciência vai ser gasta, claro que tudo tem a ver com a complexidade do desenho em si.

Exemplo do trabalho das artes do backbox da WW:

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Backbo10

Na imagem da esquerda, pode-se ver a vermelho, alguns dos contornos necessários para preencher com cor na imagem da direita.


Será então necessário para o trabalho de vectorização, somente as imagens das artes montadas na sua totalidade e de seguida partir para o desenho de tudo o que é traço, é um pouco como se fazia na escola primária em que se ponha o desenho contra a janela e se desenhava por cima Very Happy

Um pormenor importante que é capaz de vir a ser debatido aqui...
Por mais avançado que seja algum software de rastreamento automático (vectorização) que possa existir, para um trabalho bem feito, já não digo perfeito, tudo tem de ser feito à unha...
Ainda não vi e com certeza não irei ver, uma vectorização boa através de softwares de rastreamento.
No caso de se optar por rastreamento através de software, aí sim, já as imagens têm de ser muito bem tratadas para se obter um resultado razoável, uma vez que o software vai rastrear tudo, até as falhas. Wink

P.S.- Gostaria de referir que o backbox da WW já está em trabalho há já 1 ano... vá se lá saber por quê lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 EmptyDom 18 Abr 2010 - 23:24

Antes de mais muito obrigado Vtec pela tua constante ajuda e partilha de saber Wink.

Estou a usar sim um scanner A4 flat e com a resolução de 400dpi.

Depois com mais tempo meto um post sobre o processo e por aí fora.

Sobre o facto de não ter de resolver os "problemas" na imagem melhor pois assim poupa-me imenso trabalho (caso queira ir à minúcia claro).

As imagens foram devidamente montadas (tanto a lateral e a traseira do backBox) no Photoshop CS 4 e ficaram impecáveis.
Contudo, existe um pequeno pormenor relativo ao contorno em si da madeira. Nas imagens que meteste da WW a coisa ficou "perfeita" mas a mim nem por isso.
Talvez se deva ou facto de a minha madeira ter cor preta e o scanner ao "digitalizar" fora da madeira meter na maioria a preto, tornando difícil a sua distinção. Na traseira do backbox, uma parte da madeira visível ficou "torcida" e o texto direito.

Quanto à carta / palete de pantone, isso pode-se comprar? Se sim onde se costuma encontrar isso e a que preço em média?

Do pouco que já pude ver sobre vectorização, fiquei ciente da trabalheira desgraçada que isso me irá dar Evil or Very Mad.

Essa lateral do backbox da WW está a ser feito por ti?
Tira-me uma dúvida... que provavelmente irá parecer muito parva lol, em algumas dessas partes que estão totalmente a preto como sabes / consegues contornar o que está (deveria estar) no interior?
Outra dúvida, quando te referes às partes a vermelho, esse vermelho foi feito por ti ou é parte original do desenho?


Seja como for depois meto um post com imagens redimensionadas do que já fiz e o resto para perceberem o que estou a dizer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Conteúdo patrocinado





Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gottlieb - Class of 1812
Ir para o topo 
Página 2 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Oficina de reparação
» Apresentação Gottlieb_EM !
» restauro da Gottlieb Roller Disco (RollerDiscoDuino)
» 1973 Gottlieb PRO FOOTBAL
» 1968 Gottlieb DOMINO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Restauros e Manutenções :: Solid State (SS)-
Ir para: