FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Gottlieb - Class of 1812

Ir para baixo 
+4
Overkilll
Vtec
EM_PinballArcade
White_Spot™
8 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptySeg 19 Abr 2010 - 17:16

Ora deixo aqui um pequeno update em jeito de pedido de elucidação hehe.


Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Normal Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 BackBox_Lateral_Vector

Aqui está a lateral da máquina e mesmo estando a coisa aqui a baixa resolução (o original tem 3446x12905 de tamanho Shocked) dá perceber que não se percebe o "fim" da madeira. No topo da imagem onde a coisa aparece com um tom mais "roxo" é que se percebe melhor que é o fim da madeira. Contudo e em virtude do autocolante não cobrir na totalidade a madeira (apenas existe vários autocolantes com os desenhos) acho meio irrelevante essa parte.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04793Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04795

Não pretendo meter um autocolante a cobrir a madeira toda, mas sim replicar o que existe, ou seja, colocar o autocolante novo e recortar fora o que não interessa. Tipo quando colocamos certos autocolantes com letras nos vidros do carro, em que a parte autocolante vem protegida por uma película que retiramos e depois colamos o autocolante no vidro, sendo que depois retiramos a parte de cima e fica só as letras no vidro. Não sei se me estou a fazer perceber nem se isso pode ser feito assim sem aumentar significativamente o preço do autocolante no final.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Branco
Imaginem que o que está a branco não existe, é apenas a parte que suporta os diversos autocolantes no sítio.

Uma das minhas dúvidas centra-se num factor simples... é preciso ser minucioso no contorno das formas? Isto é, se não aproximar demasiado da forma não se tem a noção se está mesmo junto (o traço que estamos a fazer), mas se aproximarmos em demasia a coisa fica pixelizada e aí então é que fica a dúvida se o contorno está a ser feito no sítio certo lol!.

Nas duas imagens que meti a da esquerda é sem vectores (origem) e a da direita a que tem já alguns vectores. Por exemplo no balão grande vermelho do topo, ele tem uma "bola" branca com um aro preto que na imagem da direita parece que eu removi o aro preto mas não, é outra "shape" que assim não fica visível.
Se percebi bem o conceito da coisa, tenho de fazer um vector / shape desse aro na mesma e depois ele será preenchido de preto certo?

Outra dúvida, ou melhor, problema, é que em redor de cada desenho existe um rebordo preto que não se consegue perceber no Photoshop e sinceramente não sei como o vou fazer...

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04698

Na prática também não se nota assim muito, só mesmo quase em certos ângulos e com determinada iluminação lol, mas seria bom manter tudo igual certo Wink. Em alguns sítios existe tipo um transbordar da cor para fora do rebordo preto em volta das formas e o que estou a fazer aí é criar uma "shape" para essa cor. Tendo em conta que a madeira irá ser pintada de preto a coisa ficará bastante similar já que vai ficar o espaço no meio sem autocolante preto mas com a cor preta da madeira.

Devo-me preocupar com esse rebordo preto, tentando criá-lo mesmo que não o note na imagem original do Photoshop, ou posso pura e simplesmente esquecer o mesmo já que quase não se nota?

No meio disto só sei que estou com a cabeça em água e já nem percebo o que escrevo e muito menos consigo escrever o que pretendo lol.
Isto tudo devido por tentar perceber a mecânica em fazer o raio desta coisa do traçar no Photoshop CS4.
Demorei umas 3 horas (ou mais) para fazer o que vêm nas imagens em cima Evil or Very Mad.

Estou a usar a Pen Tool e o Convert Point Tool para o efeito, se bem que com o Magnetic Lasso Tool a coisa é muito mais simples e rápida para se conseguir delinear os objectos, só que tirando fazer essa selecção das coisas e convertendo a mesma em work path, não consigo que a coisa fique uma "shape" tal como acontece com a Pen Tool Crying or Very sad.
Se desse era super rápido a traçar tudo e depois era questão de se perder tempo e aprimorar as coisas.

Enfim, espero que tenham percebido alguma coisa do que disse e me possam ajudar nas dúvidas que coloquei (ir ao detalhe e a cena do rebordo em preto).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptySeg 19 Abr 2010 - 21:15

O trabalho de digitalização e fotomontagem está excelente, assim à primeira vista até talvez nem fosse necessário fazeres a vectorização das
imagens, uns bom retoques e a coisa ficava porreira, mas visto não ser muito detalhado, o trabalho final, fica sempre melhor.

É uma situação que terás de analizar, ir ao "detalhe" faz parte do grau de exigência e também da paciência de cada um Very Happy

Em relação ao contorno preto que dizes ter, é um promenor que sinceramente não me preocuparia, visto o fundo ser preto, só irá melhorar em relação
à situação que dizes que é perceptível de diversos ângulos, mas para isso fazias de forma a criar um vínil único, com as medidas totais do Backbox,
já os contornos a preto dentro das áreas de cor, esses deverias deixar, não te posso dar grandes dicas sobre vectorização no CS4, uso somente
para imagem e trabalho com o Corel para vectorizar, mas é só uma questão de localização de ferramentas e nomes das mesmas.

A situação do balão... é mais ou menos isso, fazer um contorno de cada forma, mas por exemplo, na bola branca, o contorno a preto tem a mesma forma,
aqui podes aumentar a espessura do traço que fizeste para a bola branca e dar a cor preto, fica o preenchimento a branco e o contorno a preto. Na parte
convexa do lado direito do balão, já só vês o contorno de um dos lados, aqui podes fazer uns truques, como duplicar a peça e deslocar um pouco para
a direita, preencher a preto e mandar para baixo... enfim tentar seguir o original ou não. Very Happy

Pois a WW sou eu que estou a fazer, é mesmo caso para dizer que em casa de ferreiro espeto de pau, lol!



os traços a vermelho é só para exemplificar os contornos a seguir, para se ir compondo as peças, em relação à questão das partes interiores, sim,
é para fazer tudinho... affraid


P.S. - Em relação à carta Pantone, será melhor tentares alguém que te empreste, se fores fazer impressão certamente eles têm uma carta Pantone, são caras e para o caso não será certamente uma prioridade. Very Happy

http://www.tecnimprensa.pt/guias_de_cor.htm
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptySeg 19 Abr 2010 - 23:23

Obrigado Vtec mas hoje consigo estar mais burro do que o costume e não apanhei muito bem o que dissestes Embarassed.

Ora vejamos... achas que as imagens em princípio poderiam servir tal como estão, dando apenas e claro, os retoques necessários nos defeitos?
Eu vou-te enviar o ficheiro para poderes ver melhor (está em PSD) ainda hoje quando chegar a casa ou depois durante o dia.

Sobre o ir ao detalhe... eu não me importaria de depois de ter o grosso feito ir aprimorar a coisa, só que como disse torna-se difícil fazê-lo. De longe vê-se mal e de perto tem muitos pixeis lol!.

Sobre a parte do contorno da madeira ou dos desenhos não apanhei muito bem a coisa.
Sobre o contorno da madeira é para esquecer, mas é para tentar fazer / manter o contorno a preto nos desenhos? Foi isso que dissestes?

Sobre o pantone, realmente ao preço que custam nem pensar dasss. Seja como for até chegar a essa parte ainda vai demorar muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiittttttttttttttttoooooooo (ou nunca chegará)lol!.

Só sei que no final disto tudo já não vejo nada disto e sinceramente ainda fiquei a perceber menos do que percebia antes de começar lol.

Vou tratar de te enviar a imagem para depois me poderes dar uma opinião mais concisa Wink, pois não me está a apetecer perder horas a fio e não estar a fazer nada de jeito.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyTer 20 Abr 2010 - 20:48

Pequeno update.

Hoje recebi um email da Best Of Pinball a dizer que a encomenda foi despachada. Agora é rezar para que esta coisa da nuvem de cinzas não venha a atrasar a chegada da encomenda.

Vtec, tentei diversas vezes enviar-te a imagem da lateral do backbox mas não deu. O ficheiro é demasiado grande (quase 70Mb) e mesmo comprimido fica muito grande (quase 50Mb). Ficando em várias partes de 20Mb também não deu pois a tua caixa de correio reportou como sendo um ficheiro demasiado grande Evil or Very Mad.

A única solução que estou a ver assim por alto será alojar a mesma em algum sítio tipo rapidshare para depois a poderes sacar.

Porque quero que vejas a imagem a todo custo e ande a levar este trabalho todo? Pois... para me poderes dizer se o que fiz é o que é pretendido nisso do vectorizar lol!.
Vtec depois envio-te um email a explicar melhor a coisa.

Já agora os "profissionais" do ramo não se manifestam nem um bocado? Não ajudam? lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyTer 20 Abr 2010 - 23:05

scratch
Quando me referi às imagens, foi ao facto de o backbox não estar muito danificado, com grandes riscos e descolorado, assim como está
parece que dá para fazer um bom trabalho com o scan que fizeste sem ser necessário vectorizar, não te consigo dar certezas pelo facto de não
estar a ver o ficheiro original para analisar melhor, mas sim penso que tens um bom ficheiro para isso.

Quando te referes ao facto de ao perto ter muitos pixeis, é quando fazes zoom no software, certo?
Para teres uma ideia muito aproximada do resultado final da impressão, não excedas o zoom muito além dos 100%, máximo 130%,
é óbvio que quanto mais longe conseguires ir até ser perceptível a pixelização, melhor.

Esta é a diferença do bitmap para o vector, no vector podes fazer zoom, aumentar, diminuir, etc., que a forma limpa do contorno estará sempre na
mesma, pelo que vi do trabalho que começaste a vectorizar, estás a ir bem, o que consigo perceber que está feito é as zonas a branco, dentro do balão,
o laço de cima, as riscas po baixo do laço vermelho, e a faixa branca do balão amarelo, certo?

Para enviares o ficheiro, talvez seja mesmo melhor através do Rapidshare, por acaso nem sei o máximo do Gmail, mas penso que não vai além dos
25megas, manda lá então e depois analizamos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyTer 27 Abr 2010 - 22:24

Pequeno update Very Happy.

Já chegou a encomenda do Best Of Pinball e já meti os MosFet e os fusíveis no sítio.

Resultado, queimou logo o fusível da slingshot direita lol. Substituí e não voltou a queimar.

O Bumper e a slingshot que não davam já estão a funcionar mas o upperkick hole não. Para ajudar à festa agora também não funciona o "reset" da bancada direita de dianas.

Se fizer o shunt no MosFet do upperkick hole bem como do da bancada, ambos funcionam Neutral.
O estranho é que, por exemplo, é detectada a bola no buraco do upperkick hole só que ele não activa a extracção da bola.
Fiz um teste rápido usando o switch matrix test da máquina e verifiquei que pelo menos o switch do upperkick hole funciona / é detectado, logo ainda mais estranho me parece isto tudo scratch.

A ver se arranjo um tempinho para ver o que se passa aí, bem como na bancada direita de dianas Evil or Very Mad.

See you soon for another cartoon geek.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 28 Abr 2010 - 22:42

Bem hoje estive toda a tarde, vá quase toda a tarde, à volta da máquina para tentar perceber o porquê de o upperkick hole e da bancada de dianas direita não funcionarem.

Perdi imenso tempo porque basicamente comecei pelo mais difícil ao invez do mais fácil lolol.

Comecei a tentar seguir o percurso dos fios e tal das bobines em causa, até que percebi que até nem davam muitas voltas, um dos fios da boline vai para o fusível e a outra ponta vai para a board de drivers lol.

Depois tentei perceber como as coisas funcionavam e tentei perceber de onde vinha o sinal da board de cpu para a board de drivers.

O percurso é relativamente simples de seguir e decidi avançar para outro tipo de abordagem pois por ali nunca iria chegar a nenhuma conclusão. Não tinha forma de perceber se o sinal era enviado pela "cpu" para o Mosfet respectivo.

Usei inicialmente essa abordagem tendo em conta que tanto o shunt no Mosfet como directamente na bobine punham a mesma em funcionamento, logo o problema estaria em outro lado.

Decidi retirar a board de drivers fora novamente e fazer medições aos MosFet que tinha substituído e que correspondiam às bobines que não eram activadas.

Nessa parte ia-me passando da carola hehe, pois do lado dos componentes obtinha valores correctos, mas do lado das soldas já não tinha valores correctos.

O mais estranho é que às vezes tanto me davam valores correctos, como errados, como valores nulos, isto sempre do lado das soldas pois do lado dos componentes os valores eram sempre os correctos Shocked.

Os outros MosFet que substitui e que tinham as bobines respectivas a funcionar davam sempre valores correctos, fosse de que lado fosse da board.

Sendo assim presumi que os MosFet deveriam estar "queimados" e como ainda tinha um sobressalente fui busca-lo e espanto o meu que esse também tanto dava valores certos como errados?
Ter em atenção que esse MosFet de reserva foi medido sem nunca o ter colocado na board.

Cheguei então a presumir que alguns dos MosFet novos já viriam sem funcionar, mas em descargo de consciência resolvi tirar um dos que davam valores marados e medi-los fora da board.
A saga dos valores variáveis manteve-se e decidi retirar um dos MosFet que substitui e que estava a funcionar e colocá-lo no local onde estava um dos que não estava a dar.
Mas antes decidi medi-lo e não é que também me estava a dar valores diferentes a cada medição?

Coloquei a board no sítio e pimba a bobine já funcionava... moral da coisa... alguma coisa tinha de estar mal acolá lol!

Por descargo de consciência coloquei um dos que não funcionava no local de onde tirei o bom e não é que ficou a dar scratch?
Peguei no outro que não estaria a dar e coloquei-o de novo no sítio e ficou a funcionar.

Sendo assim cheguei a duas conclusões:

- A primeira é que decididamente não percebi o que se passou com as medições;
- A segunda é que o problema residia em algum mau contacto nas soldas. Não que as mesmas estivessem mal feitas, mas sim por as pistas estarem já um bocado (bastante?) danificadas.

Presumo que antes da minha intervenção a coisa já não estaria muito famosa e agora piorou bastante.
Penso que seria de bom tom mandar esta board para uma empresa especializada que recuperasse esta zona danificada.
Se alguém souber de alguma empresa que diga algo Wink.

Fora isso voltei a medir os MosFet que vinham inicialmente com a máquina e que retirei por estarem queimados, tendo obtido sempre valores errados, logo concluí de uma vez por todas que estariam mesmo queimados lol.

Finalmente pude jogar umas partidas com a máquina totalmente funcional no que toca a bobines e não é que a máquina rouba de caraças Laughing.

Aproveitei e removi uma das lâmpadas que não funcionava na zona do quadrado com letras e as duas lâmpadas de flash na parte superior do tabuleiro. Confirmei perfeitamente que estavam as três queimadas.
Assim sendo sei que posso tratar de mandar vir essas lâmpadas e as que faltam no backbox na próxima encomenda.

Já que ainda tinha algum tempo retirei o coração do local dele e tentei verificar porque o mesmo ficava preso.
Para tal vi-me forçado a remover dois sockets de lâmpadas e uma chapa metálica que fixava tudo no mesmo sítio.
Verifiquei que faltavam essas duas lâmpadas (que iluminam o coração) e que os dois "eixos" que sobem e descem (e seguram a armação do coração) estavam cobertos de uma substancia pegajosa levando a que esse mecanismo ficasse preso.
Para remediar a situação apenas movimentei à mão esses eixos várias vezes e de momento está a funcionar sem prender.
Não tenho a certeza se a dita substancia pegajosa era algum tipo de lubrificante ou se era apenas partes derretidas do coração, que diga-se de passagem está mesmo em muito mau estado.
Não sei até que ponto se conseguirá recuperar o coração ou se vai ser necessário adquirir outro.

Fica por aqui mais este update e a ver se amanhã meto algumas fotos que tirei do material que recebi e pouco mais Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
EM_PinballArcade
5 Credits
EM_PinballArcade


Mensagens : 373
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 66
Localização : S. Mamede Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQui 29 Abr 2010 - 19:39

White_Spot, a board provavelmente tem fichas multipinos onde ligam os fios que vão para o playfield, etc. Não será apenas mau contacto nessas fichas? Acontecia-me frequentemente na minha Bally Mr & Ms Pacman. O anteror proprietário (operador, num dos ataques de inspiração reparadora)borrifou-a toda de WD40 ou qualquer coisa assim e dava permanentes maus contactos. Muitas das coisas não funcionavam e bastava dar um jeitinho nas fichas e tudo passava logo a funcionar. Só resolvi quando limpei todas as fichas com benzina e então a máquina passou a funcionar a 100%. É uma sugestão...
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQui 29 Abr 2010 - 21:17

Obrigado EM_PinballArcade pela sugestão Wink, mas acredito que o problema seja mesmo na board / pistas em si.

Lembro-me de ter pensado nalgum mau contacto nas fichas e quando andei a seguir o circuito das bobines em causa, segui a continuidade dos fios e estava tudo nos conformes até a um integrado na board (depois dos Mosfet). Depois disso também fui abanando as fichas enquanto testava o funcionamento das bobines e nada mudou, logo pus completamente de parte um mau contacto no circuito dos fios e fichas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Overkilll
5 Credits
Overkilll


Mensagens : 454
Data de inscrição : 06/12/2009
Idade : 55
Localização : Belas

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQui 29 Abr 2010 - 21:20

@EM - Também quero essa Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad
Ir para o topo Ir para baixo
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyTer 4 maio 2010 - 22:59

Bem mais um pequeno update.
Não tenho mexido muito na máquina pois tenho andado meio sem vontade para nada de nada lol.

Seja como for deixo aqui umas fotos da encomenda que recebi da Best of Pinball.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04863
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04866
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04867
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04872
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04871
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04873
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04878
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04874
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04876
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04880
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04882
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04881
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04869

Aproveito e deixo umas fotos dos Mosfet e dos mesmos já colocados no sítio devido.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04886
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04890
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04891
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04892

Penso que dá para perceber o mau estado do local onde foram efectuadas as soldaduras. Aparentemente a coisa parece estar mal soldada mas o problema reside é nas pistas que já mal existem ou estão levantas.

Agora mostro-vos o coração da máquina lol! que coitadinho está rotinho de todo e do local onde estava fixo.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04893
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04895
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04897
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04898
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04900
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04901
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04902
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04904

Para terminar umas fotos da remoção do apron Cool, a única coisa que fiz hoje na máquina.

Para fazer este trabalho optei por colocar / assentar o tabuleiro numa posição mais elevada usando estas "partes" metálicas.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04915
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04916

Voltando ao apron, para o remover basta desapertar quatro parafusos em cima e dois "atrás".

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04913
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04914

A parte da frente do apron (por onde as bolas saem quando se perde) está revestida com uma película plástica transparente e bastante rígida que eu julgo ser mylar. Na foto não se percebe muito bem, mas o canto superior direito tem a ponta levantada /descolada.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04917

Para não se perder os parafusos, ou ficar sem saber de onde é cada parafuso, nada como voltar a colocá-los nos seus sítios sempre que possível.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04918
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04919

Por fim, para remover esta "protecção" do "shooter" basta-nos desapertar os dois parafusos que se vêem junto à bobine. Contudo em cima temos mais dois parafusos que seguram tipo um "espelho" para disfarçar / embelezar a zona. Ainda não os removi pois só o farei quando for limpar essas peças, mas posso desde já informar que por baixo tem duas porcas a segurar o conjunto.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04922
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04929

E para terminar hehe, vem a parte das perguntas lol!.

Observando estas imagens cheguei à conclusão que todo o tabuleiro está coberto por uma película que suponho ser mylar.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04905
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04906
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04907

Dá para se perceber essa película em todas as zonas onde algo é fixo ao playfield.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04912

Contudo na zona dos bumpers pode-se ver com perfeição que existe uma camada de mylar em redor dos mesmos. No bumper da direita quase que parece que existem duas camadas de mylar hehe. Tenho de ver isso depois quando chegar a essa parte Razz.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04908

No resto do playfield e principalmente na zona dos inserts nota-se que a superfície está bastante riscada / coçada.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04909

Em alguns inserts se pressionarmos um bocado nota-se que a película que está por cima muda de aspecto.

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04910
Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 DSC04911

Sendo assim será mesmo que todo o playfield está revestido por uma camada de mylar?
E poderá crer-se que em algumas zonas levou mais outras camadas de mylar como protecção extra?
Ou para variar estou redondamente enganado lol geek?


Última edição por White_Spot™ em Qui 6 maio 2010 - 0:24, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 9:31

Bom dia.
O mylar na altura so era posto na zona onde a bola passa.
Se passares a mão no playfield sentes algumas ressaltos, numa das fotos que metestes (a quarta a contar do fim é bem notório), entre a zona com mylar e a zona onde o playfield esta logo com o desenho a vista.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 13:54

Boas NoLimits, presumo que te estás a referir à zona dos bumpers.

Sobre se sinto ressaltos ao passar a mão no playfield a resposta é não, tirando na zona dos bumpers como é bem visível na foto em causa.

No resto só se nota um ressalto na zona por baixo do apron (estão ai fotos de onde começa) e se for subindo no tabuleiro nunca se nota nenhuma descontinuidade / ressalto nessa película Suspect.

Tal como já referi atrás, o único sítio onde se nota é na zona dos bumpers onde tem mais essas películas por cima da outra que vem desde o início do tabuleiro.

Por isso é que digo que todo o playfield está coberto por uma película, seja ela o que for.

Se é de origem ou não, se foi colocada por algum operador ou particular não sei, mas que tem lá alguma coisa tem e cobre o playfield todo Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 14:07

Sim, na zona do playfiels onde a bola passa e pressuposto ter, as camadas eu so tenho conhecimento de uma camada, confeço que nunca vi 2 camadas de mylar, mas pode ser para reforçar alguma zona.

Eu ainda não mandei vir o mylar para mim, so vou mandar vir mesmo na altura em que ja tiver tudo passado a computador, para fazer impressão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 14:14

Pelo que sei é só suposto ter em algumas zonas de maior desgaste por onde passa a bola, tipo bumpers, slingshots, etc. e não no playfield todo como estou a constatar aqui.

Enfim é sempre a aprender hehe.

Quando tiver o playfield todo desmontado logo se tirará a dúvida se ele está todo coberto ou não (eu não tenho lol).

Já agora, algum conselho para desmontar o playfield? É que não tenho nem rotisserie nem bancada onde colocar o tabuleiro em cima. Como fazem vocês esta brincadeira hehe?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 14:31

Eu tenho em todo (onde a bola passa) o playfield, e todos os arranjos que ja vi a tirarem o mylar, logo a noite ja ponho aqui um link que tenho em que se ve eles a tirarem o mylar
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 15:53

NoLimits não me leves a mal mas não te consigo perceber Embarassed.

Primeiro deu-me a entender que dissestes que por defeito só existe mylar em algumas partes e até indicaste a minha foto da zona dos bumpers como exemplo.
Agora já dizes que por defeito tem em todo o playfield? Ou melhor em todo o sítio por onde passa a bola.

Não sei se reparaste bem nas minhas fotos e no que eu disse, mas toda a superfície está coberta por algo e não só por onde passa a bola.
Pelo pouco que percebo e tenho visto isso não me parece ser o normal / habitual.

Mas seja como for até me parece que esta "dúvida" é uma mais valia para a protecção da arte do playfield Razz hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 16:39

NoLimits escreveu:
Bom dia.
O mylar na altura so era posto na zona onde a bola passa.
Se passares a mão no playfield sentes algumas ressaltos, numa das fotos que metestes (a quarta a contar do fim é bem notório), entre a zona com mylar e a zona onde o playfield esta logo com o desenho a vista.

Como podes ver deste meu primeiro poste eu referi que é onde a bola passa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 18:18

Então e baseado no teu outro post:

NoLimits escreveu:
Eu tenho em todo (onde a bola passa) o playfield, e todos os arranjos que ja vi a tirarem o mylar, logo a noite ja ponho aqui um link que tenho em que se ve eles a tirarem o mylar

Dás a entender que por onde passa a bola existe mylar, ou seja, bem no centro do playfield (onde a bola passa com fartura) tem de ter mylar.

Sorry mas ou eu estou a ser muita toni lol! ou então não estou a conseguir entender a tua explicação / afirmação de se tenho ou não mylar em todo o playfield.
Quando digo todo, digo todo mesmo, uma única película e não pedaços aqui e ali.

Com um bocado de sorte até estamos a dizer a mesma coisa mas de forma diferente e por isso não nos estamos a entender (ou só eu a ti hehe) lol!.

Entretanto já desmontei todos os plásticos e rampas e mais uma vez confirmo de que tenho uma película que cobre o playfield de uma ponta à outra e não só em redor de zonas especificas Wink.

Com sorte logo à noite vai haver mais um mega post com milhentas fotos Cool.

Stay tuned.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
NoLimits
5 Credits



Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 50
Localização : Vale de Milhaços \ Corroios

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 18:21

E estamos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://http:\\apneia.planetaclix.pt
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 19:54

lol!

NoLimits tenta não poupar nas palavras e confirma-me de uma vez se o que tu me quisestes dizer é que eu tenho mylar em todo o playfield e não apenas em partes específicas, porque senão eu fico sem perceber nada Laughing.
Depois confirma se isso é normal ou não Wink.

Como sou um gajo porreiro até fiz um movie da coisa e com sorte logo também o meto aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 21:28

Hello everybody,

Já vai longo o post do Mylar... Very Happy .

Quanto ao facto de poder haver mylar a cobrir toda a área do playfield, é correcto, há máquinas que têm mylar em todo o playfield, no entanto se este era aplicado de fábrica ou não, já não é fácil saber...

É frequente encontrar máquinas em que a área coberta por mylar vai muito além das zonas onde a bola passa.

O normal é ter mylar na zona dos bumpers, em frente aos slingshotes, e em zonas onde a bola cai de uma rampa para o playfield, isto é o mais frequente, mas no entanto há máquinas que têm quase todo o playfield coberto, pelo menos na área de jogo aberto, desde os flippers até as partes mais superiores onde a bola já não anda com tanta frequência. (entradas de rampas e bumpers)

O mylar aplicado em zonas para além das referidas era quase sempre uma aplicação feita pelo operador, algumas marcas forneciam peças de mylar com cortes específicos para serem aplicados em zonas opcionais, é aqui que reside a dúvida...

Se o mylar for aplicado pelo operador é sempre melhor, quando se quer tirar o mesmo já foi aplicado algum tempo após a máquina ter sido construída e a aderencia é menor, quando o mylar é aplicado no fabrico da máquina é sempre mais complicado para tirar, visto as tintas e os vernizes (clearcoat) necessitarem de tempos de cura que podem exceder os 60 dias, logo mylar aplicado após a pintura adere bastante e fica complicado para tirar, é quase inevitável a vinda de pedaços de tinta atrás, principalmente na zona dos inserts.

No caso da tua máquina, pelas fotos e pelo que referes, parece de facto ter mylar em todo o playfield, como não notas o fim da "peça", provavelmente só vais perceber depois de desmontares a zona superior, já nas zona dos bumpers, deverá ter uma segunda aplicação de mylar, as tais peças que eram fornecidas com a máquina.

A grande questão com que te vais deparar é, tirar ou não tirar???
Este é um assunto de alguma forma complicado, já que é uma situação que difere bastante de marca para marca e até mesmo de máquina para máquina do mesmo modelo, o que é unânime é, tirar só em último caso. Por experiência em 3 playfields Gottlieb e o Corrado também já o disse, é que nesta marca "Gottlieb" é complicado a remoção do mylar, talvez pelo que disse anteriormente, era aplicado logo após o fabrico do tabuleiro.

As zonas que dizes que muda de cor ao aplicar pressão, é provavelmente em zonas de insert's, em que o mylar já está a descolar devido á separação da peça e também ao calor das lâmpadas por baixo dos insert's, deve estar com um aspecto esbranquiçado, e quando aplicas pressão a cola volta a aderir.

O mylar pode ser polido quase até ficar novo, mas nessas zonas esbraquiçadas já não é tão simples de resolver.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 22:21

Finalmente o Vtec veio espalhar a sua sabedoria Razz.

Após remover a parte superior do tabuleiro (plásticos e afins) deu para ver onde acabava o "mylar". Acaba mesmo no fim do tabuleiro ao inverso do início onde apenas começa perto da zona onde começa a arte. Também uma coisa é certa, a arte termina quase na beira da madeira do playfield logo não podia ser de outra forma hehe.

O remover ou não penso que neste caso é mais que óbvio que é não. Não está assim tão mau para que se corra o risco de estragar algo ao remover o mesmo. Por muito poderei remover o mylar extra na zona dos bumpers caso não fique perfeito após a limpeza.

As zonas que mencionei que mudam de cor são essas mesmo que indicas (inserts) e sim estão / apresentam um tom esbranquiçado.

Em breve já devo colocar as fotos e o vídeo do que fiz de tarde, onde se percebe alguns detalhes interessantes que poderão criar ainda mais incertezas sobre a data de colocação do mylar no tabuleiro (logo na fábrica ou depois no operador).

Mas para já fica a pergunta da praxe enquanto não processo o resto.

Como polir isto?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 22:38

Só para deixar uma dica que pode ser útil quando queremos aplicar novo Mylar...
O Mylar é uma marca registada da marca Dupont, mais uma vez um produto da gama automotiva, largamente usada nas máquinas de Pinball.
O nome técnico em português é pelicula de polyester, isto pode ser útil na hora de procurar onde comprar, não é necessário mandar vir de fora, a marca Avery tem uma série de pelicula de polyester, a 3M também, há também uma marca que é a Melinex, enfim quase toda a malta da publicidade as usa e sabe onde adquirir, é só procurar numa loja preto de si... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 EmptyQua 5 maio 2010 - 22:52

Como já compraste o kit Novus, é só dares 3, 2, 1, isto claro esfregando à unha caso não tenhas máquina Very Happy , movimentos circulares e pequenas áreas de cada vez, divide virtualmente o tabuleiro em 4/6 zonas e vai avançando, assim também consegues perceber como está a ficar, começa com o 3, com uma tshirt velha, um pouco de Novus no tabuleiro, esfregar exercendo uma ligeira pressão, passas para o 2 com um novo pano e por fim o 1...
É um óptimo trabalho para um exercício matinal aos braços. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Gottlieb - Class of 1812   Gottlieb - Class of 1812 - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gottlieb - Class of 1812
Ir para o topo 
Página 3 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Oficina de reparação
» Gottlieb "Jet Spin"
» Apresentação Gottlieb_EM !
» restauro da Gottlieb Roller Disco (RollerDiscoDuino)
» 1968 Gottlieb DOMINO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Restauros e Manutenções :: Solid State (SS)-
Ir para: