FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Maquina Flippers Casa

Ir para baixo 
+3
White_Spot™
Vtec
JM5PSC
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptyQui 10 Mar 2011 - 18:47

Pois nas oficinas de automóveis não te safas com esse tipo de material, o melhor é tentares lojas de electrónica ou pelo menos locais onde façam reparações electrónicas (TV's, DVD'S, leitores CD's, etc...) esse pessoal também gasta material desse e podem indicar pelo menos onde compram.

Em Portugal tens lojas Online como: (links)

Servelec

Dimofel

Aquário

Qualquer uma destas tem material de fusíveis, diodos, transistores, ci's, etc... que são usados nas máquinas de pinball, podem não ter exactamente o mesmo mas têm o equivalente. (isto para componentes)


Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptyQui 10 Mar 2011 - 18:55

Logo dás uma vista nas fotos! E logo dás a tua opinião.
Achas que isso dos fusiveis será o problema? Deve ser outra coisa não achas?
Pois a Vila Nova de Portimão não é Portugal! Isto aqui é tamanho um campo de futebol (risos)
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptyQui 10 Mar 2011 - 18:58

Enviei um email para a Servelec a perguntar preços e se podem enviar.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptyQui 10 Mar 2011 - 19:12

Ah... assim está melhor Cool

O problema está nesse fio preto/verde que não deve ligar com o preto/vermelho, os dois preto/vermelho ligam juntos e o preto/verde com um dos fios do E.O.S. (plantilla, esta pegou Very Happy ) atenção à posição do diodo.

Se estiver correcto é só trocar esse fio preto/verde com o fio preto/vermelho do outro lado, mas para que ligues isso mesmo como deve de ser, segue este tópico e toma atenção ao lado do diodo:

Na patilha do centro da bobina - um dos fios do E.O.S. (plantilla)

Na patilha da bobina, do lado do diodo que não tem a banda - os 2 fios preto/vermelho/vermelho

Na patilha da bobina, do lado do diodo que tem a banda - o outro fio do E.O.S. (plantilla) + o fio preto/verde/verde

Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptyQui 10 Mar 2011 - 19:18

Assim não te vão responder Very Happy está tudo no site...

Fusível 5amp fusão lenta link
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptyQui 10 Mar 2011 - 19:38

Não consigo perceber o que é a banda... Isso fará diferença de ligar os dois pretos e vermelho a esquerda ou à direita não é verdade?
Do que percebi, explicando com o meu palavreado a bobine tem um fio com uma cena no meio, isso do meio é o didodo, que será o mesmo que a banda???
A frente tem tem locais para colocar os fios, eu oriento-me melhor com a direita estes fios, a esquerda estes...
Comparando com o right flipper estão do lado direito mas não sei se será igual com o left flipper.
Mais uma ve Obrigado pelas explicações e desculpa lá "o Mau jeito" (risos)
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptyQui 10 Mar 2011 - 19:44

Deixo aqui uma pequena dica para identificares os fios no manual, para futuras situações que possam surgir.

Esta página é do manual da Class of 1812 como tal as cores dos fios podem variar, mas o código é igual em todo o sistema Gottlieb, há muitas situações iguais em todas as máquinas, mas no caso dos fios dos flippers as cores variam como vamos poder ver a seguir.

Maquina Flippers Casa - Página 6 Class10

Fiz umas marcações para se perceber melhor de que fios estamos a falar.

A vermelho (ou magenta Very Happy ) está o um fio que liga na bobina do flipper esquerdo, na ponta deste fio também marcado com um círculo vermelho (ou magenta Razz ) está um numero 022.

Este número é descodificado na tabela em baixo que diz COLOR CODE, segundo a tabela é um fio preto/vermelho/vermelho (black/red/red)

Estas cores correspondem sempre às listas que estão nos fios e nada tem a ver com a cor base do fio que é branco, no caso dos fios brancos do ground que são os únicos todos brancos, vêm identificados com o numero 9.

Pegando nesta situação e comparando com a Big Hurt:

o fio 388 (laranja/cinza/cinza) é o fio preto/verde/verde que no manual deve ter o número 055.

Não olhando ao resto do esquema, pois pelo manual da Class of 1812 também se pode ver que os flippers não têm protecção independente ou seja um fusível
para cada bobina...


Este é um pequeno exemplo que pode ajudar bastante, mas para que possas tirar melhor proveito tens de conhecer também algums símbolos usados em electrónica pois só assim sabes mesmo o que procurar e como encontar Very Happy

Qualquer dúvida é só perguntar que o pessoal está cá é para ajudar, nem fazia nenhum sentido se assim não fosse Wink




Última edição por Vtec em Qui 10 Mar 2011 - 19:53, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptyQui 10 Mar 2011 - 19:49

JM5PSC escreveu:
Não consigo perceber o que é a banda... Isso fará diferença de ligar os dois pretos e vermelho a esquerda ou à direita não é verdade?

Isto é um diodo:

Maquina Flippers Casa - Página 6 Images10

A seta azul indica um traço desenhado no diodo (todos têm) neste caso o diodo é preto e o traço é cinza prata, este traço é a... banda Very Happy
Tem mais nomes, mas banda ou traço tanto faz...

E sim há problemas em ligar ao contrário...

Mas agora não me parece que isso vá acontecer Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptyQui 10 Mar 2011 - 21:22

JM5PSC, já que estás com a mão na massa, faz a montagem da bobina do flipper da forma correcta, que é com o lado das patilhas (pontos de soldadura) virado para a frente, para o lado do mecanismo (marcação na foto), nesta posição dizem os experts que a bobina sofre maiores vibrações devido ao impacto do êmbolo (plunger) no batente (coil stop) e por consequência a probabilidade de fios partidos nas soldaduras é maoir Wink

Maquina Flippers Casa - Página 6 19652411

JM5PSC escreveu:
Tenho o manual da maquina sim.
Não posso te enviar o manual? É que olho para aquilo e não percebo.

O manual é importante, embora haja outras formas de no próprio teste de diagnóstico que a máquina tem se obter quase toda a informação relativa a cablagem, drivers, switchs e se não estou em erro também fusíveis, no caso da Gottlieb (Sys3).

O que não me importava nada era de ter uma cópia, caso tenhas possibilidade de fazer uma digitalização do manual era porreiro, o material da Gottlieb é difícil de encontrar e sempre que possível guardo tudo o que encontro, Gottlieb e não só... Very Happy caso não consigas digitalizar podes enviar-me (pago os portes) que eu mesmo o faço e devolvo-te o original Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 10:58

Vtec essa explicação é importante, da bobine estar da forma correcta. Não é como eu tenho na foto? Pelo que percebi é assim.
Tenho aqui um caderninho que vou apontado dicas e nomes do material. Isso do teste do diagnostico é com a maquina ligada, botão test.
Por acaso não é dificil arranjar os manuais... Já não me lembro onde foi mas foi na net. Digitalizar não posso porque scanner foi a vida, agora se deres o teu email eu envio.
Não tenho o original, tenho em cd que posso enviar ou mandar imprimir com capa mas ai sai uns 10 euros, são 98 páginas. Não sei o que preferes dos 2 maneiras.
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 11:03

Pelo que percebi no lado direito é o fio verde e preto com branco e no lado direito são os 2 fios vermelhos e pretos. Vou ainda tentar os fusiveis em Portimão em 3 casas mas o mais certo é não terem. Na hora de almoço irei soldar novamente. Vamos lá ver se agora vai funcionar.
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 12:45

Depois de ter ido a 2 casas de electrodomésticos tive sorte em apanhar a AP Jogos aberta. Arranjaram-me o casquilho, 2 parafusos de 6 travada e 3 fusiveis, não paguei nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 13:47

Olá JM5PSC, Very Happy

JM5PSC escreveu:
Vtec essa explicação é importante, da bobine estar da forma correcta. Não é como eu tenho na foto? Pelo que percebi é assim.

Não, não é assim como está.
É virada para o lado que te marquei com uma seta azul na foto.






JM5PSC escreveu:
Pelo que percebi no lado direito é o fio verde e preto com branco e no lado direito são os 2 fios vermelhos e pretos.

Sim é o fio verde/preto com o branco de um lado e os dois vermelhos do outro.
O ser da direita ou da esquerda depende do ponto em que olhas para a bobina e como tem sido um pouco difícil o entendimento por troca de msg. Very Happy é melhor seguires a ordem em relação à banda/lista do diodo, como te deixei uns post's atrás Very Happy mas para que não reste dúvidas cá vai mais uma vez:

Na patilha do centro da bobina - um dos fios do E.O.S. (plantilla)

Na patilha da bobina, do lado do diodo que não tem a banda - os 2 fios preto/vermelho/vermelho

Na patilha da bobina, do lado do diodo que tem a banda - o outro fio do E.O.S. (plantilla) + o fio preto/verde/verde






JM5PSC escreveu:
Digitalizar não posso porque scanner foi a vida, agora se deres o teu email eu envio.
Não tenho o original, tenho em cd que posso enviar...


Pensei que tivesses o manual em papel (original), mas sendo assim se tens já em formato digital é só mesmo enviar Very Happy agradecia então se o podesses enviar para o mail que te vou enviar por pm.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 15:29

pm? o meu é jm5psc@hotmail.com
Vou então tomar atenção a foto novamente!
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 15:35

Sinceramente não tou a perceber!!! A bonibe fica do lado onde está a parte de metal? Troca-se? Não me parece que o fio chegasse ai e não é assim que está a do lado direito. Se meter a bobine para dentro então não dá para soldar. Se dizes ao alto, ou seja na vertical como está a seta e não em diagonal como está mas ai não tem furos nem sei se tinha espaço!
Ou será que dizes que é trocar o lado da bobine? se está para o lado esquerda a dolda meter do lado direito? Mas assim como enfia no metal do flipper??? Não percebi nada!!!
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 15:42

Já percebi o que disses-te.
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 17:36

Mas assim é impossivel. O fio não chega lá, tem de ser na maneira como tenho.
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 18:01

Soldei assim e coloquei o fusivel novo e não funciona. Tá muito dificil. Isto é mesmo para profissionais já vi.
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 18:29

Queimou o fusivel novamente. Já vão 2. Mas agora os fios coloquei como disses-te dai já não saber onde tá a falhar...
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 18:33

Não é duvidar de ti mas não será ao contrário? Digo, os dois fios pretos e vermelho do lado direito onde não tem banda e preto/verde com branco do lado esquerdo?
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 18:38

será que tenho de soldar por baixo? eu soldei por cima. será que isso faz alguma diferença? Penso que seja igual...
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 18:58

Verifiquei que tinha trocado a parte de ferro do flipper com o de cima e é diferenta a largura. Incrivel!!! É que a bobine também é diferente, tem a mesma designação a-25959 mas a grossura por dentro é diferente, não sei se isso é sufiente para não dar, vou experimentar a repor o mesmo ferro do flipper.
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 19:45

Já não entendo nada disto... os parafusos na batente ficam no ar e não se consegue apartar...esquisito
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 19:53

JM5PSC escreveu:
Queimou o fusivel novamente. Já vão 2. Mas agora os fios coloquei como disses-te dai já não saber onde tá a falhar...

Não é duvidar de ti mas não será ao contrário? Digo, os dois fios pretos e vermelho do lado direito onde não tem banda e preto/verde com branco do lado esquerdo?

Sim é ao contrário, mas ao contrário da maneira que ligaste não da maneira que te disse Razz mas lê lá isto mais uma vez e esqueçe o lado direito e esquerdo...

Vtec escreveu:

Na patilha do centro da bobina - um dos fios do E.O.S. (plantilla)

Na patilha da bobina, do lado do diodo que não tem a banda - os 2 fios preto/vermelho/vermelho

Na patilha da bobina, do lado do diodo que tem a banda - o outro fio do E.O.S. (plantilla) + o fio preto/verde/verde
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 EmptySex 11 Mar 2011 - 20:07

o que tem a banda vi eu... e assim fiz preto verde e EOS como tu disses-te e não funciona!
Também não sou assim tão otário
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 6 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Maquina Flippers Casa
Ir para o topo 
Página 6 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Guia de um restauro a fundo de uma maquina de flippers.
» Arcade feita em casa
» A minha maquina
» Que tipo de máquina é?
» Que máquina comprar?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: