FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Maquina Flippers Casa

Ir para baixo 
+3
White_Spot™
Vtec
JM5PSC
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 20:09

Desde já te agradeço o envio do manual, não só da Big Hurt com da Black Hole cheers

Mas... agora com o manual vou-te pôr a puxar pela cabeça Razz

Ora vê lá esta imagem tirada da página onde está a bobina em questão BOT L FLIPPER

Maquina Flippers Casa - Página 7 Figura16

A legenda das marcações é a seguinte:

A vermelho - números das cores dos fios (tabela em baixo COLOR CODE)
A Azul - diodo
A Amarelo - E.O.S. (Plantilla Very Happy )

Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 20:12

JM5PSC escreveu:
o que tem a banda vi eu... e assim fiz preto verde e EOS como tu disses-te e não funciona!

Mas não funcionar é uma coisa e queimar o fusível é outra...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 20:17

O flipper de cima está a tremer, sempre a bater, vejo que está bem soldado não vejo nada partido porque rzaão fará isto?
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 20:24

Pois de queimar o fusivel... digo o que tá a acontecer, a razão não sei.
Fogo agora o fusivel ficou preto, até rachão o vidro e já vão 3 fusiveis, daqui a pouco já não tenho fusiveis. Comparando com o de cima esse faz barulho, mesmo não funcionando e o de baixo nem isso, os fios devem estar mal...
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 20:27

e sem fusivel não funciona não é verdade? Não será possivel fazer o teste sem o fusivel para evitar estragar?
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 20:39

Pois... se soubesses a razão de certeza que isso não acontecia Very Happy

Vieste aqui pedir ajuda porque a bobina não trabalhava, o fusível estava queimado, depois de ver a foto pode-se ver que havia fios mal ligados, dei-te a ordem certa das ligações e este é o ponto de partida, daqui para a frente e tendo em conta o percurso até aqui, só pode piorar. Cool

Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 20:42

Só pode piorar??? Não percebo. Agora até a chave de 6 travada se partiu ao meio, já tou a ficar cansado. De qualquer maneira já antes te agradecia e continuo a agradecer!
Quanto é que normalmente levam pela reparação duma maquina?
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 21:07

Quando digo que só pode piorar é a nível de te dar a indicações e perceberes da forma correcta Very Happy quanto à chave 6 travada... isso já era de esperar, mas se comprares uma sextavada isso já não acontece Very Happy

Desculpa, mas foi só uma correção de um erro recorrente, diz-se sextavada e não 6 travada Cool

Os valor das reparações varia em função da avaria, mas não te sei dizer quanto ao certo, sei que por uma deslocação a casa para uma substituição de um fusível foi pedido a um membro deste fórum 150€ affraid

Mas vamos por partes...

O fusível queima assim que ligas a máquina ou só quando carregas no botão?
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 21:22

Gostava de te dizer para procurares uma placa que está na parte de baixo do playfield que é a Flipper Sensor Board, mas não sei bem como... Very Happy

A placa é pequena, tem 2 transistores e um circuito integrado... há um desenho no manual na página 30, pode ser que ajude...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 21:25

Agradeço a correcção, está a vontade com as piadas. a vida tem de ser levada a brincar e um pouco a serio. Epá um fusivel bem caro!!! Sei que meto o fusivel bom , ligo a maquina e quando desligo e vou ver já está pifado. Pelo que o homem que arranjas coisas electronica isso acontece quando algo está em curto, o que podia ser os fios mas como agora coloquei bem, o que será? E o outro de estar sempre a tremer, já apertei bem, não vejo nada partido nas soldas...o que será?
Ir para o topo Ir para baixo
Arnaldo
5 Credits
Arnaldo


Mensagens : 458
Data de inscrição : 17/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 21:29

Compara as ligações da bobina que está bem com a bobina que treme.
Ir para o topo Ir para baixo
Arnaldo
5 Credits
Arnaldo


Mensagens : 458
Data de inscrição : 17/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 21:35

Com a máquina desligada, empurra o nucleo de ferro para dentro da bobina, Os platinados que estão junto à bobina devem estar fechados (encostados) e devem abrir quando o nucleo entrar completamente dentro da bobina.
Compara esse mecanismo com o do fflipper que está bom. Se exsitir diferença, corrige.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 21:41

Sim isso é um curto sem dúvida, mas pode ser noutro lado sem ser nas ligações da bobina, se está tudo ok aí agora, vamos avançar.

Isso desse flipper estar a tremer pode ser um desajuste no E.O.S, mas voltando ao flipper que queima o fusível, já reparaste se as patilhas do E.O.S onde os fios estão soldados não estão encostadas á parte metálica que segura o condensador amarelo?

Como estão muito perto, por vezes um pequeno toque com uma ferramenta e é o suficiente para que fique a tocar no metal.


Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
White_Spot™
Top 5
White_Spot™


Mensagens : 1846
Data de inscrição : 22/01/2010
Idade : 48
Localização : São Mamede de Infesta

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySex 11 Mar 2011 - 23:30

Tal como já foi dito pelo Vtec, as ligações que andas a fazer podem estar boas e o problema estar noutro lugar.

Tens de começar primeiro por esvaziar um pouco a cabeça e depois seguir as indicações que te vão dando.

Com a máquina desligada:

Certifica-te se as patilhas do EOS e os platinados estão nas posições correctas tal como o Vtec e o Arnaldo te têm vindo a dizer. É muito simples verificar se essas partes estão bem pois tens um flipper a funcionar correctamente.

Se isso está em ordem tens de avançar um pouco mais e verificar cuidadosamente se tens os fios correctos e devidamente ligados / soldados nos seus locais.

Se nessa parte tudo também está bem ligado, nada como verificares se o díodo não está com problemas.
A existência de um díodo nesse local é para evitar que "venha para trás" alguma corrente eléctrica e queime alguma coisa. Não vou entrar em detalhes sobre como é possível vir corrente para trás pois não interessa perceberes isso para já hehe.

Um díodo assim por alto serve para evitar que a corrente passe num determinado sentido, ou seja, só permite passar do + para - e não do - para +, ou se preferires do Ânodo para o Cátodo e não do Cátodo para o Ânodo.

Maquina Flippers Casa - Página 7 Images?q=tbn:ANd9GcQkzBlyAoq25qRj_EIvPpLjfSSEwMEUKrzybl7DSxcGtLLpIG4qMaquina Flippers Casa - Página 7 Images?q=tbn:ANd9GcRqvh61cRp4n-uGg8bfF0hk4T2e29W_DPcpiQ1qcsSFKyD213aNugMaquina Flippers Casa - Página 7 Diodo

Tens neste link dicas de como poderes verificar se o díodo está bom.

Se tudo até agora estiver correcto o problema poderá ser mais complexo e ou, mais difícil de se encontrar. O problema pode estar na placa de drivers ou algures pelo caminho.

Aconselho-te a verificar tudo o que te disse (e já te foi dito anteriormente) e nos confirmes se conseguiste confirmar com certeza absoluta que tudo está correcto.

Assim que nos disseres isso tentaremos avançar um pouco mais na despistagem da causa do problema. Lembra-te que tens um flipper funcional e como tal podes comparar com ele os "dados" que obtiveres no flipper que não funciona. Isso facilita-te a vida e muito. Vai com calma e foca-te nisto e esquece o outro flipper que treme ou lá o que é. Um problema de cada vez.

Tens de ir com calma já que tens dificuldades em nos perceber e sobretudo em te fazeres perceber Wink.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.whitespot-chronicles.com/
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 11:59

A bobine que treme noto solta a peça que tem os 2 parafusos da sextavada. está bem apertada na vertical não tem folga mas bem apertada nunca fica o flipper bem encostado no playfield. POrque será?
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:02

Arnaldo como posso corrigir isso? O problema não é dos platinados, ao que me parece é desse mecanismo que fica solta embora bem apertado. O flipper de baixo que não funciona noto esse mecanismo pero.
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:10

Vtec tenho muita dificuldade em te acompanhar...
"patilhas do E.O.S onde os fios estão soldados não estão encostadas á parte metálica que segura o condensador amarelo"...O condensador parece-me o "dinamite" (risos), suponho que era a solda tocar nessa parte metalica que suporta isso. se assim for não. isso tinha se ser um monte de solda!!! se for a parte E.O.S. de onde sai os 2 fios não toca com nada. Agora que noto qye os platinados estão um pouco tortos e tem na ponta uma coisa em plastico que o outro não tem mas não deve ser por ai
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:17

White Spot eu vou tentando seguir o que o pessoal diz... e AGRADEÇO IMENSO! o que é que eu sou básico, a força é tudo o que tenho.e ignorância (risos). A mim parece-me correcto embora eu não seja a melhor pessoa para o dizer, talvez vocês pelas fotos... O que noto é o plumper ou como se diz o ferro está pero, não desliza bem, o condensador e platinados é diferente do outro lado do flipper mas isso não ser relevante. Pelo que o Vtec disse os fios agora estão bem. Parece-me igual ao do outro lado. Não adianta mesmo (risos) Isso do diodo... Vou tentar verificar o diodo, ver se consigo...
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:24

Já verifiquei o diodo...os valores alteram tanto dá mais de 1000 como 700, 143... mas fica sempre depois em 002. Não sei o que isso significa?
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:28

medi só num sentido, fio preto no cathode e fio vermelho no anode. Ao contrário os fios dá valores como 145 e vai até 002 por ai...
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:33

Não percebi o que é circuito infinito?
Tive a ver o manual e diz para não mexer no wide beam, platilhas, bem eu nisso mexi porque está torto... sensor board não consegui descobrir..
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:39

Na parte de baixo do playfield é na parte onde estão as bobines e isso tudo ou na parte de baixo, dentro da maquina. Eu lembrei-me de uma coisa que acho importante e deve estar relacionado com o problema. No inicio quando trouxe a maquina os 2 flippers que não está bem por breves segundos ainda funcionou um bem e depois alternado o outro, dai achar que deve ser algo do lado esquerdo dos flippers que provoca isto, digo eu...
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 12:53

Placa de drivers supondo que é na parte de cima onde está o desenho... mas isso já deve ser muito para eu tar a mexer. Os transistors deve ser nessa parte porque em baixo não vejo nada, supondo que os transitors têm 3 pernas (risos)
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptySáb 12 Mar 2011 - 21:29

Olá JM5PSC, Very Happy

Os flippers da Gottlieb são um sistema simples não tem nada a ver com fliptronics e etc, logo não há nenhum tipo de transistor nem algo semelhante. Esse curto-circuito pode estar algures na cablagem (pouco provável) ou em algum ponto onde possa haver mais contactos para além dos normais daí ter falado no E.O.S encostado no metal. Verifica tudo muito bem em redor dos flippers, cablagem e etc. há uma peça que se chama "relé" que é o que activa e desactiva os flippers, este relé está em baixo no fundo da máquina geralmente do lado direito, tem um plástico a cobrir e é 1 de 3, é o relé Q.

O relé é uma bobina pequena com uma peça de plástico branco aí deves encontras dois switchs de lamina, verifica se está tudo ok com esses switchs ou se por acaso não está um fora do sítio ou a tocar em algum lado.

Há uma placa que é a tal Sensor Board que não tem nada a ver com o funcionamento dos flippers, serve para enviar ao CPU a indicação de que o flipper foi activado, somente isto e mais nada, sem esta placa os flippers funcionam e o jogo corre, só é necessário na hora de usar os menus da máquina que são mudados através dos botões do flippers e é aí que entra esta placa.

Não entrando em campos técnicos, nesta placa liga um dos fios de cada flipper no caso do flipper em questão é o fio preto/vermelho/vermelho, a tensão vem de outro lado, logo se houver algum problema nesta placa poderá estar a causar um curto-circuito nessa bobina.

Estava a ver uma forma de usares o multímetro para a detecção do problema, mas talvez seja melhor sacrificares mais um fusível.

A sugestão seria desligares essa placa e ligares a máquina com um novo fusível...

Estive a ver se conseguia identificar a placa numa das tuas fotos e parece-me ser esta:


Maquina Flippers Casa - Página 7 18018510


Mas verifica antes o relé primeiro
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Arnaldo
5 Credits
Arnaldo


Mensagens : 458
Data de inscrição : 17/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 EmptyDom 13 Mar 2011 - 1:11

Lê o link que envio. Está em português, e embora a numenclatura de algumas peças seja diferente da que usamos cá, fica perfeitamente explicado o funcionamento das bobines de flipper.
http://www.tabalabs.com.br/pinball/dicas_tecnicas/flipper.htm

Outra imagem que vai dar uma ideia como funcionam os flippers e as bobinas. Este modelo ape«resentado na imagem não é totalmente válido para todos os flippers, mas pelo menos dá uma ideia como funcionam.
Maquina Flippers Casa - Página 7 Eos_flipper


Última edição por White_Spot™ em Dom 13 Mar 2011 - 23:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Alterar link para aparecer imagem.)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 7 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Maquina Flippers Casa
Ir para o topo 
Página 7 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Guia de um restauro a fundo de uma maquina de flippers.
» Arcade feita em casa
» A minha maquina
» Que tipo de máquina é?
» Que máquina comprar?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: