FlipperWorld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
O fórum mudou para um novo local.
Não deixe de continuar a participar e nos visitar em FlipperWorld.org.
Como o fórum mudou para um novo local este apenas se encontra aberto para efeitos de referência.
Apenas conseguem consultar o mesmo e nada mais, como tal deverão seguir o novo fórum.

 

 Maquina Flippers Casa

Ir para baixo 
+3
White_Spot™
Vtec
JM5PSC
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyTer 18 Jan 2011 - 20:15

exacto, pois a maquina noutro local trabalhou e no transporte que não chega a 1km houve este problema. O que é que com o botão para fora o interrepetor debaixo da maquina não acende. POrque será?
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyTer 18 Jan 2011 - 20:27

Então até pode ser que o problema esteja aí Very Happy

Vamos ver, não tenho o manual da Big Hurt mas estou a guiar-me por outro manual do Sys3 que nesta parte é igual ou deveria ser, podes confirmar a cor desses 4 fios que ligam no botão?

1 fio violeta / azul / azul
1 fio violeta / violeta / violeta
1 fio violeta / amarelo / amarelo
1 fio violeta / verde / verde
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyTer 18 Jan 2011 - 20:32

O manual está na net no site salvo erro www.ipdb.org
Finalmente temos avanço mas...
Com o botão para fora realmente eu estava enganado o interrepetor debaixo da
maquina, fica com as luzes todas acesas. Só há 2 questões quando vou desligar em baixo e volta a ligar o interrepetor de baixo o quadro dispara mas desta vez só para a zona onde tenho a maquina, a outra parte da casa fica com luz.
E onde marca os creditos? para jogar?
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyTer 18 Jan 2011 - 20:38

cheers estamos a entrar em sintonia Very Happy

Quando a máquina voltar a ligar, sem que o quadro vá abaixo, deixa estar ligada para ver se se mantém ligada e por quanto tempo, joga até mesmo uns jogos enquanto esperas e se te deixar Very Happy

Esqueçe todos os outros botões...
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyTer 18 Jan 2011 - 20:49

Ela aguenta ligada, não há problema. Ainda não descobri é como jogar. Onde
marcar os creditos?
Agora só vai abaixo no ligar e desligar. Como fazer para que não aconteça?
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyTer 18 Jan 2011 - 21:33

já fui onde está o botão de test mas lá fala do "credit buttom" onde é que está isso?
não consegui meter nem em free play nem com moedas. não existe nehum botom para sair dos testes sem desligar a maquina? deve haver. estou a utilizar o left and right para escolha o botão test para passar e deve faltar outro botão ou algo.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyTer 18 Jan 2011 - 21:38

JM5PSC escreveu:
Ela aguenta ligada, não há problema. Ainda não descobri é como jogar. Onde
marcar os creditos?
Agora só vai abaixo no ligar e desligar. Como fazer para que não aconteça?


Hummm scratch continuo a achar que é um problema de falta de potência no circuito no momento do arranque, mas isso teria de ser visto ao pormenor, factores como a secção do fio onde a máquina está ligada, a distância da instalação, o próprio fio da máquina, influenciam ou eventualmente algum componente dos que já mencionei que esteja a ficar avariado, penso que talvez se ao desligares não a ligares de imediato isso não deva acontecer, espera uns minutos (10) antes de a voltares a ligar. Verifica com a máquina ligada se notas aquecimento no cabo de alimentação da máquina o que está ligado à tomada.



Última edição por Vtec em Ter 18 Jan 2011 - 22:02, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyTer 18 Jan 2011 - 21:42

O Credit button é o que fica aceso (quando há creditos) o que está do lado esquerdo da porta, só funciona quando tem créditos, mas é esse que confirma as escolhas no menu.

Para sair do menu sem desligar a máquina, tem de "fazer" slam tilt, é um pequeno switch que está na porta, ao lado dos moedeiros, que faz tilt em caso de se dar uma valente porrada na porta, quando estás no menu para sair "aperta" esse switch.



Última edição por Vtec em Ter 18 Jan 2011 - 21:48, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyTer 18 Jan 2011 - 21:47

Para activares o Free Play, o selector tem de estar na posição Tournament Mode e depois alterar no menu para Free Play.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQua 19 Jan 2011 - 12:00

No ligar e desligar por vezes vai abaixo ainda.
Mas agora verifiquei que 2 dos flippers estão mal. Um não se mexe e o outro
está sempre a "bater" para trás e para a frente. Como se repara isto?
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQua 19 Jan 2011 - 19:16

Olá Miguel Very Happy

Por uma questão de exclusão de possíveis problemas, no teu caso perdia um tempo a rever a instalação, a ficha da máquina se não for blindada verifica se está tudo bem apertado (fios), a tomada da parede verifica também se está tudo bem apertado (fios) e no quadro eléctrico como o pessoal da EDP não mexe além do aparelho deles verifica todos os apertos dos fios nos disjuntores se o electricista não o fez Very Happy

Deduzo que para além do disjuntor da EDP tenhas mais disjuntores parciais para os circuitos tanto de iluminação como de tomadas, consegues ver de quantos amperes é o que está a proteger o circuito onde a máquina está ligada?

Isso dos flippers... se até aqui foi o que foi, agora vai ser pior ainda lol!

Começa por ver os fusíveis, o sintoma do flipper a saltitar tipo G3 Very Happy geralmente é um fusível queimado, também pode ser o End of Stroke que é o switch que fica no chassis do flipper e que é accionado quando o flipper está em cima. Levantas o playfield e vais ver o mecanismo do flipper, ao mover o flipper com a mão vais ver que quando chega ao fim (flipper levantado) acciona um switch, esse é o End of Stroke, penso que na Gottlieb é normalmente fechado.

Mas começa pelos fusíveis, que estão igualmente debaixo do playfield.
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQua 19 Jan 2011 - 20:41

A ficha é blindada. A tomada da parede está ok. Já tive lá ligado ao mesmo tempo 6 coisas e tudo funciona bem. Nos disjuntores só pessoal da EDP mexe nisso! Nem o electricista lá pode mexer. MAs está de certeza ok. Onde a maquina está ligada são 10 amperes. No geral são 15 amperes. Tenho um disjuntor que divide a casa em 3 partes, 3 botoes redondos e outros em baixo, caixa preta antiga com 40 anos. Em baixo colocaram agora outro disjuntor não diferencial, com apenas uma patilha, serve como segurança.
Isso da parte mais tecnica não percebo patavina! Um deles já funciona mas o outro que fazia aquele tremer agora tá morto. Já fui ao vendedor mas ele em bom português "desenrasca-te". Acerca de a maquina disparar o disjuntor ele aconselhor a ter um aparelho que já me esqueceu o nome, que servia para as tv a preto e branco, que faz a corente estabilizar e assim já não disparava o disjuntor? Será que é verdade?
Vou tentar procurar na net encontrar informação disso do fliper e depois logo comento.
Ele aconselhou-me a limar as patilhas e tirar a parte do flipper ou batente, não sei o nome.
Aquilo poderá estar mal apertado? Fazer mau contacto? Não sei.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQua 19 Jan 2011 - 21:52

Pois, assim fica mesmo complicado, a explicação que te dei é o suficiente para tirares algumas dúvidas e avançar um pouco na resolução do problema dos flippers, mas... Smile

Quanto à parte do quadro... vamos ver, a EDP mete um contador e depois um aparelho de protecção, pode ser diferencial ou não, o trabalho deles acaba aqui, não mexem para além disto.

Depois deves ter então o dito "quadro" que deve ser esse que dizes ter os "3 botões redondos" bem antigos por sinal, aqui eles (EDP) não mexem, terá de ser um electricista a mexer.

Agora que me dizes que tens um disjuntor de 10A para um circuito de tomadas e que é onde está ligada a máquina, fico quase que 100% convencido que o problema está aí... por norma e mesmo que antigo, nas tomadas são 16A e na iluminação 10A.

O facto de teres tido ligado muitas coisas e tudo funcionar bem não quer dizer absolutamente nada, tudo tem a ver com o consumo dos aparelhos que estão ligados, as máquinas de flippers no arranque "puxam" bem, e é precisamente o arranque que te está a causar o problema, depois do arranque funciona bem...

Aconselhava-te a alterar esse disjuntor parcial para 16A, talvez tenhas dificuldade em encontrar igual, independentemente de teres este problema agora por causa da máquina, o aconselhável para um circuito de tomadas é 16A e também fio de secção 2,5mm.

Mas isto é só um conselho, embora me deixe quase a certeza de estar aí o problema, desde que confirmas-te ontem que os fusíveis primários estão bons e com as medidas correctas, poucas dúvidas restam mais Smile

Voltando aos flippers, como já te disse a explicação que te dei anteriormente já é algo para ir avançando para pelo menos um diagnóstico mais detalhado, mas claro que tudo tem o seu Q, para que possas resolver este problema e outros que certamente te vão surgir tens de perceber o mínimo dos minímos de electricidade/electrónica, tão minímo como saber usar um multímetro por exemplo Very Happy não me leves a mal e até estou a falar (escrever) sem saber, mas se este é o teu caso, o melhor é não mexer, pois pode piorar e depois é a doer Very Happy

Se a pessoa que te vendeu a máquina não te dá uma ajudinha, pelo menos para te explicar o básico, tenta saber se na tua zona há mais alguém que faça esse tipo de trabalho.

Já agora de onde és???
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Arnaldo
5 Credits
Arnaldo


Mensagens : 458
Data de inscrição : 17/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQua 19 Jan 2011 - 23:26

Olá JMSPSC

As máquinas flipper têm normalmente um interruptor de corrente electrica, no lado direito da máquina, dentro de uma caixa metálica. Esse interruptor é acionado pelo exterior, por baixo da máquina, junto á perna direita da mesma.
Este é o interruptor usado para ligar e desligar a máquina.

Existem ainda um ou dois interruptores, de pressão, que são acionados ao fechar a porta e normalmente cortam (desligam) a alimentação das bobinas da máquina ao abrir a porta. Nalguns modelos da Gottlieb, pode também desligar a alimentação das placas da máquina, o que faz com que a placa mãe não processe e não acenda as lampadas nem o display.
Estes interruptores são do tipo indicado na foto que o WS colocou e pode ver-se na foto no canto superior direito (retangulo branco com um pino exterior de pressão).

Presumo que seja este o caso, já que diz que se pressionar com o dedo, a máquina liga.
Se for isso, basta fechar a porta que o interruptor fecha e já liga a máquina.
Esses interruptores têm geralmente 3 posições de trabalho. A posição de desligado(no meio), e duas posições de ligado.
As posições de ligado funcionam pressionando o pino para dentro, ou puxando por o pino totalmente para fora.
Se quiser funcionar com a porta aberta, deve puxar pelo pino para fora.
Experimente isso com a máquina desligada da corrente, retirando a ficha da tomada.
Verifique se esse interruptor tem 3 posições, uma intermédia, outra se pressionar o botão e uma terceira se puxar o botão.
Se for este o caso, puxe o botão para fora e depois ligue a ficha à tomada. Se a máquina ainda não ligar, ligue o interuptor exterior, por baivo da máquina, junto à perna direita da frente da máquina.

Em relação ao dijuntor: É normal que ao ligar uma máquina flipper, o dijuntor dispare (desarme), principalmente em locais com ligações eléctricas antigas. Isso não é sintoma de avaria. Se isso acontecer, arme novamente o dijuntor.

Pelo que percebi, a sua instalação electrica (contador) é trifásica e tem uma potência contratada de 10 kw (9,6 provavelmente). Isso é mais que suficiente para o consumo da máquina, do frigorifico e demais electrodomésticos.

Compreendo que a explicação que estou a dar, não seja facilmente compreensivel para alguém que não esteja habituado a lidar com estas questões, por isso, caso não solucione o problema com esta ajuda, envie-me uma mensagem privada com o seu nº de telefone ou telemovel, que eu tentarei explicar melhor por esse meio.
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 0:23

Na Gottlieb Sys 3 o botão que tantas vezes já aqui foi falado, não desliga a alimentação às bobinas como é o caso da Williams e Data East e também não desliga a alimentação às placas como é o caso de todas em geral, este botão de 3 posições corta mesmo a alimentação 220v da máquina e está montado antes do botão da parte de baixo para precisamente desligar a máquina quando se abre a porta, como já fui "mordido" por um lol! sei que estão lá 220v. Também se pode ver aqui no esquema

Maquina Flippers Casa - Página 2 Gtb10

O quadro... a potência contratada é mais que suficiente para a casa toda isso é certo, mas a potência contratada é uma coisa e os equipamentos de protecção são outra... de que adianta se por exemplo tivermos 41,4Kva com um diferencial de 25amp e depois formos ligar um aspirador num circuito que tenha um disjuntor de 6amp que geralmente é o que equipa a iluminação de emergência...

Dei este exemplo porque um aspirador normal 1600/1800W não é suposto desarmar um disjuntor de 10A, mas uma máquina de pinball já não sei... Cool
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 12:25

Mas amigo experimentei anteriormente na tomada que tem os 16 amperes e aconteceu o mesmo. O quadro electrico entendo como 3 partes: o Contador, o disjuntor e o disjuntor não diferencial. Mas isso do contador não é possivel alterar! Como expliquei antes o predio tem 40 anos e nenhum electricista vai assinar o termo de responsabilidade, mesmo que o fizesse terei de vir uma empresa vistoriar e só por fim a EDP é que viria a casa alterar. E já me garantiram que a cabelagem do todo o predio teria de ser substituida e a casa não é minha. Não levo a mal antes pelo contrário, agradeço imenso e é verdade que nem sei o que é um multimetro, o que vou apanhado vou aprendendo. Sou de Portimão e já pedi ajuda ao vendedor mas ele não adiantou nada de especial, "desenrasca-te". Realmente há aqui 2 pessoas que talvez podessem ajudar mas teria de pagar o serviço, a APJogos por exemplo mas se calhar não era barato.
Arnaldo pois a explicação que dá é verdadeira, em relação a ir abaixo por vezes quando se liga nas minhas condições. Dai me terem aconselhado um estabilizador, não sei se resolve o problema? É trifasica sim e tem um pouco mais 10, qualquer coisa volts. Eu já consego ligar a maquina. O problema agora é esse de por vezes se desligar ao ligar e até ao desligar. E em relacção aos flippers tenho um que não está bom, primeiro tinha o "tremer" e agora não funciona nada.
Se me poderem dar opinião acerca do estabilizador?
E no entanto vou tentar procurar informação na net sobre como reparar o flipper.
Muito Obrigado a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Arnaldo
5 Credits
Arnaldo


Mensagens : 458
Data de inscrição : 17/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 16:49

O estabilizador de corrente não terá grande utilidade no caso, a não ser que fosse um estabilizador de grande potência, e portanto muito caro.

Para resolver a questão de disparar o dijuntor no arranque ou no desligar da máquina, existe um procedimento que pode ser feito e que quase de certeza resolverá o problema.
Dentro da caixa metálica que existe no lado direito da máquina, existe um componente que se chama "varistor". É facilmente identificado por ter o feitio de uma pastilha com duas patas. Se abrir a caixa e cortar uma das patas, o varistor deixa de funcionar e o problema deve ficar resolvido.
Esta operação deve ser feita com a máquina DESLIGADA DA CORRENTE ELÉCTRICA, ou seja, com a ficha desligada da tomada.

O varistor serve unicamente para proteção em caso de sobregarga da tensão electrica e não é de extraordinária importãncia em Portugal, onde a tensão é bastante estável e nunca ultrapassa os 230 Volts. Por isso pode ser eliminado sem grande prejuizo.

Em relação ao "tremer" do flipper, isso deve estar a acontecer por um dos tês fios que ligam à bobine do flipper , estar desligado ou dessoldado. Pode também acontecer que um dos enrolamentos da bobine esteja partido.

Quanto ao flipper deixar de funcionar: verifique os contactos do botão, e os contactos que está junto à bobine (platinados)
1- No caso do contacto do botão, ele deve estar aberto e só fechar ao pressionar o botão.
2- Nos contactos que estão junto À bobine, estes devem estar fechados e abrir quando a bobine atraca (entra em funcionamento). É importante que verifique que estes contactos abram quando a bobine funciona, porque senão a bobine queima por aquecimento. Esta operação pode ser feita com a máquina desligada e empurrando o mecanismo manualmente.
3- Se a avaria não for devido aos contactos, verifique o fusivel da bobine do flipper.

Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 17:50

OK, só me resta desejar boa sorte e quando tiveres novidades conta aqui à malta Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 18:26

Já tentei colocar fotos por aqui mas não consegui.
Irá estar possivel hoje à noite ou amanhã no facebook em Carlos Duarte. (Carlos Bada).
Quanto a isso do tremer agora já não mexe sequer. A soldaduras estão bem. Quanto à bobine poderá ser dai, pois já não tem papel, está rasgado e vê-se os fios. Será que é isso?
Se for o caso terá de levar uma bobine nova? Sei que há uma casa em Espanha que vende isso mas esqueci-me do nome, sei que começa por CY...
Manualmente anda. A bobine não vejo queimada mas não sei.
E onde está o fusivel da bobine? é que eu sou mais do que básico nisto! Como se experimenta? Com as fotos seria mais facil certamente.
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 18:41

http://www.pinrepair.com/sys3/index.htm
Neste url está fotos de maquina parecida com a minha. A foto antes do 1h mostra o flipper do lado esquerdo! O mecanismo é de certo igual. Embora na parte de baixo da peça do lado direito, a qual tem um tou avermelhado-castanho, eu tenho ainda uma especie de ferrinho em U, deve ser para apertar o mecanismo, pois numa posição encrava o flipper, isto é não deixe mexer e noutra faz funcionar mais ou menos bem. Isto porque noto ai alguma folga, parece que algo não está bem apertado. Tentei tirar isso para fora mas não consegui, de cima tirei o parafuso e parte do flipper e em baixo a parte do lado direito que tem 2 parafusos, depois não sei como continuo... A parte dos platinados faz contacto mas comparando com as outras 2 noto que não se mexe tanto para cima.
Ir para o topo Ir para baixo
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 18:45

A caixa onde está o varistor é onde se encontra o transformador? Não a encontro!
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 19:46

No caso de teres saltado algo do que já aqui foi escrito, cá vai novamente Very Happy

Vtec escreveu:
- Os 220v ligam directamente num filtro de linha (dentro da caixa de metal) e tem um fusível de protecção que será o F1.

- Sai do filtro de linha para o interruptor da porta que faz o corte ao ser aberta a porta e pode ter ainda uma tomada de serviço que tem sempre corrente independentemente da máquina estar a funcionar ou não.

- Sai do interruptor da porta para o interruptor da máquina (parte de baixo) com um segundo fusível de protecção que será o F2, pode também ter uma segunda tomada de serviço que só terá corrente se a máquina estiver a funcionar.

- Sai do interruptor da máquina para o transformador.

A única "peça" aqui capaz de causar esse tipo de problema que supostamente te está a acontecer será o filtro de linha, daqui para a frente à partida algum problema que haja já serão os próprios meios de protecção (fusíveis) inseridos nos vários circuitos da máquina que fazem a sua função de protecção.


Vtec escreveu:
...sem querer estar a complicar mais a coisa, deixei a ideia do filtro de linha porque assim que o eléctrico o visse ia ver (caso esteja montado) um varistor que é uma pequena peça em forma de botão que fica ligado em paralelo na entrada e que serve para proteger o equipamento de "picos" de tensão, o próprio filtro de linha também tem varistores.


Vtec escreveu:
Nessa caixa que tem a tomada com os 2 porta fúsiveis pretos é que está toda a tralha e as ligações que falei...


Vtec escreveu:
Começa por ver os fusíveis, o sintoma do flipper a saltitar tipo G3 geralmente é um fusível queimado, também pode ser o End of Stroke que é o switch que fica no chassis do flipper e que é accionado quando o flipper está em cima. Levantas o playfield e vais ver o mecanismo do flipper, ao mover o flipper com a mão vais ver que quando chega ao fim (flipper levantado) acciona um switch, esse é o End of Stroke, penso que na Gottlieb é normalmente fechado.

Mas começa pelos fusíveis, que estão igualmente debaixo do playfield.

Seria bom arranjares um multímetro e procurares alguma informação na net de como o usar, pois é um aparelho obrigatório para qualquer um que se queira aventurar/iniciar neste hobby ou simplesmente ter uma máquina de flippers para fazer uns jogos de vez em quando, manter uma máquina de flippers em condições requer dedicação e paciência, hoje está a trabalhar e amanhã já está alguma coisa com problemas, diria mesmo que fazer uns 30 jogos sem que nada aconteça já é bom Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
JM5PSC
5 Credits



Mensagens : 136
Data de inscrição : 14/01/2011

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 19:48

Isso não é pessimismo? Bolas
Ir para o topo Ir para baixo
Vtec
Top 5
Vtec


Mensagens : 1389
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 48
Localização : Lx

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 19:51

O quê??? A parte de ter de se andar sempre em "cima" da máquina Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://flipperworld.forumeiros.com
Arnaldo
5 Credits
Arnaldo


Mensagens : 458
Data de inscrição : 17/01/2010
Localização : Vila Nova de Gaia

Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 EmptyQui 20 Jan 2011 - 21:36

Se empurrar manualmente o tubo de ferro para dentro da bobine, até ao fim do curso, verificará que existe uma parte haste metalica que vai bater nas laminas dos platinados. Como disse no post anterior, estes platinados devem estar encostados e quando o "ferro" entra dentro da bobina, a haste deve desencosta-los (abrir um espaço entre os platinados em que estes não se encostem um ao outro). Ao largar o "ferro" (nucleo), os platinados devem encostar novamente. Se quiser fazer um teste, para ver se o problema é dos platinados, pegue num objecto metálico (uma chave de fendas por exemplo) e encoste aos dois platinados e carregue no botão que aciona a bobina. Isto, logicamente com a máquina em funcionamento e em jogo. Se a bobina se mexer, indica que o problema está na afinação dos platinados. Se não se mexer, o problema não é daí.
Os fusiveis das bobinas de flepper, desse modelo, creio que estão junto aos flippers, mas não tenho a certeza.

A bobina não ter o papel que a devia envolver, não é importante e não faz falta. Não é por isso que o flipper não funciona.

Em relação a outra sua questão em que "não se mexem tanto para cima" não percebi o que queria dizer. Se for que o flipper o "ferro" (nucleo) não sobe tanto dentro da bobina quanto os outros, isso pode querer dizer que o casquilho da bobina aqueceu e queimou.
Se por outro lado quiser dizer com isso que os platinados não abrem tanto como os outros, isso não tem importância. O importante nos platinados é que façam bom contacto e que quando têm que abrir, realmente se separem (bastam 2 0u 3 milimetros de abertura)

Quanto ao problema do desligar o dijuntor, faça o que lhe disse: abra a caixa metálica e corte uma das patas do varistor( a tal "pastilha" com duas patas). Isso deve resolver essa questão.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina Flippers Casa   Maquina Flippers Casa - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Maquina Flippers Casa
Ir para o topo 
Página 2 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Guia de um restauro a fundo de uma maquina de flippers.
» Arcade feita em casa
» A minha maquina
» Que tipo de máquina é?
» Que máquina comprar?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FlipperWorld :: Pinball :: Ajuda técnica-
Ir para: